Contactos cem@uma.pt
 
 
 
 
 
 
 
RESULTADOS
 

Resultados obtidos na Madeira com feromonas

Actualmente, existem várias empresas que sintetizam e comercializam feromonas para aplicação no combate a pragas agrícolas. Foram experimentadas feromonas de diferentes marcas comerciais para a captura de Cydia splendana na Madeira, destas, aquelas que melhores resultados mostraram foram as feromonas comercializadas pelas marcas PheroNet e Oecos.

 
 

Em 2004, foram testadas feromonas das marcas Oecos, Tomagro e Biosani. O número total de indivíduos de C. splendana capturados nas três localidades monitorizadas variou consideravelmente consoante a feromona aplicada. Como tal, foram capturados 957, 450 e 346 indivíduos de C. splendana nas armadilhas com feromonas da Oecos, Tomagro e Biosani respectivamente.

 

Em 2005, foi testada a feromona que no ano anterior melhores resultados obteve na captura de C. splendana (Oecos) e duas novas: PheroNet e Isagro. O número total de indivíduos de C. splendana capturados nas três localidades monitorizadas foi de 2592, 1835 e 1731, com feromonas da PheroNet, Oecos e Isagro respectivamente.

 

 

Fornecedores de feromonas

Nas últimas décadas, o estudo aprofundado destas substâncias permitiram um grande incremento no que respeita à sua síntese e comercialização com vista à sua aplicação no combate a pragas nocivas à agricultura. As feromonas utilizadas no âmbito do projecto foram compradas nos seguintes fornecedores:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Webmaster: Énio Freitas 2007 © Centro de Estudos da Macaronésia E-mail: cem@uma.pt