Logo Projecto Biopolis Logo CQM
Sobre Lista Plantas Pesquisa Avançada




Informações sobre a planta
Nome Científico Artemisia argentea L'Hér.
Sinónimos A. arborescens L.
Família ASTERACEAE (COMPOSITAE)
Nome Comum Losna.
Partes Estudadas Folhas.
Bioactividade
Etnofarmacologia Infusão é usada no tratamento vermífugo e estomático na apoplexia e como um emenagogo. O chá é usado como tônico, sudorífico e aperitivo. As folhas são queimadas para produzir fumo e tratar a apoplexia em tratamento prolongado.
Descrição Botânica Arbusto pequeno de 75 cm ou mais com ramos espaçados; folhas velhas permanecem, folhas com intenso aroma característico quando esgamadas, limbo triangular, 1- a 2- palminérvia, 3-6.5(-8)x3-5.5(-8) cm, lóbulos 1.5-5 mm largura. Capítulo unilateral, em panículos densos. Invólucro com 3-5 mm em diâmetro, hemiférico; brácteas ovais, tomentosas; receptáculo peludo. Flores amarelas.
Toxicidade Desconhecida
Abundância Rara
Distribuição Geográfica Planta que cresce nas rochas ao pé do mar. Ocasionalmente é cultivada em jardins. Rara na costa sudoeste da Madeira, Porto Santo. Comum no Ilheu Chão e Ilheu de Cima no Porto Santo.
Origem Endémica da Madeira.

Compostos Químicos
CAS Nome


Referências Bibliográficas
Artigo DOI
D. Rivera, C. Obón. May 1995. The ethnopharmacology of Madeira and Porto Santo Islands, a review. Journal of Ethnopharmacology. 46 (1995) 73-93. 0378-8741(95)01239-A
J. R. Press, M. J. Short; 1994; FLORA OF MADEIRA, THE NATURAL HISTORY MUSEUM; London:HMSO. 0-11-310017-5

Fotos
artemisia_argentea.jpg


©2007 • Centro de Química da Madeira • Universidade da Madeira