Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira

BuracOs NegrOs

Introdução | Curso | Trabalhos | Links

Pouco tempo depois de Albert Einstein ter publicado a Teoria da Relatividade Geral (1915), Karl Schwarzschild chegou, baseando-se na mesma, à solução para o campo gravítico em torno de uma massa esférica. Este resultado permitia descrever o campo em torno de estrelas como o Sol ou ainda em torno de estrelas mais compactas como as anãs brancas e as estrelas de neutrões em relação às quais os efeitos relativistas são mais relevantes. O que não ficou imediatamente evidente é que essa solução comportava também a descrição de um objecto bem mais exótico: o buraco negro.

Os buracos negros são objectos previstos pela Teoria da Relatividade Geral. No entanto, eram objectos de tal forma fora do comum que, na falta de qualquer evidência da sua existência, o seu estudo não foi muito motivador ao longo de muitos anos. Apenas a descoberta de outros objectos exóticos como os quasares (1963) e as estrelas de neutrões (1967) veio reavivar o entusiasmo e o interesse pelo estudo dos buracos negros.

Desde então têm sido identificados vários candidatos a buraco negro. Em termos de massa estes vão desde os estelares (1 a 100 massas solares) aos supermassivos (massas superiores a 1 000 000 de massas solares).

No plano teórico conseguiram-se nas últimas décadas grandes desenvolvimnetos sobre as propriedades dos buracos negros e sobre a interação dos mesmos com o meio envolvente. Um dos resultados teóricos mais fascinantes aponta para a emissão de radiação por buracos negros - Radiação de Hawking.

Os buracos negros são previstos também por outras teorias para além da Teoria da Relatividade Geral. É o caso, por exemplo, da teoria de Kaluza-Klein, Brans-Dicke ou das cordas.

Nesta página pode encontrar um curso sobre buracos negros para principiantes (com conhecimentos básicos de Matemática, Física e Astronomia) totalmente escrito em português. Pode encontrar aqui também alguns trabalhos sobre buracos negros desde palestras e cursos dedicados ao público em geral a trabalhos de caracter científico. Existem também alguns links para sites exteriores sobre buracos negros ou para páginas pessoais de pessoas que trabalham com buracos negros.

Laurindo Sobrinho