log
imer
 

Call for papers

Conference speakers

Program

Locations

Registrations

 

Livro de resumos das conferências e comunicações livres (pdf)

Lista de comunicações (pdf)

 

 

eescola_restante

Apresentação

 

Volvidos 10 anos em torno da organização dos colóquios sobre educação do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira;
Volvidos 40 anos de um 25 de abril que continuamos a sonhar ver concretizado nos seus ideais, em todas as dimensões e contextos sociais;
Importa desvelar o que a educação, espaço e tempo de democracia e de desenvolvimento, tem (des)construído naquele que é o seu contexto de eleição: a escola, não esquecendo a sua relação com a comunidade, com o poder local, regional e nacional, nem tão-pouco com os critérios de convergência europeus e o mercado global de relações.
Que dimensões e que contextos de aprendizagem corporificam hoje a Escola em Portugal? O que se apresenta como inovação pedagógica? Que transformações curriculares, criticamente construídas, se apresentam como contributos às aprendizagens significativas, na multiplicidade das suas expressões? Que políticas de liderança e administração educacional têm contribuído para o empoderamento das escolas, das comunidades de aprendizagem e daqueles atores sociais que com ela se relacionam diariamente? Que contributos da pesquisa em educação se apresentam à Escola como instrumentos estratégicos à aprendizagem e transformação organizacionais num período pós-troika e num cenário sobrevivente?
Este X Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, pretende, desta forma, cruzar (X) em torno do sistema - Escola - as suas linhas de investigação e sobretudo, a partir delas, dar voz aos seus atores, direta ou indiretamente, empenhados na transformação das imagens (suspeitas, em crise ou mínimas) da Escola em Portugal.

Ana França Kot-Kotecki
Nuno Silva Fraga

Centro de Investigação em Educação
Universidade da Madeira

 

 

"The Remaining School"


After 10 years around the organization of the seminars on education put forward by the Center for Research in Education at the University of Madeira;
After 40 years of the 25th of April we continue to dream about achieving its ideals, in all dimensions and social contexts;
It is important to unveil what education, space and time of democracy and development, has (de)constructed on what is its main context: the school, not forgetting its relationship with the community, with local, regional and national authorities, nor even with the convergence of European criteria and the global market relations.
What dimensions and contexts of learning embody the school in Portugal today? What presents itself as a pedagogical innovation? What curriculum changes, critically constructed, are presented as inputs to meaningful learning, in the multiplicity of its expressions? What kind of political leadership and educational administration have contributed to the empowerment of schools, learning communities, and those social actors related to them daily? What kind of contributions of educational research is presented to School as strategic instruments of learning and of organizational transformation in the post-troika period and in a survivor scenario?
This X Colloquium of the Centre for Research in Education at the University of Madeira intends this way to  cross (X) around the system - School - its lines of research and mainly, based on them, give voice to its actors, directly or indirectly engaged in the processing of images (suspected, in crisis or minimum) of the School in Portugal.

Ana França Kot-Kotecki
Nuno Silva Fraga
CIE-UMa

 

 

__

 

Colóquios Organizados pelo CIE-UMa

  • I Colóquio CIE-UMa: “A escola sob suspeita”
  • II Colóquio CIE-UMa: “Educação e Cultura”
  • III Colóquio CIE-UMa: “Educação em tempo de mudança”
  • IV Colóquio CIE-UMa: “Políticas educativas: discursos e práticas”
  • V Colóquio CIE-UMa: “Pesquisar para mudar (a educação)”
  • VI Colóquio CIE-UMa: “Etnografia em Educação”
  • VII Colóquio CIE-UMa: “A Escola em tempo de crise”
  • VIII Colóquio CIE-UMa: “O futuro da Escola Pública”
  • IX Colóquio CIE-UMa: “Estado mínimo, Escola mínima”
  • X Colóquio CIE-UMa: “A Escola Restante”

 

Download do cartaz

Download do folheto

Imagem (cc)
https://www.flickr.com/photos/kylelehman/9286473203/
Som (cc)
https://www.freesound.org/people/victormalloy/sounds/113533/

Apoios

fct

 

aauma

 

copycenter

 

fsa