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Formação Contínua : Nós e o Universo |
Responsável pela ação de formação: Professor Doutor José Laurindo de Góis Nóbrega Sobrinho
Formador: Mestre Angelino Sabino da Silva Lira Gonçalves
Novidades / atualizações |
Sumários |
Aula | Data | Hora | Sala | Sumário |
1 | 15 fevereiro 2014 | 09h00 | 19 |
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2 | 22 fevereiro 2014 | 09h00 | 19 |
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3 | 01 março 2014 | 09h00 | 19 |
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4 | 08 março 2014 | 09h00 | 19 |
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Documentos / Material de apoio |
Módulo 1:
Introdução à Astronomia (slides) - pdf
Os Planetas do Sistema Solar (slides) - pdf
Os Planetas do Sistema Solar (texto) - pdf
Planetas anões, asteroides e cometas (slides) - pdf
Planetas anões, asteroides e cometas (texto) - pdf
O Sol e o seu interior (slides) - pdf
O Sol e o seu interior (texto) - pdf
IAU - RESOLUTION B5 Definition of a Planet in the Solar System / RESOLUTION B6 Pluto - pdf
Recursos bibliográficos e internet - pdf
Folha de exercícios 1: pdf
Construção de um relógio solar: pdf
Módulo 2:
Constelações (slides) - pdf
Estrelas: Espetros, Luminosidades e Massas (slides) - pdf
Estrelas: Espetros, Luminosidades e Massas (texto) - pdf
Estrelas: Origem, Evolução e Morte (diagrama HR) (slides) - pdfEstrelas: Origem, Evolução e Morte (diagrama HR) (texto) - pdf
Estrelas binárias, variáveis, cataclísmicas e outras (slides) - pdf
Estrelas binárias, variáveis, cataclísmicas e outras (texto) - pdfMovimento real e aparente das estrelas e dos planetas (slides) - pdf
Sistemas de coordenadas e tempo (texto) - pdf
Movimento real e aparente das estrelas e dos planetas (texto) - pdf
Folha de exercícios 2: pdf
Relógio estelar - pdf
Módulo 3:
A Nossa Galáxia, Enxames de estrelas (abertos e fechados), Nebulosas (slides) - pdf
Outras galáxias (slides) - pdf
Módulo 4:
Um modelo standard para o Universo (slides) - pdf
Classificação de galáxias: pdf
Módulo 5:
Telescópios e acessórios (slides) - pdf
Exploração espacial (slides) - pdf
Astronomia na Madeira (slides) - pdf
Critérios de Avaliação |
Assistir a pelo menos 2/3 das aulas teóricas.
Assistir a pelo menos 2/3 do conjunto das aulas teórica/práticas e práticas
Realização de um teste escrito individual (50%)
Realização e apresentação de um trabalho (individual ou em grupo) (50%)
A nota final será dada pela média aritmética simples das duas componentes. O formando será classificado na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de:
1 a 4,9 valores – Insuficiente;
5 a 6,4 valores – Regular
6,5 a 7,9 valores – Bom
8 a 8,9 valores – Muito Bom
9 a 10 valores – Excelente.
Trabalhos propostos |
Lista de temas propostos para o trabalho de avaliação (para mais esclarecimentos consulte o formador)
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