Um blog com partilhas diversas…

Archive for Agosto, 2007

Às Portas do Inferno

Sexta-feira, Agosto 31st, 2007

Rashomon (Às Portas do Inferno) é o título original de um dos filmes de Kurosawa a não perder. Não me encontro entre os fãs, mas reconheço a qualidade do trabalho do realizador, com destaque para esta obra da 7ª Arte.

sjff_01_img0406.jpg

Trata-se de uma história simples que se torna complexa à medida que é contada da perspectiva de diversos interlocutores. O espectador nunca perde o interesse, questionando-se constantemente acerca da verdade dos factos.

No desfecho, sentimo-nos forçados a reflectir sobre a(s) verdade(s), os julgamentos precipitados e o carácter do ser humano perante a adversidade.

Estádios ou Bibliotecas?

Segunda-feira, Agosto 27th, 2007

Numa crónica de Francisco José Viegas, lida por acaso na revista Volta ao Mundo de Maio deste ano, a seguinte frase em destaque despertou a minha atenção:

“Já agora, permitam-me uma estatística: nos EUA há mais bibliotecas do que lojas McDonalds; em Portugal há mais estádios do que bibliotecas.”

Sem ler a crónica, fixei-me na frase. Depois, a curiosidade levou-me a perceber o contexto.

Em ideias gerais, por entre uma descrição da zona de Newport, nos EUA, Francisco José Viegas reflecte acerca dos preconceitos existentes acerca da “América” e dos “americanos” (leia-se norte-americanos).

A Europa insiste nas criação de estereótipos relativamente aos EUA que nada têm a ver com a realidade. Claro que nem tudo é perfeito e há excepções. No entanto, a meu ver, a regra é: desenvolvimento, cultura, civismo. Todas estas características se encontram em falta ou decréscimo no nosso país. Encontramo-nos numa crise global sem precedentes que explica a nossa posição constante na cauda da Europa. A explicação pode começar pela frase de Francisco José Viegas, o que me faz pensar que era preferível não termos tantos estádios de futebol…

Nostalgia

Quarta-feira, Agosto 15th, 2007

Na sequência de um dos últimos artigos, sobre o cinema de animação de há 20 anos, foi-me indicado um outro site. Penso ser ainda mais interessante.

Trata-se de uma base de dados com publicidade como a da Robbialac Stucomat, da Bic, da Olá, do OMO ou então músicas dos Onda Choc e de José Barata Moura; programas de TV como o 123, a Roda da Sorte, O Tal Canal, o TV Rural, entre outros. Todos estes momentos fazem despertar a nossa memória relativamente a outras décadas e passar uns momentos muito agradáveis.

http://www.misteriojuvenil.com/

De volta…

Segunda-feira, Agosto 13th, 2007

Não, o blog não está desactivado. Esteve apenas ausente por umas semanas, de férias.

Como se trata de um regresso ainda “a meio gás”, deixo apenas uma imagem.

E lembro Sinatra…

“I wanna wake up in a city, that doesnt sleep
And find I’m king of the hill - top of the heap”

midtown_s.jpg