UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Oposição de Marte - 2003


A Terra no seu movimento em torno do Sol acaba por ''apanhar'' Marte a cada 780 dias. Nessa altura Marte a Terra e o Sol ficam alinhados. Dizemos então que Marte está em oposição. Nesta situação a distância entre nós (Terra) e Marte é mínima. Como as órbitas de Marte e da Terra em torno do Sol são elípticas essa distância mínima não é sempre a mesma em todas as oposições de Marte.


Marte (NASA-http://www.gsfc.nasa.gov)

 

No dia 27 de Agosto Marte estará em oposição. Desta vez  apenas a 55.76 milhões de km da Terra o que corresponde à maior aproximação entre os dois planetas nos últimos 70 000 anos. Esta distância é inferior em cerca de 3 milhões de km em relação à verificada na oposição de 1988. Apenas em 2287 Marte estará mais próximo do que em 2003. O recorde para este milénio será batido em 2729 onde a distância de aproximação entre Marte e a Terra será de 55.65 milhões de km

 

O planeta Marte é perfeitamente visível a olho nu. Pode ser identificado como uma das fontes luminosas mais intensas no céu nocturno (magnitude aparente próxima de -2.9). Pode ser visto a subir o horizonte de desde o lado Nascente pouco antes da meia-noite. Dada a sua proximidade poderá ser observável o seu tom avermelhado que lhe confere o nome de Planeta Vermelho!


Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira - 2003