É possível que existam Multiversos, ou Universos Paralelos? Apesar do seu sucesso o modelo original proposto pela Teoria do Big Bang tinha algumas "falhas". Por exemplo, a observação revela que a temperatura da radiação cósmica de fundo (com origem no Big Bang) é igual em todas as direções em que observamos (apresentando apenas pequenas flutuações da ordem de 0.00001 K). Isto é um problema pois, admitindo que a informação não pode viajar a velocidades superiores à da luz, o Universo deve ter sido no passado suficientemente pequeno para que tenha sido possível atingir essa homogeneidade a nível de temperatura. Mas se assim foi o Universo atualmente, apesar da expansão verificada, seria muito mais pequeno do que nos é dado observar.

Para resolver este e outros problemas Alan Guth propôs (no principio dos anos 80 do século XX) o mecanismo de inflação. A inflação é um período em que a expansão do Universo ocorreu de forma exponencial aumentando o seu tamanho em cerca de 10^50 vezes (1 seguido de 50 zeros). O modelo pressupõe que este mecanismo aconteceu quando a idade do Universo era de apenas 10^-35s (0.00000000000000000000000000000000001s) e terminou aos 10^-33s. Antes da inflação todos os pontos estavam em contacto causal entre si (o que já não acontece depois da inflação). No presente aquilo que observamos é o chamado Universo Observável que continua em expansão. No entanto, de acordo com a teoria da inflação, o Universo no seu todo é muito maior do que o Universo Observável (mas não temos acesso a essa parte pois seria necessário um tempo superior à idade atual do Universo para recebermos informação dessas paragens ou viajar até lá!)



O final do período de inflação é caracterizado por uma série de processos a nível quântico os quais não aconteceram em todo o lado ao mesmo tempo. No nosso caso, de acordo com a observação, a inflação terminou há cerca de 13.7 mil milhões de anos. No entanto noutras paragens remotas do Universo isso pode ter acontecido mais cedo ou mais tarde ou ainda estar em curso formando regiões semelhantes ao nosso Universo Observável. Essas regiões começam como pequenas bolhas em expansão que acabam por afastar-se umas das outras por estarem mergulhadas num Universo ele próprio em expansão. Entre estas bolhas surgem espaços que permitem a formação de novas bolhas e assim sucessivamente. Este mecanismo designa-se por inflação eterna. Nós vivemos numa dessas bolhas e apenas podemos ver parte dela.

Assim, de acordo com este modelo, podem existir diversos Universos bolha nos mais variados níveis de evolução. O conjunto destes universos constitui o chamado multiverso. Alguns investigadores rejeitam categoricamente este modelo ao passo que outros, não o rejeitando, afirmam que ele nunca poderá ser testado. Outros ainda defendem que a eventual colisão de duas bolhas poderia deixar marcas na radiação cósmica de fundo e essa seria uma forma de testar o modelo.

Um dos argumentos favoráveis acerca do modelo do multiverso é o facto do ajuste fino que verificamos nas constantes da Física. Se, por exemplo, a massa do eletrão, a velocidade da luz ou a constante gravítica tivessem valores ligeiramente diferentes o Universo Observável poderia ser radicalmente diferente ao ponto de nós não estarmos aqui para falar sobre o assunto. No entanto, se existir uma multiplicidade de Universos é plausível que em muitos desses universos as constantes da Física tenham valores diferentes e que pelo menos num deles (o nosso) se verifique o tal ajuste fino...

Nota 1: quando falamos a este nível temos de ter cuidado na utilização da palavra "Universo" de forma a não sair do contexto. Universo pode querer referir-se apenas ao nosso Universo Observável ou então pode querer referir-se ao conjunto de universos paralelos.

Nota 2: como foi referido acima estamos a falar apenas de modelos matemáticos que procuram descrever o Universo. Um bom modelo tem de ter o potencial de dar uma explicação para o que se pretende estudar, não deitar por terra o que já funcionava bem noutros modelos e fazer previsões de novos resultados que possam ser testados. Atualmente a ideia da inflação é bem aceite existindo no entanto dezenas de modelos para o mecanismo da inflação. Alguns desses modelos preveem a existência de múltiplos universos.

http://universe-review.ca/F02-cosmicbg09.htm