Blogue
Blogue
A procura da perfeição. versão para impressão enviar por e-mail
Geral
Escrito por GM   
02-Jan-2016
 Le poème est l’amour réalisé du désir demeuré désir.
  Réne Char
Ler mais...
 
Sublinhados versão para impressão enviar por e-mail
Geral
Escrito por GM   
19-Out-2015

Verbo ser

 

Que vai ser quando crescer? 

Vivem perguntando em redor. Que é ser? 

É ter um corpo, um jeito, um nome? 

Tenho os três. E sou? 

Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? 

Ou a gente só principia a ser quando cresce? 

É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? 

Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? 

Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R. 

Que vou ser quando crescer? 

Sou obrigado a? Posso escolher? 

Não dá para entender. Não vou ser. 

Vou crescer assim mesmo. 

Sem ser Esquecer.

Carlos Drummond de Andrade (poeta brasileiro)

 
Contextos de vida na infância: família e instituição de educação de infância versão para impressão enviar por e-mail
Geral
Escrito por GM   
24-Jun-2015
Image
 
Os atributos, ou grupos de atributos, das famílias das crianças em contextos de educação de infância (EI) que são partilhados nos respectivos quadros familiares de referência, nomeadamente o nível socioeconómico e sociocultural, constitui-se como uma das coordenadas estruturais nas variáveis das estratégias educativas e nas modalidades de relação que promovem com a creche e o jardim de infância. Assim, a partir do resultado de alguns estudos sobre esta problemática, posso adiantar que a relação família instituição de EI é mais próxima nas famílias que detém maior capital social. Ou seja, são precisamente aquelas crianças que mais precisam de medidas compensatórias na sua educação que vêem obliteradas as vantagens daquela relação. É por isso de suma importância que a relação família e instituição de EI se revista de um investimento intencional no conhecimento mútuo de forma a iluminar a possibilidade das crianças viverem uma infância com qualidade.
 
Qualidade versão para impressão enviar por e-mail
Geral
Escrito por GM   
03-Jun-2015


"(...)a qualidade [na educação de infância] é de natureza desenvolvimental, isto é visa a transformação e não  a mera apreciação, e é levada a cabo em parcerias que envolvem os atores da instituição [de educação], através da colaboração e negociação, em torno da realidade atual que se deseja transformar" (Oliveira-Formosinho, 2009, p. 7)
 
Ler versão para impressão enviar por e-mail
Geral
Escrito por GM   
18-Mai-2015

Que fazer? Esquecer o passado e viver um dia de cada vez rumo ao futuro, correndo o risco de perder o sentido de identidade? Ou, recordar o passado remoendo  sobre as  vicissitudes da vida que toldam a memória dos bons momentos  vividos? Eis o dilema da memória, ou da falta dela,  no livro "O Gigante Enterrado" de Ishiguro (2015).

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 9 de 258

Quem está Online