Untitled Document
Subscreva a nossa mailing list e seja o primeiro a receber informações sobre as nossas iniciativas: clique aqui.
 
 
 
 
 
 
 

Breves dados biográficos de Manuel de Nóbrega

 

1928

Nasceu a 16 de Abril, no Curral das Freiras, Câmara de Lobos, Ilha da Madeira.

1940/1952

Cursou o curso do Seminário do Funchal.

1940/1954

Pesquisou e lidou com as colecções do Museu de História Natural do Seminário do Funchal. Algumas das novidades descobertas foram publicadas por Alphonse Luisier na revista Brotéria e noutras revistas científicas no estrangeiro. Acompanhou vários naturalistas e investigadores no Arquipélago da Madeira como A. Luisier, José Gonçalves da Costa e Herman Persson entre outros.

1956/1996

Paroquiou em sete freguesias da Ilha da Madeira. Em 1974 reconstruiu a Capela de Fátima, no Cabo Girão, destinada a peregrinações.

 


1984/1998

Instalou o Museu de História Natural do Seminário do Funchal no Jardim Botânico da Madeira. Como técnico do Jardim Botânico da Madeira criou o herbário de plantas criptogâmicas, incrementou as colecções do herbário e do museu e desenvolveu estudos no âmbito da botânica. Na Madeira, colheu pela primeira vez plantas deRanunculus flamula,  redescobriu na natureza plantas de Berberis maderensis, núcleos de Monizia edulisBunium brevifoliumArmeria maderensisGoodyera macrophyllaRubia fruticosa e do feto Polystichum drepanum.

 

Em 1998 foi condecorado com a Ordem de Mérito por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.


Em homenagem a Manuel de Nóbrega duas espécies de musgos, endémicas da Madeira, foram descritas para a Ciência: Nobregae laetinervis e Fissidens nobreganus.

 
 

Artigos 2012

 

Uma vez terminado o Ano Internacional da Florestas - 2011, a rubrica "As dicas de Nóbrega" assume, em 2012, a desiganção de "Comunicação Ecológica". O ISOPlexis dá assim continuidade à colaboração com o naturalista Padre Manuel de Nóbrega, que se iniciou em 2010.

Ver artigos aqui.

 
 

Artigos 2011

 
 

No Ano Internacional da Floresta - 2011 - o ISOPlexis lança a rubrica "Dicas Florestais", com a colaboração do naturalista de reconhecido nome, Padre Manuel de Nóbrega.

Ver artigos aqui.