Contactos cem@uma.pt
 
 
 
 
 
 
 

Estudo sobre a aplicabilidade da luta biotécnica no combate ao bichado da castanha Cydia splendana (HB) na Madeira” - projecto nº 2003.80.001065.8

O bichado da castanha (Cydia splendana) constitui a principal praga do castanheiro na ilha da Madeira. Com o objectivo de conhecer melhor esta praga e seleccionar uma feromona eficaz na sua captura, foram realizados ensaios de monitorização do bichado durante o período de voo desta praga em 2004, 2005 e 2006, no Curral das Freiras, Jardim da Serra e Serra de Água.

 
Os resultados deste trabalho confirmam que o bichado da castanha é realmente uma praga que representa grandes perdas na produção da castanha, podendo atingir taxas de infestação da ordem dos 50% nalgumas localidades, tendo sido ainda a única espécie deste género capturada nos ensaios realizados.
 
Os ensaios realizados com feromonas mostram que a luta biotécnica com recurso a este tipo de substâncias pode ser uma ferramenta muito útil no combate a esta praga, sendo que das seis feromonas testadas, as que melhor eficácia mostraram perante as nossas condições foram as feromonas da PHERONET e da OECOS.
 
 
Parcerias: Centro de Estudos da Macaronesia - Universidade da Madeira.
Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira.
 
 

Período de execução: Dezembro de 2003-Dezembro de 2006.

Investimento total: 108.043,58€.

Fontes financiadoras: Fundo Europeu Orientação e Garantia Agrícola – Orientação, através dos programas POPRAM 2000-2006 (Programa Operacional Plurifundos III FEOGA-O) e PAR (Programa de Apoio Rural).

 
 
Chefe do projecto: Prof. Doutora Dora Aguin Pombo
Universidade da Madeira – CEM/Departamento de Biologia
E-mail: aguin@uma.pt
 
 
Webmaster: Énio Freitas 2007 © Centro de Estudos da Macaronésia E-mail: cem@uma.pt