Um blog com partilhas diversas…

Archive for Setembro, 2007

Sons para o fim-de-semana

Sexta-feira, Setembro 28th, 2007

Descobri esta intérprete, Rosie Thomas, há uns dias e criei uma playlist com amostras de algumas canções que me agradaram. Para ouvir e saber mais basta consultar o seu site: http://www.rosiethomas.com

Os mais belos universos de livros

Segunda-feira, Setembro 24th, 2007

Tenho um fascínio por casas de livros, sejam elas livrarias, bibliotecas, boas colecções particulares. Curioso foi que o destino quis que eu trabalhasse numa dessas casas, uma biblioteca. O fascínio não se perde e aproveito todas as oportunidades que tenho para conhecer in loco as mais diversas bibliotecas. Mesmo à distância, é possível mergulhar nesse mundo. A propósito, encontrei um artigo online que me permitiu viajar e ver belíssimos espaços de livros, que atravessaram séculos. Muitos deles são em Portugal, o que muito me orgulha.

http://www.curiousexpeditions.org/2007/09/a_librophiliacs_love_letter_1.html

coimbra.jpg

Blog Action Day

Sexta-feira, Setembro 21st, 2007

action_728×90.jpg

Trata-se de uma acção anual que pretende alertar para questões de grande interesse. O objectivo é que no mesmo dia (este ano a 15 de Outubro) se discuta o mesmo tema em todos os blogs, de forma a criar impacto e despertar as mentes adormecidas. O tema de 2007 é o Ambiente e todos os bloguistas podem registar o seu blog nesta acção.

Para mais informações, consultem o site http://blogactionday.org, também disponível em português.

Jane Austen não teria hipótese

Quarta-feira, Setembro 12th, 2007

lablog_cabecalho.gif

Ao navegar pelo universo dos blogs deparei-me com um do meu agrado, o Livros de Areia, referente à editora com o mesmo nome. No artigo “What else is new?”, de 31 de Julho,  é relatada a história de um admirador de Jane Austen que enviou a diversas editoras partes de livros da autora, sob pseudónimo. Foi recusado por todas, excepto uma que detectou a origem do texto.

Nesta situação reuniram-se um conjunto de factores:

  • As pessoas que avaliaram os textos não tinham conhecimentos literários suficientes.
  • A obra, sem questionar a sua qualidade,  foi com certeza considerada pouco pertinente, tendo em conta a tendência editorial do momento.
  • O autor era desconhecido (aparentemente).

Resultou então na recusa dos textos. Significará que Jane Austen se começasse a carreira nos dias que correm não teria hipótese? Provavelmente. Mas se vivesse no século XXI não escreveria da mesma forma, portanto… são especulações.

O que verifico é que no actual mercado editorial basta ter NOME para que um determinado documento seja publicado, porque garante vendas. Verifico também outro fenómeno. A partir do primeiro grande sucesso de uma obra, o autor não necessita de colocar grande esforço na sua pena para que as seguintes sejam igualmente vendidas.

Talvez seja por esta e por outras que haja experiências como a que foi relatada, para que percebamos quem avalia (e como) o que é publicado no mercado.

http://livrosdeareia.blogspot.com/2007/07/what-else-is-new.html (Artigo do blog Livros de Areia)

Noite Estrelada

Sexta-feira, Setembro 7th, 2007

Como numa noite de estrelas cadentes. Foi assim que me senti pela oportunidade de ver tantas e tão boas obras de arte. Penso que ainda não recuperei, nem quero. O que eu gostava era de partilhar um bocadinho desse céu com mais pessoas.

Escolho uma das obras que me marcaram mais, Noite Estrelada de Van Gogh. Este quadro transmite-nos toda a escuridão da noite e também o brilho mágico das estrelas, como se estivessem bem pertinho de nós. A imagem vale mais do que as minhas palavras possam descrever.

starry_night.jpg