Por um futuro sustentável!

O ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar é uma unidade de investigação, que desenvolve atividade nos domínios da Agricultura, Sustentabilidade, Agroalimentar e Tecnologia alimentar, com enfoque na agrodiversidade senso lato, recursos genéticos, variedades locais, tecnologia alimentar e produtos alimentares. 

O ISOPlexis tem como missão contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e tecnologia promovendo a sustentabilidade do setor agrícola e agroalimentar, e cooperando na promoção e desenvolvimento da bioeconomia. 

O ISOPlexis participa em projetos e programas de investigação nacionais e internacionais, contribuindo para a implementação dos Planos Nacional e Europeu para os Recursos Genéticos e das Estratégias de Especialização Regional (RIS3-RAM e RIS-NET), e participa na Rede Regional de Bancos de Germoplasma da FAO. O Centro tem como parceiros diversos centros de investigação nacionais e internacionais e diversas entidades regionais. A unidade participa na formação avançada e oferta formativa da Universidade da Madeira, promovendo o conhecimento e a cultura científica. 

O Centro é formado pelos grupos de investigação ISOPLab e QSALab, e pelas estruturas internas BG ISOPlexis e ISOPServiços

 ESTRUTURA DO CENTRO INVESTIGAÇÃO & PROJETOS

REGISTRATION IS OPEN!

A missão do projeto GRIN-Global é fornecer uma versão escalável da Rede de Informação de Recursos de Germoplasma (GRIN) adequada para uso por qualquer banco de genes interessado no mundo.

VARIEDADES TRADICIONAIS


O ISOPlexis desenvolve, desde 1996, um programa de inventariação, conservação ex situ e in situ, cadastragem e avaliação das variedades locais e tradicionais da RAM.

 MAIS INFORMAÇÃO

INVESTIGAÇÃO


O programa de I&D do ISOPlexis centra-se na inventariação, recolha, caracterização, avaliação e valorização dos recursos biológicos.

 MAIS INFORMAÇÃO

SERVIÇOS À COMUNIDADE


Dispomos de um conjunto de serviços e análises, que inclui o aconselhamento na produção baseada em variedades regionais, entre outros. 

 MAIS INFORMAÇÃO

FORMAÇÃO


Disponibilizamos cursos e ações de formação, entre os quais destacamos o CTeSP em Agricultura Biológica, da Universidade da Madeira.


 MAIS INFORMAÇÃO

PUBLICAÇÕES


Desde 1998 publicamos mais de 351 trabalhos, incluindo monografias, capítulos, artigos em revistas nacionais e internacionais. 


 MAIS INFORMAÇÃO

PARCEIROS


No âmbito dos projetos de investigação, procuramos estabelecer parcerias com empresas e entidades regionais, nacionais e internacionais.


 MAIS INFORMAÇÃO

CTeSP em AGRICULTURA BIOLÓGICA

O curso visa preparar técnicos profissionais capazes de desenvolver, de forma autónoma ou integrada em equipa, funções técnicas, organizacionais e de coordenação em explorações agrícolas, empresas afins ou titulo individual, atividade no ramo agrícola, agroalimentar ou de turismo rural que vise a implementação e gestão de sistemas de produção em modo biológico (MPB), adotando e aplicando métodos e práticas culturais específicos na estrita observância dos fundamentos, normas e legislação em vigor, e da satisfação das exigências dos consumidores em relação à sustentabilidade, qualidade e segurança alimentar.

mais informação aquiVer video promocional 1
Ver video promocional  2

ISOPlexis

Universidade da Madeira
Campus da Penteada
9020-105 Funchal - PORTUGAL 

www.uma.pt/isoplexis
isoplexis@mail.uma.pt
facebook.com/isoplexis.centro
Tel.: +351 291 705 000 ext. 5408

Copyright © ISOPlexis 2007 -

AFSS2021  Agriculture and Food Sustainability Symposium 2021   REGISTER NOW!