UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Observação do mês

Nº 19 - Julho 2003


VULPECULA

É uma constelação relativamente pequena, situada junto da constelação de Cisne (Observação do Mês nº8 - Agosto 2002). Podemos identificar Vulpecula (Raposa) a partir da estrela Albireo (beta Cyg).

alfa-Vul é uma gigante vermelha cuja magnitude aparente ronda os 4.4 sendo, portanto, perfeitamente visível a olho nu. A observação cuidadosa com binóculos permite identificar uma estrela vizinha de magnitude 6. As duas estrelas não estão relacionadas pelo que este é um binário apenas aparente.

Collinder 399 - é um pequeno enxame de estrelas situado junto da fronteira com a constelação da Flecha. É composto por cerca de 40 estrelas tendo a mais brilhante magnitude 5.2. O conjunto apresenta uma magnitude de 3.6 sendo perfeitamente visível a olho nu. As suas dimensões fazem com que seja um bom objecto para a observação binocular. Seis das estrelas mais brilhantes estão alinhadas e outras quatro formam uma espécie de gancho. 

M27 (NGC 6853) é uma nebulosa planetária cuja magnitude aparente é de 7.3. As nebulosas planetárias formam-se quando uma estrela (de massa inicial entre uma e 8 massas solares) na fase terminal da sua vida, expele alguma matéria para o exterior. As partes mais centrais da estrela colapsam dando origem a uma estrela compacta designada por anã branca. No caso de M27 a anã branca tem magnitude 14 pelo que não é observável com pequenos telescópios. A observação desta nebulosa com pequenos ampliações deve revelar uma pequena mancha alongada. Existem outras nebulosas planetárias acessíveis a pequenas ampliações como por exemplo M57 (Observação do Mês nº7 - Julho 2002 ). No entanto M27 destaca-se por pelas suas dimensões (apesar de estar a cerca de 1000 anos luz).


Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira - 2003