Archive for March, 2006

“Carlos César coligado com criatividade”

Friday, March 31st, 2006

CarlosCesar-JorgeSampaio.jpg

«O presidente do Governo açoriano, Carlos César, disse que apelou aos membros do seu executivo para terem “criatividade e inovação” na sua acção governativa, com vista a uma nova geração de políticas.
“A nova geração de políticas não está necessariamente associada a uma nova geração de políticos”, salientou, porém, Carlos César aos jornalistas, na sequência de notícias que apontavam como possível uma remodelação no seu governo.»…leia mais em
http://da.online.pt/news.php?id=96425.

(more…)

Recomendação

Friday, March 31st, 2006

Sugiro aos colegas e leitores do Box-M que leiam no puxapalavra.blogspot.com os comentários ao PRACE (Programa de Reestruturação de Administração Central do Estado)  e à reivindicação do descanso à 2ª feira. 

 

Lilia Bernardes

O próximo jantar é no chinês!?!?!?

Friday, March 31st, 2006

Chinesefood.jpg

Bem que já estava desconfiado há algum tempo. As toalhinhas quentes no final para limpar as mãos também não me convenceram…

A edição de hoje do Jornal de Notícias divulga que “a taxa de incumprimento dos requisitos de segurança alimentar nos restaurantes chineses inspeccionados é de 89%, quando a média dos restaurantes em geral se situa entre 28 e 38%”.
A recente criada Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)  encerrou ontem 14 restaurantes chineses, que não cumpriam os requisitos mínimos que justificassem a seu funcionamento.
Pelos vistos, a ASAE chegou para causar muitos estragos aos infractores, como tem vindo sendo anunciado pela comunicação social.

Já sabem que quando o jantar for no chinês não contem comigo!

Roberto Xavier

Limpeza à casa

Friday, March 31st, 2006

ministros copy.gif

Sócrates reuniu ontem a “malta” ministerial e anunciou que vão ser eliminados 187 organismos. Logo de seguida, saltou-lhe em cima a oposição política, argumentando que não é admissível banir estes organismos como se tratassem de uma formatação. Os sindicatos da função pública também reagiram imediatamente e questionaram o futuro dos respectivos funcionários. É completamente absurdo manter organismos, que não têm qualquer sentido de existir e que não têm actividade que justifique a sua continuação, só para não aborrecer os funcionários públicos.
Relembro que existem muitos funcionários públicos que são sacrificados na sua actividade profissional e quando dispõem de uma vaga, mesmo que seja a 300 km de casa, ficam satisfeitos - os professores. Actualmente, o movimento de pessoas é cada vez mais frequente e incontornável, por isso, temos de nos adaptar às novas realidades do mercado de trabalho.
Todos nós sabemos que são imprescindíveis as mudanças. E claro, não podemos querê-las sem consequências. Conforme referiu ontem Manuela Ferreira Leite, no programa Ponto de Vista da RTP-Madeira, não é possível avançarmos e sairmos desta recessão se a despesa pública não for reduzida. Ou seja, tudo o que é inútil não deve persistir.

Roberto Xavier

Antes simplex do que duplex

Thursday, March 30th, 2006

O Governo apresentou no dia 27 de Março o SIMPLEX 2006, um Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa, que engloba um conjunto de iniciativas que visam facilitar a vida dos cidadãos e empresas. O programa é de responsabilidade partilhada de todos os Ministérios e inclui um conjunto de 333 medidas inseridas em 6 vertentes: eliminação de certidões, eliminação do papel/desmaterialização, simplificação/desburocratização, desregulamentação, facilitação do acesso aos serviços públicos e harmonização e consolidação dos regimes jurídicos. Finalmente, o País começa a mexer.

Espero que estas medidas cheguem à Justiça e ao Ensino Superior. Instituições que, no âmbito da toga, continuam armadilhadas em velhas e caducas práticas paradas no tempo.

Lília Bernardes

Palavras para quê?

Thursday, March 30th, 2006

 

Soldados israelitas prestam assistência a Nesreen Hash’hash, uma menina palestiniana de oito anos que foi atingida na face por uma bala de borracha, durante uma operação militar no campo de refugiados de Fawar, perto da cidade de Hebron, na Cisjordânia. Foto: Nasser Shiyoukhi/AP (fotografia e legenda retirada do jornal “Publico” de hoje)

Para venda…

Thursday, March 30th, 2006

~

Os autocarros escolares amarelos de Nova Orleães não escaparam à fúria das cheias provocadas pelo furacão Katrina, em Agosto do ano passado. Com o orçamento em baixo, o sistema escolar público da cidade decidiu vender a frota inundada no site de leilões eBay. Esta semana vai ser leiloado apenas um autocarro para se perceber o interesse dos eventuais compradores. Foto: David J. Phillip/AP (fotografia e legenda retirada do jornal “Publico” de hoje) 

Contra a síndrome de morte súbita infantil

Thursday, March 30th, 2006
 Dezassete bebés vestiram a roupa da campanha denominada “This Side Up”, que tem como objectivo a luta contra a síndrome de morte súbita infantil. A conferência de imprensa de apresentação da campanha realizou-se, hoje, no Museu da Criança, em Richmond, Virgínia, nos Estados Unidos. Foto: Dean Hoffmeyer/”Richmond Times-Dispatch”/AP (fotografia e legenda retirada do jornal “Publico” de hoje) 

O bom samaritano

Thursday, March 30th, 2006

John Suhrhoff, de San Rafael, Califórnia, é a personificação da figura do bom samaritano: encontrou uma mala com jóias no valor de 1 milhão de dólares e entregou-a à polícia de Sausalito, no mesmo estado dos EUA. A mala continha um relógio Cartier, anéis de diamantes e rubis, brincos de pérola, colares com grandes diamantes e 500 dólares em dinheiro. A dona, Shala Ghannadian, de Toronto (Canadá), já foi localizada. As jóias têm passado de geração em geração na sua família com raízes no Irão. Foto: EPA (fotografia e legenda retirada do jornal “Publico” de hoje)

Conflitos em Paris

Wednesday, March 29th, 2006