UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Pergunte ao Astrónomo


Tem dúvidas na área da Astronomia?
Se sim, então está no local certo. Envie as suas questões através do endereço de correio electrónico astro@uma.pt e aguarde pela resposta do Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira.

PERGUNTAS:
  1. O que é um buraco negro?

  2. Se nada escapa à gravidade de um buraco negro como é possível que ele emita radiação?

  3. O que é que acontece à matéria absorvida por um buraco negro, perde-se para sempre ou é convertida noutro tipo de matéria desconhecido?

  4. O Polo Norte Celeste é o ponto de intersecção do Eixo da Terra que a Sul passa pelo Polo Sul Celeste. Estes dois Polos mudam de lugar ou de outro modo, o Eixo da Terra encontra-se sempre no mesmo lugar ou estará a deslocar-se de um lado para outro?

  5. Por que é que a radiação emitida pelos buracos negros, ou ao menos os candidatos a buraco negro, concentra-se em dois cones nos pólos ?

  6. Por que vemos mais meteoros depois da meia-noite?

  7. O que aconteceria com um asteróide após ser atingido por um cometa?

  8. Qual poderia ser o efeito de 30.000 toneladas de meteoros para a órbita terrestre?

  9. Gostaria que me indicassem qual o melhor modelo de binóculos para uso terrestre e celestial. Estou interessado no modelo Leidory Power 7x30 (Ampliação 7x; Diâmetro Objetiva 30mm; tratamento Multicoated Blue Crystal; Prisma Bak4 Ultralight; Saída Pupila 5.2mm). Seriam uns bons binóculos?

  10. Ao ler no site http://www.portaldoastronomo.pt/tema_13_1.php "O Modelo Cosmológico Padrão" de autoria de Carlos Martins aqui do CAUP fiquei com uma duvida. Poderiam esclarecer-me o que o autor quer dizer com « (..) Em particular, o Universo pode expandir-se tão depressa quanto quiser: a velocidade de expansão não está limitada pela velocidade da luz, porque não existe qualquer transporte de energia nessa expansão.»

  11. Sou um amante do espaço e de ficção científica. Este ano, no meu aniversário fizeram a surpresa de oferecer-me um telescópio Celestron firstscope 114. Tenho tentado sozinho aprender a utilizá-lo mas está a ser dificil. Gostaria de saber se costumam fazer acções de formação ou cursos para amadores.
     
  12. Quero me iniciar na Astronomia e gostaria de saber que telescópio devo comprar (e onde comprar) para observar a Lua, e alguns planetas com muita definição.  Vivo em Santa Cruz e é só para ver o céu a partir de casa. Mas queria um  telescópio já com uma boa definição e com algumas garantias de qualidade.
     
  13. Sei que o cometa Cometa 17P/Holmes, tem estado de passagem, e pode ser visto. Gostava de saber até quando vai ser possivel observar este cometa. Gostava também de saber onde posso encontrar as datas da passagem de outros cometas (mesmo que seja daqui a uns anos). Em particular gostava de saber quando será a próxima vez que o cometa Halley passa por nós.
     
  14. Qual foi a galáxia que chocou com a galáxia de Andromeda?
     
  15. Sou principiante nestas andanças e curiosidade não me falta. Fiz o download de um planetário (o indicado numa das vossas respostas) e desde aí que tenho andado a tentar identificar constelações, planetas, nebulosas, etc. Depois de identificar a constelação de Touro tentei observar Marte  (pois de acordo com o planetário nestes dias tem sido possível observar esse planeta). O que eu fiz foi identificar as Híades e seguir em direcção a Elnath e Aldebaran. Algures entre estas 2 estrelas é possível avistar uma "estrela" brilhante. Será esta "estrela" o planeta Marte?
     
  16. Tenho um telescópio refractor acromático de 70mm de diâmetro com 500mm de distância focal, com 3 oculares: 4mm, 12.5mm e 20mm. Moro em Santa Catarina na cidade de Laguna (Brasil), aqui as noites são bem escuras, possibilitando ver bem a Via Láctea a olho nu, como uma névoa cinza de tantas estrelas juntas. Podem ajudar-me a tirar um bom proveito do meu telescópio? Com este telescópio posso ver galáxias e nebulosas?
     
  17. Gostava de saber onde posso encontrar o catálogo NGC num ficheiro excel. Não necessito de muitos dados para cada objecto (apenas magnitude, dimensão angular, constelação, ascensão recta, declinação e classificação do objecto).
     
  18. Gostaria de saber o que são exactamente os estranhos tubos e "veias" que existem na superfície da lua Europa de Júpiter. Nas ampliações, percebe-se que tais canais, nos cruzamentos, nitidamente sobrepõem-se uns aos outros, ou seja, passando por cima uns dos outros, além de ramificarem-se em várias artérias mais delgadas. Alguns chegam mesmo a destacar-se do solo, como "galhos retorcidos", mas ligados a ele por estranhos tecidos menbranosos. Como é possível que os cientistas interpretem tais imagens como fissuras no gelo, ou rachaduras, quando  está obvio, principalmente nas ampliações, que esses estranhos traços são "canudos" gigantes colados na superfície? Será que circula alguma coisa dentro desses objectos? Finalmente, perdoem-me, mas não posso deixar de fazer uma indagação absurda: Europa pode ser um astro vivo?
     
  19. É verdade que amanhã (27 de Agosto de 2008), à meia-noite e meia Marte estará tão próximo da Terra a ponto de parecer uma segunda lua? Se sim, o que explica o fenómeno? Se não, de onde provêm os boatos?
     
  20. Com a entrada em funcionamento do acelerador de partículas LHC é real a preocupação de que planeta possa sofrer consequências calamitosas? Partindo do princípio que é possível produzir artificialmente um buraco negro será possível, uma vez criado, anular os seus efeitos?
     
  21. Quais as 10 estrelas mais próximas do Sistema Solar?
     
  22. Quais os diâmetros da Via Láctea e do Sistema Solar?
     
  23. Se estivéssemos, por exemplo, a cerca de 100 biliões de km do Sol, existiria dia aqui na Terra? Qual a distância exacta para que não exista dia aqui na Terra?
     
  24. Quais os planetas que se podem observar através do telescópio na Madeira?
     
  25. Gostava de saber quais os nomes das 10 galáxias mais próximas da Via Láctea e quais os seus diâmetros.
     
  26. O movimento de precessão da Terra é de 26000 anos. Ao fim desses anos todos volta tudo ao ponto de partida? O ângulo de inclinação do eixo da Terra de 23.5º altera-se também ou não? De que forma é que a precessão altera os equinócio? Ficam mais frios, mais quentes, mudam de sítio?
     
  27. Todos os planetas do Sistema Solar têm o seu eixo de rotação inclinado em relação aos seu plano orbital? Se sim, então porquê?
     
  28. Quem descobriu a Astronomia?
     
  29. O que entende por Astronomia?
     
  30. Quais os instrumentos utilizados no estudo da Astronomia?
     
  31. Quais os instrumentos que o Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira utiliza?
     
  32. A Astronomia foi importante para a antiguidade?
     
  33. Poderão as forças de maré provocadas em Phobos pelo planeta Marte, atendendo a que este orbita planeta a apenas 5800km de altitude, originar a sua destruição levando à formação de um anel ao redor de Marte semelhante ao que se observa em Saturno?
     
  34. Ocorreu recentemente a colisão entre dois satélites em órbita terrestre. Por que é que todos esses detritos existentes em órbita em torno da Terra não tendem a formar um anel de matéria?
     
  35. Atendendo a que a Terra roda a grande velocidade por que é que quando os astronautas estão acima da atmosfera ficam parados e vêm a Terra praticamente parada?
     
  36. Por que é que quando olhamos para uma estrela temos a impressão de que ela está a piscar?
     
  37. Observando o céu no Brasil, ao Sul, na Cidade de Curitiba (Paraná) fiquei com a ideia de que ele é mais "alto" nessa região do que em Lisboa. Gostava muito de saber se realmente existe uma diferença entre o céu ter uma distância diferente em Curitiba e em Lisboa, ou se é apenas uma impressão equivocada. E em caso afirmativo, o que ocasiona tal fenómeno?
     
  38. Todo o Universo tem movimento, quer sejam as luas à volta de um planeta, o planeta à volta do Sol, o Sistema Solar ao longo da Galáxia... e as Galáxias e os seus aglomerados? É possível que girem em volta do local inicial da origem do Universo?
     
  39. As estrelas movimentam-se em torno da Galáxia durante a sua vida... Têm todas a mesma velocidade ou as mais próximas do centro da Galáxia movem-se mais depressa? E as estrelas com 8 vezes a massa solar, ao formarem um buraco negro, seguem o seu trajecto de igual modo?
     
  40. De algum modo, a colisão de galáxias não contraria o Big Bang?
     
  41. Gostaria de saber se com um telescópio de 114mm posso ver os planetas do sistema solar.
     
  42. Qual é a diferença entre um astrónomo amador e um profissional?
     
  43. Qual é a inclinação da órbita de Plutão? É quase perpendicular às outras? É por isso que já não é um planeta?
     
  44. O que é que os novos grandes telescópios vão trazer de novo em relação aos actuais?
     
  45. Qual a distância até à Lua?
     
  46. Jupiter está longe ou perto de nós?
     
  47. Será que o buraco negro puxa com mais força os nossos corpos do que a Terra?
     
  48. Gostaria de saber por que não aparecem estrelas ao fundo, nas imagens e vídeos ao vivo da estação espacial internacional que a própria NASA disponibiliza. Uso como referência o uso recente do braço robótico da estação (trazendo os equipamentos para o laboratório japonês KIBO) em que durante um giro de quase 360 graus, todo o fundo era absolutamente negro, aparecendo apenas a Terra e a estação espacial.
     
  49. Gostava de confirmar se durante esta semana é possível observar a Chuva de Estrelas das Perseides no Paul da Serra - Madeira.
     
  50. Qual foi o último cometa visível da Madeira? Em que ano mês e dia passou?
     
  51. Gostaria de saber mais sobre o Máximo Solar (suposto para 2012) e quais os seus efeitos sobre a Terra.
     
  52. A gama das ondas de rádio inclui a gama das micro-ondas ou estas são consideradas como uma gama separada? Quais os valores do intervalo de comprimento de onda para cada uma?
     
  53. Para onde se vai se entrarmos num buraco negro?
     
  54. Vi no documentário "Zeitgeist" que no dia 25 de Dezembro ocorre um alinhamento entre Sirius e as chamadas Três Marias. Ainda segundo o documentário, esse alinhamento aponta para o nascimento do Sol nesse dia 25. O documentário indica ainda que, em 22 de Dezembro, no Solstício de Inverno (Hemisfério Norte), o Sol atinge, no céu, seu ponto mais baixo no horizonte. Afirma ainda que, a partir de 22, até 25 de Dezembro, o Sol parece não se mover em sua posição no céu, ou seja, deixa de movimentar para Sul, como o vinha fazendo até então. O Sol então ficaria "parado" por esses três dias, ao pé do Cruzeiro do Sul (Alpha CRUX). Ainda no dia 25, o Sol eleva-se no horizonte 1 grau, desta vez para o Norte. Tudo isso para justificar o mito de Jesus, e outros, que teriam morrido na cruz (o Sol junto a Crux), mortos por três dias, e então ressuscitados. Gostaria de saber se tais fenômenos astronômicos de fato ocorrem, ou ocorrerão.
     
  55. Dado que a velocidade de rotação da Terra está a abrandar, isso causará a aproximação progressiva da Terra ao Sol, acabando esta por colapsar neste? Terá a rotação da Terra tanta influência no movimento de translação desta em torno do Sol?
     
  56. Já li em muitos lugares que estrelas de classificação espectral K e M teriam massas menores que a do Sol, de classe G. Porém, sei que algumas estrelas que se encaixam nessas classificações, como Betelgeuse e Aldebaran possuem massa muito maior que a do sol. O que está errado nessas informações que tenho?
     
  57. Não consigo entender a órbita de Terra ao redor do Sol. No meu entendimento daqui a seis meses durante as noites estaremos olhando para o lado oposto do espaço sideral que estamos vendo nas noites de agora. Se a Terra efetivamente gira ao redor do Sol então daqui a seis meses, à meia noite, deverei ter a visão que teria hoje ao meio dia se por um momento o Sol se apagasse completamente. Como é possível, então, olhar para o lado oposto daqui a seis meses e continuar vendo a mesma coisa que estou vendo agora já que deverei estar do lado oposto do Sol em relação ao local em que me encontro agora na órbita da Terra ao redor do Sol. Será que têm explicação para esta minha pequena dúvida?
     
  58. Ao ler meu livro Ciências da Terra e do Universo, reparei que estava escrito para o "tempo de rotação": 23h, 56m e 04s. Resolvi calcular estes minutos e segundos que (não tenho certeza) estamos arredondando. Pelas minhas contas: por dia, ficamos atrasados 3 minutos e 56 segundos. Arredondando, 4 minutos. Por mês, 2 horas e por ano 24 horas. Se contarmos apenas do ano 2000 até hoje, já estamos "atrasados" 10 dias. Estou-me baseando na minha filosofia barata, não tenho certeza destes cálculos, mas talvez, algumas destas mudanças do clima que muitos especulam ser causa do Aquecimento Global, não passe de um erro do nosso relógio e/ou calendário. Eu fiz outro cálculo e vi que este dia de "atraso" por ano não é compensado pelo nosso calendário. (Como fazem com a translação da Terra, ano bissexto). Vocês podem me ajudar a entender isto, por favor?
     
  59. O que acontece quando alguma coisa (que não seja energia) cai num buraco negro?
     
  60. Por que é que se diz que somos filhos das estrelas?
     
  61. Será que o Homem foi mesmo à Lua em 1967?
     
  62. É possível um buraco negro puxar a Terra?
     
  63. Porque é que existem os buracos negros e como é que estes se formam?
     
  64. Qual a constituição interna do Sol?
     
  65. O que é que existe no interior de um buraco negro?
     
  66. Quem inventou o telescópio?
     
  67. Qual o sentido etimológico da palavra Astronomia?
     
  68. O Sistema Solar tem os dias contados?
     
  69. Por que é que se decidiu comemorar em 2009 o Ano Internacional da Astronomia (AIA)?
     
  70. O que é a Astronomia?
     
  71. Será que existem mais planetas como a Terra?
     
  72. Quando é que os planetas se formaram no Universo?
     
  73. Como se formaram os planetas?
     
  74. O planeta Terra vai alterar a sua translação ao longo do tempo?
     
  75. Gostava de saber por que razão existe entre os planetas do Sistema Solar equilibrio na equidistância, isto é, eles não colidem entre si!
     
  76. O que é a fusão nuclear?
     
  77. Como é que o Sol tem tanta luz?
     
  78. A sonda que vai a caminho de Plutão, vai continuar a viagem ou está prevista a entrada em órbita e a sua permanência ai até ao fim da sua vida útil?
     
  79. Para além do Sol qual é a estrela mais próxima da Terra?
     
  80. Conhece-se o impacto que a "energia escura" e a "matéria escura" têm sobre os movimentos e interacções dos corpos celestes (com a matéria visível em geral)?
     
  81. O Principio Antrópico (a ideia de que o Universo evolui especificamente para a criação de inteligência) possui quaisquer bases cientificas?
     
  82. Gostava de um dia poder comprar um telescópio de pequenas dimensões. Qual o que me aconselharia tendo em conta o preço / qualidade?
     
  83. Gostava de saber porque é que existe Sedna e Plutão desapareceu. Plutão é um planeta?
     
  84. Como é a Lua?
     
  85. O Sol tem cor e luz artificial ou não?
     
  86. Existe vida para além da Terra?
     
  87. Em que ano foi o Big Bang?
     
  88. Por que é que a Astronomia protege a vida das pessoas?
     
  89. Como se formam os meteoritos?
     
  90. Qual a melhor altura do ano para observarmos uma chuva de estrelas?
     
  91. Se a Astronomia faz parte de nós, de todo o Universo, então porque que é que nos programas de educação é quase inexistente a sua abordagem?
     
  92. Na Madeira em que local e altura do ano é preferível para observar fenómenos astronómicos?
     
  93. Se a água encontrada no estado sólido na Lua descongelar seria, de alguma forma, possível o desencadear da criação de uma atmosfera?
     
  94. Será possível na Astronomia encontrar respostas para, através da investigação actual, saber se todos os astros têm condições para se manterem controlados nos seus movimentos ao longo do tempo? Será que no momento actual o ser humano dispõe dos melhores meios e tecnologias para a investigação destes fenómenos ou será que carece de alguns meios que caso existissem já teria chegado mais longe?
     
  95. Como é que as estrelas consomem hélio?
     
  96. A expansão da matéria já atingiu o seu auge e agora está em contração?
     
  97. Gostava de saber se pela internet podemos ter acesso ás imagens captadas pelo telescópio Hubble.
     
  98. Que partículas existiam no momento do Big Bang?
     
  99. Qual foi o grande fenómeno astronómico possível de visualizar em Portugal?
     
  100. É possível uma estrela apagar-se e minutos depois voltar a acender-se com mais intensidade? É possível essa estrela deslocar-se?
     
  101. A partir de que momento específico a radiação electromagnética se converteu em matéria? O Big Bang teve algum papel nessa conversão?
     
  102. O Homem pode ou não viajar no tempo?
     
  103. Conhece-se o tamanho do Universo?
     
  104. Como são as roupas dos astronautas?
     
  105. Estão a ser desenvolvidas missões espaciais para outros planetas que incluam seres humanos?
     
  106. Por que é que não posso viver em Marte?
     
  107. O que é uma nebulosa?
     
  108. Existem perspectivas de se investir seriamente na ciência (Astronomia) em detrimento dos investimentos arbitrários e supérfulos? Quando?
     
  109. A distância entre a Terra e o Sol foi estimada desde a superfície terrestre até ao núcleo do Sol ou à fotosfera?
     
  110. Porquê esse ciclo de 11 anos do Sol?
     
  111. Como é constituída uma galáxia?
     
  112. Como se formaram as estrelas?
     
  113. Como se deslocam os satélites no espaço?
     
  114. Por que é que existem astros no céu?
     
  115. Foi a partir da simples/complexa explosão do "Big bang" que surgiu tudo isto? (Estrelas, planetas, galáxias,...) Aconteceu tudo nesse instante ou nos biliões de anos seguintes?
     
  116. Alguma vez o universo irá parar de se expandir e se sim quais os efeitos que isso teria nas galáxias já existentes?
     
  117. Como é o Sol?
     
  118. Quantos raios de luz o Sol projecta para os planetas em 10 anos?
     
  119. Qual é a origem do Universo?
     
  120. Gostaria de saber se é possível provar cientificamente qual a origem do Universo, se por Criação ou Evolução. Como se chegou a essa conclusão?
     
  121. É possível saber com exactidão quando começou (ou começará) a chamada Era de Aquário? Em caso positivo, quando foi (ou será)?
     
  122. Se fosse construido um tubo à volta da Terra (e completamente vazio, i.e., com vácuo ideal) e fosse disparado apenas um fotão de luz lá dentro, assumindo que o fotão viajava pelo centro do tubo (i.e. nunca iria colidir com as paredes) será que o fotão iria fazer esse percurso para todo o sempre ou irá acabar por perder energia e "cair para o chão" devido à gravidade da Terra?
     
  123. Numa nave espacial a viajar à velocidade da luz o que acontecia se fosse disparado um laser para a frente e outro para trás? Motivo da questão: pela física se disparar uma bala de um comboio a velocidade do comboio adiciona-se à velocidade da bala, mas não posso fazer isto com a luz porque nada pode andar mais depressa que a luz (logo a luz tem que ficar parada à frente da nave espacial?!). Se a bala fosse disparada em sentido contrário ao do comboio as velocidades subtraem-se? (no caso da luz será que para um observador externo a luz fica parada?!).
     
  124. O que acontece se dois fotões colidirem? Por exemplo, no CERN, fazem-se colidir partículas subatómicas a velocidades próximas da velocidade luz. No entanto existe tanta luz à nossa volta pelo que penso que não deverá ser impossível ocorrer a colisão de fotões...
     
  125. Gostaria de saber se Urano é iluminado por todos os lados uma vez que ele gira deitado sobre sua órbita (com aproximadamente 90° de inclinação).
     
  126. Como posso localizar de uma forma simples o Ponto Vernal a partir do local onde estou?
     
  127. O que aconteceria na Terra se dois planetas próximos colidissem entre si?
     
  128. O telescópio vê em tempo real?
     
  129. Gostaria de saber se o vento solar é realmente um vento como os que conhecemos aqui na Terra.
     
  130. As estrelas Sírius e Alcione estão no centro da Via Láctea?
     
  131. O nosso sistema solar é chamado de Sistema Solar de ORS? Se sim de onde vem essa nomenclatura?
     
  132. Existe o sistema solar de Tylo?
     
  133. Qual é o único planeta do Sistema Solar que não tem atmosfera?
     
  134. O que é um magnetar?
     
  135. Gostaria de saber se são verdadeiras as informações que vi na internet em relação a um certo meteoro que está previsto para colidir com a Terra em 2012 no alinhamento dos planetas, e outro em 2019! Já li num artigo publicado por um profissional da NASA que é uma informação falsa. Gostava de saber mais acerca deste intrigante assunto.
     
  136. Quando ocorrerá o primeiro plenilúnio após o equinócio de outono, nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015?
     
  137. Na residência onde eu estava o Sol batia (ou bate) num determinado tempo do ano na parede detrás da casa. Com o passar dos meses o Sol (Terra) mudava de posição e batia na frente da casa, retornando depois para a parte detrás da casa. Que fenómeno é este? Não pode ser nem solstício e muito menos equinócio. Se assim for, eu acredito que deve ser a mudança do eixo da Terra. Se assim for, qual é o grau de deslocamento e qual e o período do ano em que isso ocorre?
     
  138. Todos os dias eu e a minha mulher vamos dar um passeio a pé aqui em Braga entre as 21h30 e as 23h00. Tem acontecido, esta é a 4ª vez, que por volta das 22h30 olhamos para o céu e vemos uma "estrela" que parece estar em movimento. Conseguimos ver essa estrela por cerca de 1 minuto e depois desaparece. O que será? Um avião não parece ser pois a luz é constante e igual a uma estrela e altitude parece ser muito elevada, será um satélite? Alguma ideia como posso descobrir o que será?
     
  139. Como alinhar um telescópio equatorial? Como devo interpretar os discos de AR e DEC? Ao apontar para o horizonte que hora deverá marcar o disco AR?
     
  140. No programa Stellarium ao selecionar a estrela Antares apareceram as seguintes indicações: M1lb+B2.5V. Qual o seu significado?
     
  141. O que é que aparece primeiro: gigante vermelha, anã branca ou supernova?
     
  142. É verdade que o brilho da Lua é devido a partículas de vidro em sua superfície decorrentes da queda de meteoritos?
     
  143. Ontem dia de lua minguante, me deparei com um fenómeno que nunca tinha visto: uma bola meio avermelhada tapando parte da lua em que as pontas da lua ficavam à mostra. O que será isto?
     
  144. As galáxias observáveis estão a mais de 12 biliões de anos luz de distância. Isso significa que quando elas emitiram a luz que hoje nos atinge elas já estavam a 12 biliões de anos luz de distância do "ponto" onde hoje se encontra a Terra. Ou seja, pouco biliões de anos após o Big-Bang, já existiam objetos no Universo que estavam a muitos biliões de anos luz de distância entre si. Como é isso possivel?
     
  145. O Sol "prende" os demais planetas ao seu redor dada a sua massa (muito superior à massa da Terra). O que me intriga é por que é que o pequeno planeta Mercúrio apesar de estar tão próximo do Sol não é "engolido" por este, por que é que Júpiter sendo um planeta gigante e estando já relativamente afastado do Sol não escapa à atração gravitacional deste e por que é que, apesar disso, o Sol não é capaz de deter as "labaredas" que escapam da sua superfície constantemente?
     
  146. Junto envio fotos tiradas da Lua no dia 06/05/2012. Em torno da Lua notei a presença de um círculo que se movimentava o tempo todo. Esse círculo surgia apenas quando fotografávamos a lua com telemóvel ou máquina digital mas nunca quando esta era observada a Lua a olho nu. O que era esse estranho círculo e por que é que ele apareceu?


     

  147. Li que a massa de Júpiter é superior à de todos os outros planetas do Sistema Solar juntos e que pode até (dependendo do horário) observar Júpiter durante o dia. Como podemos ver o brilho ou luminosidade de um planeta se só as estrelas brilham? Pensei que só as estrelas brilhassem e essa fosse a principal diferença entre estrelas e planetas.
     
  148. No início do mês de agosto de 2012, foi divulgada em vários sites uma informação vinda da NASA confirmando a possibilidade de ocorrer uma supertempestade solar, cuja emissão de partículas, poderá danificar mais de 300 transformadores de energia nos EUA, acarretando um prejuízo em torno de 2 triliões de dólares, inclusive podendo ocorrer perdas humanas na ordem de 1 milhão de pessoas. Dúvida: até onde sei (sou extremamente leigo), tempestades solares, em resumo, afetam equipamentos eletrónicos. Não entendi como uma tempestade solar pode "tirar vidas". Indiretamente eu até entendo, pela falta de eletricidade. Vocês podem explicar?
     
  149. Recebi por email a seguinte afirmação astronómica:

    " ...tem lugar um fenómeno astronómico que corresponde à subida da estrela SÍRIUS, principal estrela da Constelação do Cão Maior (Canis Major), a mais brilhante nos céus da Terra, minutos antes do nascer do Sol no amanhecer do dia 26 de julho, fenómeno conhecido como o nascimento HELÍACO DE SÍRIUS o que ocorre anualmente a 26 de Julho. Este auspicioso alinhamento anual de SÍRIUS com o Sol ...."

    Utilizo um programa chamado Stellarium e coloquei a estrela Sírius no centro da tela e fiz variar o tempo, visualizando a movimentação dos astros em torno da estrela. Desta forma o programa regrediu até o ano de 2005 e não consegui observar alinhamento algum (parti do pressuposto que o alinhamento seria Sírius-Sol-Terra). Assim, por ser apenas um curioso e observador do céu e das estrelas, pergunto se seria possível a afirmação contida no email, pois não vi isso acontecer usando o programa, talvez incorretamente.


  150. Um buraco negro é o centro de massa de uma galáxia?
     
  151. Sempre nos deparamos na internet com notícias fantasiosas e apocalípticas sobre Nibiru. Seria esse o tal planeta X? Qual a possibilidade de uma aproximação neste ou nos próximos anos, uma vez que existem corpos no espaço compostos por elementos que dificultam sua localização, independente do tipo de tecnologia utilizada?
     
  152. Qual a localização da Via Láctea no universo conhecido? Onde encontro fotos do Universo que não estejam direcionadas para o centro e sim para fora?
     
  153. O que é o Fluxo Negro (Dark Flow)?
     
  154. Estava lendo um artigo no site da NASA, falando sobre portais magnéticos que ligam o Sol à Terra: http://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/news/mag-portals.html, http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2008/30oct_ftes/. Lendo os artigos, explica-se que um "Portal" seria um atalho no espaço ou no tempo. A minha dúvida é: o portal aqui mencionado permite que tais campos magnéticos utilizem um atalho, ou este portal é algo menos "fantástico"?
     
  155. Existe um corpo celeste chamado Hercolubus?
     
  156. As galáxias elípticas são mais velhas do que as galáxias espirais?
     
  157. A Terra gira em torno do Sol por causa da gravidade gerada por este. Não seria lógico que a cada ciclo a Terra, bem como os outros planetas, se aproximem cada vez mais do sol descrevendo uma espécie de órbita espiral? A ser verdade, não seria também esta uma possível causa para o tão falado aquecimento global?
     
  158. Existem muitos comentários sobre se Nibiru o planeta intruso em 2012 existe mesmo. Pergunto por que é que no Google Sky na posição (-6.01931,-91.5903) onde supostamente se encontraria o dito planeta Niburu a imagem está censurada? Qual a explicaçao disto? Estranho, caso, não exista o planeta X. O que existe nesta posição que não pode ser visto?
     
  159. Como é que uma estrela pode atingir o tamanho de VY Canis Major?
     
  160. Marte teve mares e rios. Desde há quantos anos não os tem?
     
  161. Uma vez li que algumas estrelas, incluindo o Sol, fariam parte de um sistema estelar maior, movimentando-se todas em conjunto pela Via Láctea, sendo a principal dessas estrelas Arcturus. Isso é verdade?
     
  162. O que causou a destruição do astro que supostamente existia na actual Cintura de Asteróides e há quanto tempo aconteceu isso?
     
  163. Kardashev criou um sistema para classificar possíveis civilizações extraterrestres de acordo com a energia utilizada e forma para a obter. É um sistema teórico apenas, mas alguns autores pensam que a existirem civilizações de Tipo II ou III (muito avançadas), os seres humanos teriam hipóteses de verificar a sua existência dado que tais seres poderiam influenciar/alterar estrelas ou planetas. A minha pergunta é: existe algum fenómeno, a nível interestelar (não me refiro portanto a ovnis, avistamentos, etc) observado pelos astrónomos, que não tenha qualquer explicação plausível e que pudesse ser atribuído (ainda que relutantemente) a uma civilização tipo II ou III?
     
  164. Quanto tempo demoraria Plutão a cair sobre o Sol se, porventura, deixa-se de ter movimento de translação (em torno do Sol)?
     
  165. O que existe cientificamente comprovado ou constatado sobre a existência de um Cinturão de fotões na estrela Alcione? Se existe este cinturão, há possibilidade da Terra ter entrado completamente no mesmo a partir de 2012? Se sim, que tipo de influência (radiações/magnetismo/...) a Terra poderia sofrer? Quais as consequências para a vida no nosso Planeta (comunicações/clima/...)?
     
  166. O asteroide 2012 DA14 foi visível da Madeira?
     
  167. Sempre pensei que o Efeito de Estufa fosse um fenómeno real e bem estudado na comunidade científica. Cada vez mais me tenho deparado com sítios na internet a informarem sobre a [alegada?] falsidade desse fenómeno. Segundo eles, quaisquer aumentos na temperatura superficial da Terra não se devem ao Efeito de Estufa mas, por exemplo, à atividade solar. Alguns afirmam até que, de facto, a temperatura global da Terra está a descer. Com tanta confusão e possivelmente desinformação, pergunto: existe ou não Efeito de Estufa? O que está a acontecer à temperatura da Terra?
     
  168. Como é possível o ciclo de um dia ser de 24h em qualquer ponto do globo, se o perímetro (logo, a distância) percorrido pela linha do equador em torno do eixo da Terra, é muito superior ao perímetro que um ponto na latitude do Círculo Polar Ártico (por exemplo) tem de percorrer em torno do eixo da Terra, sendo que a velocidade da rotação do planeta é igual em qualquer ponto do globo?
     
  169. Moro em Santos (São Paulo), Brasil, e hoje 15/04 pelas 10h00 tirei uma foto em raios-X do Sol e outra em IV com o meu IPAD. Na foto de raios-X (à direita) consegui observar uma pequena esfera ao lado do sol. Na foto IV (foto da esquerda) a esfera é verde, quase imperceptível. Será algum planeta do nosso Sistema Solar?

     
  170. Algumas estrelas têm temperaturas de apenas 3000K, mas são cerca de 100 vezes mais luminosas do que o Sol. Como é isso possível?
     
  171. Segundo a teoria do BIG BANG o Universo foi criado há 15-20 mil milhões de anos. O Telescópio Espacial Hubble (HST) já descobriu galáxias a cerca de 15 mil milhões de anos-luz de distância. Isto quer dizer que a emissão dessas galáxias foi feita há 15 mil milhões de anos atrás e muitas delas podem até já não existir ou então terem mudado de lugar ou de forma. Se construirmos um telescópio ainda mais potente que o HST será que não poderíamos ver esta explosão?
     
  172. Quando observamos galáxias distantes vemos a luz que estas emitiram no passado. Será que o que vemos também não poderia ser a emissão do nosso passado, da nossa própria Galáxia talvez há alguns milhões de anos atrás?
     
  173. Segundo Einstein é impossível ultrapassar a velocidade da luz, mas para mim sempre existiu uma velocidade bem superior à da luz: a do pensamento e eu acho que esta sim será difícil de superar. Há pesquisas referentes a isso, pois os avanços da ciência já fazem máquinas comandadas pelo cérebro?
     
  174. Quero iniciar-me na Astronomia e, como não disponho de muitos recursos, gostaria de saber se com um telescópio como o da foto poderei ver a Lua e Saturno.


  175. We can only see the things which will reflect the rays of light. Then how can we see the heavenly bodies outside the Solar System? Which source of light it will reflect?
     
  176. How come the giant planets emit light? Is there any activity like in the Sun?
     
  177. What is the force that holds protons together in the nucleus and separates proton and electron in an atom?
     
  178. Gostaria de saber se é possível um planeta orbitar outro planeta, e se for, de que modo isso seria possível.
     
  179. Tenho muito interesse em astronomia, mas não sei por onde começar. O quê indicariam nesse caso?
     
  180. No dia 08/09/13 por volta das 20:00, observei que a Lua estava muito bonita, e com uma estrela muito próxima dela pelo que resolvi tirar uma foto. Porém quando a tirei, além das estrelas e da lua havia outras "coisas" no céu que pareciam planetas, depois de algum tempo voltei a tirar outras fotos, porém nada mais apareceu. Fui pesquisar sobre o assunto e vi notícias sobre um fenómeno que aconteceria no mesmo dia, mas ao comparar as fotos não vi nada parecido. Gostaria muito de saber o que poderiam ser essas "coisas", pois acabei ficando muito curiosa. Poderiam mesmo ser planetas? Envio em anexo a referida foto.



     
  181. Quando estava a caminhar no meu automóvel, no Arco da Calheta (Madeira) no dia 20/10/2013 por volta das 15 horas, verifiquei que no céu estava uma imagem fora do vulgar (ver foto). O rasto que se pode verificar na fotografia apareceu num instante e espalhou-se em alguns minutos. Trata-se de uma imagem de fumo no sentido descendente em direcção ao solo. Penso que pode tratar-se do fragmento de um meteorito, satélite ou outro objecto a entrar na atmosfera e a se desintegrar. Ponho de parte que a imagem tenha sido provocada por um avião, pois apareceu muito rápido e num sentido invulgar. Não se trata de um foguete pois o sentido do fumo na imagem era claramente descendente e não ouvi qualquer ruído.



     
  182. Adquiri um telescópio Tasco 49114500 e ao abrir a caixa para montagem deparei-me com um pequeno disco metálico espelhado de aproximadamente 2 cm de diâmetro e 0,5 mm de espessura o qual estava solto na caixa. Na minha ignorância sobre o assunto estou admitindo que não seja nenhum espelho primário ou secundário. Porém não sei se é algum componente importante do equipamento. Poderia me dar alguma informação? Montei ontem o equipamento mas não tive sucesso na observação do céu.
     
  183. O que é a "aranha" de um telescópio?
     
  184. É o Polo Norte Magnético ou o Polo Sul Magnético que fica próximo do Polo Norte Geográfico?
     
  185. Gostaria de saber qual a pronúncia da estrela Alpha da Constelação de Pégaso Markab. Devemos dizer como se escreve (Markáb) ou o correto é (Markêib) por exemplo?
     
  186. Como é que é feita a numeração das manchas solares?
     
  187. Com que velocidade é que a Terra se desloca em torno do Sol?
     
  188. O que acontece se um asteroide de 20km cair na Terra?
     
  189. Notei que as frequências que os rádio astrónomos usam para pesquisar o espaço são sempre muito altas como, por exemplo, a de 32Ghz. Existe alguma explicação para isso?
     
  190. Sabemos que Saturno flutuaria no oceano devido a sua baixa densidade. E quanto a Júpiter, também flutuaria ou afundaria?
     
  191. Gostava de ter o vosso comentário sobre a seguinte afirmação (retirada de um livro do 3ºano do ensino básico):

    "A Lua é o planeta que está mais perto da Terra e o único que até agora foi visitado por pessoas. Na Lua não há vida, pois falta, por exemplo, o ar, para que um ser vivo possa respirar. Podemos ver a Lua no céu (especialmente à noite), porque ela é iluminada pela luz do Sol. A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. A Lua é um satélite (natural) da Terra."


  192. Estou indeciso entre os cursos de Astronomia e Meteorologia. Uma pessoa com graduação em Meteorologia e somente pós graduação em Astronomia pode trabalhar como Astrofísico? (ou vice versa)
     
  193. Em que áreas pode trabalhar uma pessoa formada em Astronomia?
     
  194. Qual a semelhança entre Astronomia e Meteorologia?
     
  195. Existem cerca de 100 mil milhões de galáxias no Universo, cada uma delas composta por cerca de 100 mil milhões de estrelas. Se dividirmos estes valores pela idade do Universo (14 mil milhões de anos) obtemos uma média de 7 galáxias por ano e de 700 mil milhões de estrelas por ano. Ora, se uma estrela leva milhões de anos para se formar, como resolver esta questão? Qual o tempo médio para uma galáxia se formar?
     
  196. Como é possível conciliar a formação das galáxias com a expansão do Universo?
     
  197. Como é que um sistema binário pode ser composto por uma estrela jovem e uma anã branca como acontece com Sírios A e Sírios B? As duas estrelas não deveriam ter idades semelhantes?
     
  198. Muito se fala em construir uma nave que possa viajar a quase a velocidade da luz, a minha pergunta é a seguinte: uma nave viajando tão rápido no espaço não iria chocar com os asteroides?
     
  199. A Teoria da Relatividade de Einstein diz que a massa curva o espaço-tempo e é por isso que os corpos sempre caem em direção ao centro do planeta. Mas, e os corpos que estão na parte debaixo dos planetas onde o espaço esta sendo curvado porque é que mesmo assim ficam presos à Terra?
     
  200. Como é estruturado um telescópio refrator?
     
  201. Quando surgiram os telescópios refratores e quem os inventou?
     
  202. Em que situações é melhor utilizar um telescópio refrator do que um refletor? Porquê?
     
  203. Onde se situam os maiores/ melhores telescópios refratores do mundo?
     
  204. É possível que existam Multiversos, ou Universos Paralelos?
     
  205. Foi amplamente noticiado que a Voyager 1 conseguiu sair do Sistema Solar. Há mais de 20 anos que ela não consegue tirar nenhuma foto e a sua memória é apenas um pouco maior do que a de uma calculadora. Que importância ela ainda tem?
     
  206. Existe algum projeto para enviar uma nave para fora do Sistema Solar capaz de filmar ou fotografar essa parte do Universo?
     
  207. A minha curiosidade pelo espaço confrontou-me com a teoria do sistema solar helicoidal, da qual já vi diversas animações, e li alguns comentários de oposição de Phil Plait ao proposto pelo Dr. Keshava Bhat. Gostava de saber qual a vossa opinião.
     
  208. Estamos na terceira série do ensino médio e escolhemos como tema de uma trabalho de avaliação: "a importância do ano bissexto". Será que isso tem a ver com a Astronomia?
     
  209. Interesso-me muito por Astronomia e gostava de poder tirar uma licenciatura ou formação nesta área científica, para então, mais tarde, poder vir a ter uma ocupação ligada à Astronomia. Como estudar fora da ilha está a ficar muito caro, gostava de saber se a Universidade da Madeira está a pensar em abrir um curso de Astronomia, ou até mesmo reabrir o curso de Física?
     
  210. Por que é que o dia marciano tem praticamente a mesma duração que o dia terrestre?
     
  211. Where is Sedna? (I found this URL about dwarf planet Sedna: http://www.theepochtimes.com/n3/793132-to-look-at-apocalypse-prophecies-of-isaac-newton-jesus-video/).
     
  212. What is the nature of gravitational field? What is the cause of gravitational attraction between two masses?
     
  213. Será coincidência o disco solar ser praticamente igual ao disco lunar?
     
  214. Tenho 13 anos e frequento o 8º ano de escolaridade. Sou grande apreciadora de Astronomia e, posso dizer, que "tenho como hobby" criar hipóteses acerca deste tema. Acredito a 100% que existe vida fora da Terra, e que existe mais que um "planeta Terra". Cita-se no meu livro a hipótese de a vida terrestre ter origem extraterrestre (impactos de meteoritos,...), mas que também pode ter surgido por combinação de moléculas orgánicas que deram origem aos primeiros organismos. Refere-se também que a Terra primitiva era diariamente vítima de impactos de cometas e asteroides. Se o Universo é algo tão grande, como é que é possível que uma coincidência tão grande chamada "Vida Terrestre" se tenha formado num ponto tão insignificante do Universo?
     
  215. Gostaria de saber se eu conseguiria, caso o Sol se apagasse, ver esse momento com um telescópio em tempo real. A minha dúvida é se a imagem demoraria também oito minutos para chegar à Terra ou se eu conseguiria ver o acontecimento em tempo real, oito minutos antes de ficarmos no escuro.
     
  216. É possível um observador num planeta de outro sistema solar (Alfa Centauro por exemplo) identificar o nosso Sol no céu? Como é que ele faria?
     
  217. I am planning to come to Madeira and want to do some astrophotography. I plan to rent an apartment in Funchal or similar and a hire car; and drive up the mountain each evening. Is that an easy and safe thing to do?
     
  218. Existe uma relação entre a massa de um buraco negro, e o seu diâmetro, ou as pesquisas até agora não permitem tal conclusão?
     
  219. Is the Earth a sphere or not? I think that the Earth is a sphere only if we consider the atmosphere.
     
  220. Se a Via Láctea fosse reduzida ao diâmetro da Terra, qual seria o diâmetro da Terra nessa escala? Qual seria a relação entre o volume da Terra nessa escala e o volume de uma bactéria Staphylococcus Aureus?
     
  221. Gostaria de saber o que é esta mancha tipo nuvem que aparece na imagem seguinte:


     
  222. É possível saber a evolução das percentagens de Matéria Escura e de Energia Escura desde o Big Bang até ao presente? Ou será que estas se mantiveram constantes ao longo da evolução do Universo?
     
  223. O que aconteceria se um planeta do tamanho do Sol colidisse com a Terra?
     
  224. Eu vi algo no céu que me integrou bastante e deixou-me completamente cheio de dúvidas. Cerca das 19h olhei na direção da constelação de Orion e reparei numa luz vermelha que começou por ser muito intensa de depois foi diminuindo progressivamente até desaparecer. Uns dias mais tarde voltei a olhar para o mesmo local e reparei na existência de uma estrela a brilhar intensamente. Será que presenciei o nascimento de uma estrela?
     
  225. É possível observar as constelações a partir de um avião?
     
  226. Gostava de saber qual a natureza do objeto de luz amarela e duas "asas" no centro da figura seguinte (aproximadamente nas coordenadas 05h 42m 21.0s, 22º 36' 45.7'')

     
     
  227. Qual é a idade das rochas lunares mais antigas trazidas para a Terra? Li algures que algumas dessas rochas teriam a idade de 5300 milhões de anos, ou seja, seriam mais antigas do que o próprio Sistema Solar. Será que existem rochas lunares com essa idade e será essa ideia compatível com a teoria mais aceite (Theia), pela comunidade científica, relativamente à formação do Sistema Solar?
     
  228. Uma dúvida que tenho há anos e que me intriga muito é seguinte: na Figura 1, que envio em anexo, muito simplificadamente, coloquei a Terra e o tamanho do Universo observável. Se estou correto, para qualquer direção que olhemos, temos sempre a mesma distância, ou seja, 13.3 biliões de anos-luz. Isso colocaria a Terra no centro do Big Bang e, consequentemente, no centro do Universo, correto? Supondo que a Terra não está no centro, mas sim na borda do nosso Universo, na posição P2 na Figura 2, então o tamanho do Universo passaria a ser de 2 vezes os 13.3 biliões de anos-luz (setas azuis na Figura 2). De acordo com esta ideia o Universo seria mais velho e maior em relação ao indicado usualmente. Como explicar isso?

    Figura 1

    Figura 2


     
  229. Como é possí­vel observar um planeta a 360 milhões de km?
     
  230. É possí­vel prever em dias ou anos terrestres o encerramento de um ciclo estelar. Por exemplo, li num artigo astronómico de uma respeitável revista americana especializada em Astronomia que as Pleiades no Cinturão de Gold realizam uma volta completa em relação ao Sol em 30 milhões de anos, o que teria ocorrido na década de 60. Como se sabe disto?
     
  231. Após ter assistido a uma sessão de observação na Universidade da Madeira, estou a pensar em comprar o meu primeiro telescópio. Gostaria de saber se as opções "Skywatcher-HERITAGE-100P-Parabolic-Dobsonian", "Celestron-822029-Cometron" e "Orion-10012-SkyScanner-100mm-TableTop-Reflector" são boas para fazer observações cá na Madeira. Agradeço, caso tenham outra sugestão, até cerca de 120 euros.
     
  232. Hoje (31 de julho de 2017), entre as 14h e as 15h, zona de Aveiro/praias, presenciei pela primeira vez uma imagem bonita e, no entanto, curiosa. Uma "bola" redonda em redor do Sol, escura e com um arco-íris em redor. Alguém pode-me esclarecer do que se trata?


     
  233. Gostaria de saber se esta afirmação é verdadeira ou falsa: o Grupo Local é uma nebulosa.
     
  234. Há duas noites (03/05/2018) vi algo vermelho no céu a noite. Não parece ser um balão porque está longe e, por outro lado, parece estar pegando fogo. Hoje, dia 5, às 00:30 ele cruzou o céu pela terceira vez. Gostava de saber de que tipo de objeto se trata.
     
  235. No dia 20/01/19 pegarei um avião em Bogotá às 22h04h (horário local) com destino a São Paulo. Gostava de saber em qual dos lados do avião deverei sentar-me para observar o eclipse da Lua durante o voo?
     
  236. xx
     

© Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira - 2006 / 2016