Um blog com partilhas diversas…

Archive for Maio, 2007

Maria João - Sons do Brasil

Sábado, Maio 19th, 2007

João é o último trabalho da cantora Maria João. As experiências vocais andam à volta de músicas de autores brasileiros de todos os tempos. A selecção de temas não rondou o óbvio, como tem vindo a acontecer com outros álbuns no mercado, e a interpretação de João é muito pessoal, o que a faz distanciar dos originais.

Recomendo que ouçam a 2ª canção, “Partido Alto”.

200b_joao.jpg

The Cool Hunter

Terça-feira, Maio 15th, 2007

Recomendo a navegação por um site muito interessante. Não tem uma temática específica (tal como este blog) e permite a descoberta de novidades em diversas áreas: design, viagens, música, tecnologia, etc. Penso ser uma boa proposta para passar um bom bocado. Já agora, refiro um artigo recente sobre o que pode ser chamado de “arte em parede”, Wall Art.

http://www.thecoolhunter.net/design/WALL-ART—Know-of-Any-/

http://www.thecoolhunter.net/

coolhunter1.jpg

García Márquez

Quinta-feira, Maio 10th, 2007

Passemos à leitura. Recomendo García Márquez, Crónica de uma morte anunciada. A morte de Santiago Nasar é certa e garantida pelo título do livro, mas também é garantido o interesse do leitor até às últimas páginas. Impressiona como foi possível escrever uma narrativa tão cativante à volta de um crime tão banal.

Deixo-vos um excerto:

“Os irmãos Vicario entraram às 4.10. A essa hora só se vendiam petiscos, mas Clotilde Armenta vendeu-lhes uma garrafa de aguardente de cana, não só pela estima que tinha por eles, mas também porque estava agradecidíssima pelo bocado de bolo que lhe tinham mandado. Beberam a garrafa inteira em duas grandes goladas, mas continuaram como se nada fosse. «Estavam pasmos», disse-me Clotilde Armenta, «e já não iam lá nem com uma medida de petróleo pelos gorgomilos.» Despiram então os casacos, dependuraram-nos com todo o cuidado nas costas das cadeiras, e pediram outra garrafa. Tinham a camisa suja de suor seco e uma barba de dois dias que lhes dava um ar montês. A segunda garrafa beberam-na mais devagar, sentados, olhando com insistência para a casa de Plácida Linero, no passeio oposto, com as janelas sem luz. A maior varanda era a d o quarto de Santiago Nasar. Pedro Vicario perguntou a Clotilde Armenta se tinha visto luz nessa janela, e ela disse que não, mas pareceu-lhe uma curiosidade estranha.

- Sucedeu-lhe alguma coisa? – perguntou.

- Nada – respondeu Pedro Vicario.

– Nós é que andamos à procura dele para matá-lo.”

Quantos véus teremos?

Sábado, Maio 5th, 2007

O Véu Pintado. Filme baseado na obra homónima de Somerset Maugham, que relata a história de um casamento de conveniência protagonizado por Edward Norton e Naomi Watts. O casal muda-se para Xangai, onde Kitty (Watts) se apaixona por outra pessoa, despoletando uma vingança que proporciona a ambos a descoberta. As interpretações são de destacar, bem como a fotografia que nos faz também viajar com os protagonistas, sem esquecer a realização.

painted_veil.jpg

Preciosidades ao alcance de todos

Sexta-feira, Maio 4th, 2007

O leilão on-line em http://www.artelino.com/default.asp é destinado a apreciadores de arte vinda do oriente. São leiloadas gravuras originais do século 19 e 20, muitas vezes a preços aliciantes. É possível ver em que estado estão as gravuras e o ponto das licitações. Uma tentação!

hanga.jpg