UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA

Apresentado na exposição "Astronomia: Olhar o Universo" organizada pela Dir. Reg. de Juventude durante a VI Semana da Astronomia

The Astrophysical Journal (ApJ)

Trata-se de um dos principais jornais dedicado à publicação de desenvolvimentos, descobertas e teorias na área da Astronomia e Astrofísica. Assim, podemos encontrar no ApJ importantes trabalhos sobre quasares, pulsares, estrelas de neutrões, buracos negros, astrofísica solar e estelar. O ApJ foi fundado em 1895 pelo que muitas das descobertas feitas na Astronomia do século 20 estão relatadas nas suas páginas. A partir de 1953 começou a ser publicado um suplemento ao ApJ (The Astrophysical Journal Supplement Series - ApJS) onde se podem encontrar artigos mais extensos a servir de suporte ao material publicado no ApJ. Este suplemento inclui actualmente alguns dos artigos mais citados na área da Astronomia e Astrofísica.
No dia 26 de Maio de 2006 foi publicado o ApJ nº 643 e a 4 de Maio de 2006 o ApJS nº 164. Na Biblioteca do Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira temos praticamente a colecção completa do ApJ desde o numero 129 de 1959 até ao presente e do ApJS desde o numero 120 de 1999 até ao presente.