Untitled Document
Subscreva a nossa mailing list e seja o primeiro a receber informações sobre as nossas iniciativas: clique aqui.
 
 
 
 
 
 
FORMAÇÃO AVANÇADA
 
 
CURSO LIVRE
Do Poio ao Prato, inovação com tradição”
Temática: Batata-doce e Maçã Regional
 

Grau conferido

não confere grau

Director de curso

Miguel Ângelo Almeida Pinheiro de Carvalho

Contacto (e-mail)

quercus@uma.pt

 

Objectivos

  • Munir os alunos com conhecimentos na área da biodiversidade, diversidade e recursos agrícolas, produções e produtos locais e de época que possam ser valorizados e utilizados na culinária.
  • Promover a troca de experiências intergeracionais entre os participantes, bem como de conhecimentos sobre agricultura e tradições gastronómicas.
  • Desenvolver atitudes societais relacionadas com a promoção de hábitos alimentares e tradições gastronómicas locais, conservação da biodiversidade, paisagem, costumes e práticas agrícolas tradicionais.
  • Contribuir para reforçar entidade madeirense, através da promoção da cultura e gastronomia.
  • Contribuir para o desenvolvimento regional sustentado, através da promoção de conhecimentos que permitam a diversificação das formas de rendimento das populações.
  • Promover os conhecimentos e formação em culinária, utilizando produtos regionais para inovar e desenvolver receitas contemporâneas.

 

Competências

As principais competências a desenvolver pelos estudantes são:

  • Desenvolver competências nas áreas temáticas do curso, nomeadamente que permitam identificar recursos agrícolas e produções de época locais, avaliar a origem e qualidade dos produtos, compreender as diferenças de valor energético e nutricional dos alimentos, a relação entre as produções locais, gastronomia e economia local.
  • Desenvolver competências na área da culinária.

Os alunos terão ainda a possibilidade de aumentar os conhecimentos e as competências em diversas áreas que vão desde a biodiversidade, agrodiversidade, produção e à utilização culinária dos produtos e recursos locais.

Regime Letivo

O curso funcionará após as 17 horas na componente letiva teórico e teórico-prática, a componente prática de gastronomia fica condicionada à disponibilidade da infraestrutura (cozinha e área de restauração).

 
 
Clique aqui para obter mais informação sobre o curso (ver Guia do Aluno, secção "Cursos Livres")
 
 
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AGRICULTURA BIOLÓGICA
 

Grau conferido

Curso de Especialização Tecnológica (pós 12º Ano)

Director de curso

Miguel Ângelo Almeida Pinheiro de Carvalho

Contacto (e-mail)

quercus@uma.pt

 

Objectivos

O Curso de Especialização Tecnológica em Agricultura Biológica tem por objectivo ministrar formação de nível VI, preparando Técnicos Especialistas em Agricultura Biológica, habilitados com um conjunto de competências que lhes permitirá o exercício de funções técnicas, organizacionais e de coordenação na área da produção agrícola biológica.

Os técnicos estarão aptos a executar tarefas de selecção e planeamento de cultivos, de promoção das práticas agrícolas próprias do modo de produção biológico, planeamento da produção, de concepção de projectos agrícolas e de gestão e marketing agrícola, de modo a satisfazer as necessidades de um sector em crescimento e as exigências dos consumidores em relação à qualidade e segurança alimentar.

Duração: 3 semestres.

Horário: O curso adopta um horário misto, com a concentração das actividades lectivas no período da tarde (de segunda a quinta-feira), sexta-feira (todo o dia) e sábados (manhã).

 
 
Clique aqui para obter mais informação sobre o curso (www.uma.pt)