Newsflash

 
Página Principal arrow Docentes arrow Cristina Santos Pinheiro
Cristina Santos Pinheiro PDF Print E-mail
Monday, 05 November 2007

Sample ImageE-mail: This e-mail address is being protected from spam bots, you need JavaScript enabled to view it

Unidade de I&D: Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa 

Habilitações Académicas

1996: Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;

2001: Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Literatura Latina, sob orientação da Professora Doutora Cristina Pimentel, Professora Catedrática da Universidade de Lisboa, com a classificação de Muito Bom;Prepara dissertação de Doutoramento sob orientação da Professora Doutora Cristina Pimentel na área da Literatura Latina. 

Domínios de investigação

Literatura Latina do Século de Augusto

História Social Romana 

Publicações  

PINHEIRO, C. SANTOS (2000), “Dido e a transgressão do feminino na Eneida de Vergílio” in Maria Elisete ALMEIDA & Michel MAILLARD (edd.), O Género nas Línguas, Culturas e Literaturas, Funchal, Centro METAGRAM-Universidade da Madeira;
CASTRO, M., FERNANDES, S., PINHEIRO, C. S. & PINHEIRO, J. (2000), Guia de Sites da Antiguidade Clássica, Funchal, Edição policopiada por ocasião da Infofutur (Tecnopolo, 25 de Setembro a 1 de Outubro).
PINHEIRO, C. SANTOS (2001), Percurso de Dido, rainha de Cartago, na Literatura Latina (trabalho de síntese apresentado e defendido na Universidade da Madeira), Funchal.
PINHEIRO, C. SANTOS (2002), “Cleópatra e o poder da perversidade na Vida de Marco António de Plutarco” in José Ribeiro FerreiRA (coord.), Actas do Congresso Plutarco Educador da Europa, Coimbra, Fundação Eng. António de Almeida;
PINHEIRO, C. SANTOS (2002), “Medeia e a elegia: uma leitura da Heroidum Epistula XII de Ovídio” in Aires A. NASCIMENTO (coord.), De Augusto a Adriano: Actas do Colóquio de Literatura Latina, Lisboa, Euphrosyne;
PINHEIRO, C. SANTOS (2003), “Pius Aeneas: considerações sobre o significado de Pietas na Eneida de Vergílio (II, vv. 707ss.)” in Maria Zina G. de ABREU & Marcelino de CASTRO (coord.), Estudos de Tradução: Actas de Congresso Internacional, Cascais, Principia, pp. 461-71.
PINHEIRO, C. SANTOS (2006) “As vítimas da guerra na Eneida de Vergílio” Clássica 25, pp. 51-72.
PINHEIRO, C. SANTOS, “Ser criança em Roma: a infância na Literatura Latina” (a publicar nas Actas do Congresso A Literatura e as Artes em torno da Criança).
PINHEIRO, C. SANTOS “A Filha do Princeps: Júlia e a legislação moral de Augusto” (a publicar nas actas do Colóquio da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos Identidade e Cidadania, da Antiguidade aos Nossos Dias).
PINHEIRO, C. SANTOS (2008), "O paradigma da mater orba nas Metamorfoses de Ovídio" in Aires A. NASCIMENTO & Cristina PIMENTEL (edd.), Ovídio: exílio e poesia. Leituras ovidianas no bimilenário da "relegatio", Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, pp. 159-170.
 
< Prev   Next >
© 2019 Departamento de Psicologia e Estudos Humanísticos
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.