Relatório: XIX Semana da Astronomia

Data: 11-11-2019 a 15-11-2019

A XIX Semana da Astronomia organizada pelo Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira (GAUMa), com o apoio da Associação de Astronomia da Madeira (AAM), teve lugar entre os dias 11 e 15 de novembro de 2019. De salientar que nesta edição contamos ainda com a colaboração do astrónomo eslovaco Pavol Dubovsky o qual se deslocou à Madeira especialmente para o efeito. Do programa constavam 13 eventos, oito palestras e cinco sessões de observação. Duas das sessões de observação foram dedicadas ao Trânsito de Mercúrio.

A semana começou no dia 11 de novembro de 2019 pelas 08h55, na Escola Secundária Gonçalves Zarco, com a realização da palestra Os Asteroides da responsabilidade de Helena Teixeira. A realização desta palestra temática tem por objetivo levar até aos alunos os objetivos associados ao Dia do Asteroide assinalado todos os anos (desde 2016) no dia 30 de junho (dia do aniversário do evento de Tunguska) uma vez que nessa data os alunos já estão de férias. Assistiram a esta palestra 22 alunos de uma turma do 7ºano acompanhados pela respetiva docente da disciplina de Físico-Química.



Na tarde do dia 11 de novembro de 2019 teve lugar o Trânsito de Mercúrio. Este evento relativamente raro pôde ser observado a partir da Madeira entre as 12h35 e as 18h03. Assim, foram organizadas para o efeito duas sessões de observação. Uma na Escola Secundária Gonçalves Zarco e outra na Universidade da Madeira.

A sessão da Escola Secundária Gonçalves Zarco, realizada a convite de um dos docentes da escola, teve lugar entre as 12h00 e as 17h20 sob a orientação de Fernando Góis, José Nunes, Duarte Oliveira e José Rocha. Para além da observação direta o trânsito de Mercúrio foi seguido de forma virtual através do programa Stellarium o que possibilitou dar uma melhor explicação aos presentes sobre o mesmo. O fenómeno foi acompanhado por cerca de 65 pessoas (entre alunos e professores).



A sessão realizada na UMa teve lugar no terraço do edifício do Campus da Penteada, local já habitual na realização de outras sessões de observação. A sessão teve lugar entre as 14h00 e as 17h00 e foi orientada por Pavol Dubovsky, Angelino Gonçalves e Laurindo Sobrinho. Nesta sessão foi utilizado o telescópio Nexstar do GAUMa. Passaram pelo local cerca de 100 alunos da UMa, destacando-se grupos de alunos dos cursos de CCO, Psicologia e Medicina. Estiveram presentes também, para além de alguns docentes da UMa, cerca de 20 pessoas do público em geral que se deslocaram à UMa especificamente para o efeito. A salientar ainda a presença de uma equipa de reportagem da RTP-Madeira.



No dia 12 de novembro de 2019 pelas 14h10, na Escola Secundária Gonçalves Zarco, teve lugar a repetição da palestra Os Asteroides da responsabilidade de Helena Teixeira. Desta feita assistiram 15 alunos de uma turma do 7ºano acompanhados por dois docentes.

No dia 13 de novembro pelas 19h30 teve lugar na Escola Secundária Gonçalves Zarco a palestra O Sistema Solar, as estrelas e a Via Láctea da autoria de Laurindo Sobrinho. Entre alunos e docentes assistiram à palestra cerca de 100 pessoas. De destacar a presença de aproximadamente 80 alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) que funcionam em regime noturno naquela escola. Embora a Astronomia não faça parte dos programas dos cursos EFA esta surge como uma área transversal aos mesmos.



Depois da palestra teve lugar uma sessão de observação com início cerca das 20h45. Em face da intensa nebulosidade existente no céu não foi possível oferecer aos participantes a imagem de todos os astros em perspetiva, designadamente os planetas Júpiter e Saturno, já muito baixos no horizonte oeste, precisamente a zona do céu com mais nebulosidade. A zona leste também passava pela mesma situação mas a verdade é que foi possível observar o nosso satélite natural, embora de forma intermitente, mas mesmo assim possibilitando a observação dos mares e crateras. Os astrónomos presentes (José Nunes, Fernando Góis, Pavol Dubovsky e José Rocha) deram aos participantes diversas informações sobre os objetos em observados. A sessão terminou por volta das 22h30 dada a intensa nebulosidade não permitir a visualização de outros objetos. Estiveram presentes cerca de 63 participantes entre alunos e docentes da escola.



Durante a manhã do dia 14 de novembro tiveram lugar na Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) três eventos (duas palestras e uma sessão de observação do Sol). A palestra Constituição do Sistema Solar, da autoria de Laurindo Sobrinho, foi especialmente preparada para uma turma de alunos do 10ºano, embora também tenham assistido à mesma uma turma de alunos do 7ºano. No total estiveram presentes na sala de sessões cerca de 40 alunos e três docentes. Ao mesmo tempo decorria numa outra sala a palestra Os Asteroides proferida por Helena Teixeira. A esta palestra assistiram 15 alunos do 7ºano. Para depois das palestras estava prevista uma Sessão de Observação do Sol orientada por Angelino Gonçalves. Infelizmente o céu estava completamente coberto de nuvens impossibilitando completamente o visionamento do Sol. Ainda assim, o telescópio foi montado numa zona abrigada e apontado para as montanhas para que os alunos pudessem espreitar através da ocular e ter deste modo algum contacto com as características do telescópio. Foi mostrado aos alunos o filtro solar e estes foram alertados para os perigos da observação desprotegida do Sol. Passaram pelo telescópio cerca de 60 alunos.





Ainda na manhã do dia 14 de novembro teve ainda lugar, na Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva, a palestra The final countdown da autoria de Sandro Correia. A esta palestra assistiram 65 alunos do 7ºano acompanhados pelos respetivos docentes. Durante a palestra foram abordados temas tão diversos tais como a classificação de objetos celestes, últimas missões espaciais a Marte e Júpiter, evolução estelar, modelo do Big Bang e futuro do nosso Universo.



Na tarde do dia 14 de novembro pelas 15h10 teve lugar na sala de sessões da Escola Secundária Gonçalves Zarco a palestra A primeira foto de um buraco negro da autoria de Laurindo Sobrinho. A esta palestra, especialmente preparada para alunos do secundário, assistiram os alunos de uma turma de 10ºano e também os alunos de uma turma de 7ºano (cerca de 60 alunos) e respetivos docentes. O objetivo desta apresentação centrava-se na imagem do buraco negro no centro da galáxia M87, recentemente apresentada como sendo a primeira foto direta de um buraco negro. Como introdução procurou-se explicar o que é uma galáxia e o que são os buracos negros. Numa segunda parte da palestra foi então discutida a forma como foi obtida a imagem do buraco negro no centro da galáxia M87. Foram abordados ao longo da apresentação alguns conceitos matemáticos necessários para uma melhor compreensão dos conteúdos apresentados. No final os alunos colocaram diversas questões.



Na manhã do dia 15 de novembro de 2019 teve lugar na sala de sessões da Escola Secundária Francisco Franco a palestra Variable Stars proferida por Pavol Dubovsky. Assistiram a esta palestra cerca de 80 alunos do 10ºano acompanhados pelos respetivos docentes. Nesta apresentação os alunos ficaram a conhecer o trabalho desenvolvido pelo orador, qual a importância do estudo das estrelas variáveis e como podem eles próprios contribuir, enquanto astrónomos amadores, para esse estudo. No final teve lugar um espaço de discussão com perguntas e respostas. Tivemos ainda a oportunidade de efetuar uma visita, guiada pela Professora Teresa Neves, aos laboratórios de Física e Química da Escola Secundária Francisco Franco.



Para encerramento da semana estava prevista uma Sessão de Observação Noturna na Achada do Teixeira em Santana, especialmente dirigida aos alunos da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana). Estava previsto que a sessão teria uma componente de observação de estrelas variáveis orientada por Pavol Dubovsky (especialista no assunto). Contudo as condições atmosféricas não eram as melhores. Em contacto estabelecido com uma unidade de restauração existente na zona, bem como com o IPMA-Madeira, Fernando Góis apurou que chovia e o vento estava muito forte pelo que não era aconselhável de todo a deslocação ao local. O docente responsável pela deslocação dos alunos foi contactado atempadamente e a sessão foi adiada para uma próxima oportunidade.

No total participaram nos eventos da XIX Semana da Astronomia cerca de 700 pessoas, na grande maioria alunos da UMa e das quatro escolas visitadas. De salientar ainda que os eventos da XIX Semana da Astronomia foram lançados na plataforma da União Astronómica Internacional no âmbito da iniciativa Astronomy Days in Schools. A Madeira destaca-se no mapa como um dos locais onde se realizaram mais eventos dentro desta iniciativa (55% dos eventos registados a nível racional e 3% dos eventos registados a nível mundial).



Responsáveis/colaboradores: Entre elementos do GAUMa e AAM colaboraram na XIX Semana da Astronomia: Laurindo Sobrinho, Pavol Dubovsky (*), Helena Teixeira, Angelino Gonçalves, Fernando Góis, José Nunes, Sandro Correia, Duarte Oliveira, José Rocha e Etelvina Góis.

(*) Supported by the Slovak Research and Development Agency under the contract No. APVV-15-0458.


> © 2019 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira

XIX Semana da Astronomia

Grupo de Astronomia