Algumas estrelas têm temperaturas de apenas 3000K, mas são cerca de 100 vezes mais luminosas do que o Sol. Como é isso possível? A Luminosidade (L) de uma estrela (energia emitida por unidade de tempo) é dada pela Lei de Stefan–Boltzmann:

onde R é o raio da estrela, T a sua temperatura superfícial e

é a chamada constante de Stefan–Boltzmann. O valor da luminosidade depende, portanto, do tamanho da estrela e da sua temperatura superfícial.

Para que uma estrela com T = 3000K seja mais luminosa do que o Sol basta para isso que tenha uma raio suficientemente grande.

Uma estrela com T=3000K e raio igual ao do Sol terá uma luminosidade de apenas 0.08 vezes a luminosidade do Sol. No entanto se o  raio da estrela for igual a, digamos, 10 vezes o raio do Sol então a sua luminosidade será cerca de sete vezes superior à do Sol. Some stars have temperatures of only 3 000 K, but are 100x more luminous than the Sun. How is that possible? The luminosity L of a star emitted per unit of time is given by the Stefan-Boltzmann Law:

Where R is the star radius, T its surface temperature and

the so-called Stefan-Boltzmann constant. The luminosity depends, then, on the star's size and surface temperature.

For a star with T = 3000 K to be brighter than the Sun, it just needs to be big enough.

If a star with T = 3000 K is the same size as the sun, its luminosity will be only 8% that of the Sun. However, if the radius is, say, 10x greater, then the luminosity will be 7x greater.