Untitled Document
Subscreva a nossa mailing list e seja o primeiro a receber informações sobre as nossas iniciativas: clique aqui.
 
 
 
 
 
 
NOTÍCIAS
 
Subscreva a nossa mailing list e seja o primeiro a receber informações sobre as nossas iniciativas: clique aqui.
 
UBQ II, Lda. analisada ao pormenor na rúbrica do DN "Empresa vista de perto"

 

UBQ II, Lda., empresa que em parceria com o BG ISOPlexis explora o potencial nutricional e económico das algas marinhas, analisada ao pormenor na rúbrica do Diário de Notícias - Madeira, "Empresa vista de perto".

 

Leia o artigo aqui.

 
 
BG ISOPlexis referenciado no Iniciativa Europeia para os Recursos Genéticos para Agricultura e Alimentação

O BG ISOPlexis foi referenciado pela União Europeia entre as entidades que detêm coleções significativas de recursos genéticos para agricultura e alimentação, no levantamento realizado pela Arcadia International e Valdani Vicari & Associati no âmbito do projeto “Preparatory action on EU plant and animal genetic resources in agriculture”.

 

O projeto visa desenvolver uma estratégia europeia comum para os recursos genéticos, tendo como principal objetivo melhorar a comunicação, troca de conhecimentos e networking entre os bancos de germoplasma e stakeholders interessados na conservação e uso sustentado dos recursos genéticos agrícolas. Bem como, promover formas de utilização sustentável e economicamente viáveis desses recursos.


O projeto vem dar resposta a um dos pontos da Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade rumo a 2020, que evidencia a importância da conservação da agrobiodiversidade na Europa. A identificação do BG ISOPlexis no âmbito da iniciativa posiciona a RAM em termos da Estratégia Europeia para a Agricultura sustentável e Segurança Alimentar.


O Mapa Europeu dos Recursos Genéticos pode ser consultado em www.geneticresources.eu.

 
 
Dia Portas Abertas - 18 de maio

O BG ISOPlexis vai promover um dia de Portas Abertas, a 18 de Maio de 2015.

 

Este evento insere-se nas comemorações do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, organizado pela  European Plant Science Organisation (EPSO), e ainda do Dia Internacional da Biodiversidade, no âmbito do evento “Pé n’A Terra 2015” promovido pela Biodiversity4all.

 

Inscreva-se e venha conhecer o banco de germoplasma e os seus projetos de investigação. Preparámos diversas atividades para si: visitas guias, exposições, atividades práticas no laboratório e no campo, workshops. Não perca a oportunidade de ver o maior espólio de recursos agrícolas e silvestres de interesse económico para a região.

 

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

 

Mais informações aqui.

 
 
ISOPlexis representado em conferência internacional sobre agricultura e alterações climáticas

O Banco de Germoplasma ISOPlexis, representado pelo seu curador Humberto Nóbrega, participou na Conferência Internacional “Agriculture and Climate Change – Adapting crops to increased uncertainty”, entre os dias 15 e 17 de Fevereiro de 2015, no NH Grand Hotel Krasnapolsky, no centro de Amsterdão. A Conferência incidiu sobre o impacto das alterações climáticas sobre as culturas, espécies agrícolas e produção agrícola, e explorou abordagens para manter e aumentar a produtividade das culturas face a essas alterações. Dividiu-se em oito Sessões Plenárias e duas Sessões de Posters que podem ser consultados aqui, contando com 8 keynote speakers e 30 outros oradores convidados provenientes de vários países.

 

 

O BG ISOPlexis participou com a comunicação em poster “Screening of elite and local taro (Colocasia esculenta) cultivars for drought tolerance”, que apresentou os resultados preliminares dos estudos de tolerância à seca do inhame no âmbito do projeto europeu EU Aid Taro, DCI-Food/2009/45 "Adapting propagated crops to climatic and commercial changes". Nesta comunicação foi apresentada uma classificação de 34 cultivares de inhame em relação à sua tolerância à seca, onde se realça a resistência de 6 cultivares da Madeira (2), Canárias (2), Papua Nova Guiné (1) e Tailândia (1). Um modelo de stress hídrico no inhame está a ser desenvolvido pela equipa do BG ISOPlexis, com o objectivo de permitir o melhoramento da cultura.

 
Investigação e Inovação em Ambiente Empresarial

No passado dia 5 de Dezembro de 2014, a empresa UBQ II recebeu a aprovação oficial da sua candidatura “Blue Iodine. Boost BLUE economy through market uptake an innovative seaweed bioextract for IODINE fortification”- O projeto é financiado através do instrumento de apoio às PMEs do programa Horizonte 2020 destinado a promover a investigação, desenvolvimento e inovação no tecido empresarial da União Europeia. A UBQ II é uma microempresa da RAM criada para desenvolver e produzir novos produtos para o mercado regional, nacional e internacional, que aposta fortemente na inovação e na criação de emprego científico. Na sua atividade e conceção do projeto Blue Iodine, a UBQ II conta com o apoio científico-técnico do Banco de Germoplasma ISOPlexis (BG ISOPlexis), ao qual se encontra ligado por uma parceria estabelecida, celebrada através de acordo de colaboração assinado com a Universidade da Madeira, a 6 de Outubro de 2010.

 


Nas 2 fases de candidatura que decorreram até ao momento, 4565 PMEs europeias submeteram propostas de projetos à UE, sendo que a taxa de aprovação foi de 5,6%. O projeto Blue Iodine é uma das propostas aprovadas, tornando-se a UBQ II na 5ª empresa portuguesa a conquistar este financiamento. O projeto, que se encontra na fase de celebração do contrato, recebeu um financiamento de € 50.000 para o desenvolvimento e fundamentação do conceito e ideia de negócio, e poderá numa 2ª fase aspirar a um financiamento que ascenderá aos 2,5 milhões de euros.


A aprovação deste projeto irá fortificar a empresa no mercado das biotecnologias azuis, incrementando a investigação e inovação na área da produção de extratos enriquecidos, obtidos a partir de algas marinhas produzidas em condições de semicativeiro. Estes extratos poderão ser incorporados em produtos alimentícios ou comercializados como suplementos com o intuito de colmatar algumas carências nutricionais, derivadas do consumo deficiente de aminoácidos essenciais, minerais e iodo.

 
Inhame: Adaptando as culturas às novas condições climáticas e de mercado

O BG ISOPlexis/Germobanco integra a rede International Network for Edible Aroids (INEA), que engloba instituições de 19 países e realiza o projeto europeu EU Aid Taro, DCI-Food/2009/45 “Adapting propagated crops to climatic and commercial changes”. Esta rede visa a cooperação no domínio da troca de recursos genéticos, biotecnologias e informação sobre a cultura do inhame (Colocasia esculenta (L.) Schott). No âmbito do projecto a rede procura construir um modelo e desenvolver metodologias que permitam a adaptação desta espécie às alterações climáticas e de mercado, e que possam ser extrapoladas e transferidas para outras culturas tropicais tuberosas ou de propagação vegetativa.


O inhame é a nona cultura mais praticada a nível mundial, sendo uma fonte de alimento e rendimento muito importante na África e na Asia. A planta apresenta necessidades hídricas elevadas, durante o seu desenvolvimento, e a sua produção está especialmente ameaçada pelas alterações climáticas em curso, que prevêem uma redução acentuada da disponibilidade de recursos hídricos. No âmbito do projecto, o BG ISOPlexis, coordena o WP5, uma das tarefas chave, que visa a criação de um modelo de stress hídrico para a cultura, o rastreio dos seus recursos genéticos em relação à tolerância à seca e o desenvolvimento de metodologias que permitam a avaliação dos recursos genéticos pelos diferentes parceiros. Ensaios agronómicos piloto e completos (full) têm sido realizados, com a colaboração da DRADR, Centro de Horticultura e do Microlab (multiplicação de germoplasma enviado pelo SPC (Secretariat of the Pacific Community)). Uma avaliação e classificação compreensiva de 35 cultivares inhame quanto à sua tolerância ou susceptilibade à seca foi realizada. Entre estas cultivares, incluem-se 15 de elite fornecidas pelo SCP, Fiji, 18 cultivares da Macaronésia (10 da Madeira, 6 das Canárias e 2 dos Açores) e 1 de Chipre, e envolvendo mais de 600 plantas.

 


A análise preliminar dos resultados permitiu detectar diferenças significativas na capacidade de tolerar défice de irrigação, e permitiu elaborar um escalonamento das variedades estudadas em relação à tolerância ao stress hídrico. Os resultados obtidos serão comunicados no simpósio “Agriculture and Climate Change - Adapting crops to increased uncertainty”, que decorrerá em Amesterdão (Holanda), em Fevereiro de 2015.

 

Das 35 cultivares, 12 foram selecionadas para um novo ensaio, em que se estudará de uma forma mais aprofundada o comportamento destas quando sujeitas à seca. O material selecionado nestes ensaios será utilizado em programas de melhoramento da cultura em relação à seca e estão ser identificados os caracteres e marcadores funcionais que permitam essa selecção e melhoramento assistido.

 

A equipa de investigação envolve 4 elementos do BG ISOPlexis supervisionada pelo estudante de doutoramento Filipe Ganança.
 
1 de dezembro: Conferências: “Valorização de recursos genéticos e bioeconomia”

 

O Banco de Germoplasma ISOPlexis, da Universidade da Madeira, promove, no próximo dia 1 de dezembro, pelas 16h00, na sala do Senado (Penteada, piso -2), duas conferências sobre a valorização de recursos genéticos e bioeconomia.

 

A primeira, intitulada “Papel do Banco de Germoplasma ISOPlexis na Valorização dos Recursos Genéticos da Madeira”, será proferida pelo Professor Miguel Ângelo Carvalho, coordenador científico do BG ISOPlexis.

 

Posteriormente, o Doutor Jan Slaski, da Alberta Innovates Technology Futures (Canadá) e membro do BG ISOPlexis, fará a sua intervenção, que visa abordar as multiaplicações, a nível alimentar e de fibras, da cultura de linho no Canadá, com a conferência: “Flax in Canada: A Multipurpose Crop for Food and Fibre”.

 

A entrada é livre, no entanto, recomenda-se a inscrição prévia através do formulário disponível aqui.

 

Será atribuído certificado aos participantes.

 
21 de novembro: "Diferenciar e Valorizar a Sidra Regional"

 

O ISOPlexis associa-se a um conjunto de atividades que a Junta de Freguesia do Jardim da Serra vai promover no Hotel Quinta da Serra, na próxima sexta-feira, dia 21 de novembro de 2014, e que visam diferenciar e valorizar a sidra regional. O programa tem início às 18h30 com uma conferência sobre a ‘Produção de Sidra de Pero Domingos’, seguida por uma apresentação de um lote de 2013 de Sidra engarrafada e de uma degustação de ice tea de Sidra com frutos vermelhos. A participação nesta primeira parte de atividades é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia.

 

Ao início da noite, pelas 20h00, decorre mais uma edição dos jantares temáticos que o ISOPlexis tem vindo a promover no âmbito do Projeto “Do Poio ao Prato: Inovação com Tradição”, que tem como objetivo a divulgação e transferência de conhecimento, junto do público em geral, sobre recursos e produções locais e seu uso na gastronomia madeirense. A inscrição no jantar tem um custo de 27.50€ por pessoa.

 

 

As inscrições podem ser feitas para todo o programa ou apenas para uma das partes, até ao dia 19 de novembro, através dos seguintes contactos:

- Junta de Freguesia do Jardim da Serra: 291946777 / 917768427, jfjardimserra@gmail.com.
- Germobanco/ISOPlexis: 291705000, isoplexis@uma.pt.
- Hotel Quinta da Serra: 291640120, manager@hotelquintadaserra.com.

 

PROGRAMA

PARTE I

18:30 Conferência sobre Produção de Sidra de Pero Domingos
Técnico em Agricultura Biológica Lino Pinto
Eng. Regina Pereira

 

19:00 Apresentação de Sidra Engarrafada (Lote de 2013)
Avaliação da Sidra por Provadores Profissionais
Escanção Américo Pereira
Eng. Regina Pereira
Eng. Francisco Albuquerque

 

19:30 Degustação de Ice Tea de Sidra com Frutos Vermelhos
Participação de Todo o Público Presente

 

Número máximo de inscrições: 90. Inscrição gratuita e com direito a certificado.

 

 

PARTE II

20:00 Jantar Temático - Projeto do Poio ao Prato

• Sopa de Maçã e Cebola com Sidra de Pero Domingos
• Bochechas de Porco Preto com Bagaço de Maçã
• Batata Doce Frita (variedade de Japonesa Preta) e Castanhas Fumadas
• Tarte de Tantim com Gelado de Batata Doce
• Pão e Manteiga
• Água com e sem Gás, Vinho da Casa e Café

Inscrição por pessoa para o jantar: 27,50€

 
Projeto "Do Poio ao Prato" apresenta: Show Cooking na Festa da Maçã da Camacha

 

O projeto "Do Poio ao Prato: Inovação com Tradição" promove, no âmbito da Festa da Maçã da Camacha 2014, um Show Cooking que visa a demonstração da confeção de receitas com base em variedades agrícolas de origem na Camacha, seguido de uma degustação dos pratos preparados. Em destaque vão estar a Maçã Barral da Camacha, a Maçã Cara de Dama (Pêro Raineto), a Maçã Raineta da Camacha e a Cebola da Camacha.

 

Esta iniciativa decorre no dia 25 de outubro de 2014, pelas 14h00, na Casa do Povo da Camacha.

 

As inscrições estão abertas até ao dia 24 de outubro (12h00) e têm um custo de 15 Euros por pessoa.

 

[Formulário de inscrição]

 
Banco de germoplasma ISOPlexis com 2626 novas entradas

A investigadora Sara Castro, através de uma posição financiada pela ARDITI, tem vindo a desenvolver o seu trabalho no BG ISOPlexis/Germobanco procedendo à pesquisa, sistematização, organização e inserção da informação sobre os Recursos Genéticos para Agricultura e Alimentação (RGAA) num Sistema de Documentação e Informação (SDI), utilizando a plataforma GRIN-GLOBAL.

 

Esta plataforma, destinada à inventariação e monitorização da agrodiversidade e recursos genéticos, permite a inclusão do BG ISOPlexis/Germobanco num sistema global de documentação e informação.

 


Do trabalho da investigadora resultam já 2626 novas entradas no SDI com 3777 movimentos de inventário introduzidos e consultáveis. Além do SDI facilitar a gestão dos RGAA, futuramente o acesso à informação sobre as variedades agrícolas regionais, os recursos genéticos e material de propagação conservado no banco e/ou disponível para o sector agrícola, chegará também ao público em geral, e agentes interessados (stakholders).

 
Workshop Projeto Madcrypto: "À descoberta dos musgos, hepáticas e líquenes da Madeira"

 

No âmbito do projeto de investigação “Modelação da diversidade florística e genética de criptogâmicas: um instrumento para a gestão da floresta natural da Madeira (MadCrypto)”, realiza-se na Madeira, nos dias 23 e 24 de setembro de 2014, um workshop que visa a divulgação dos resultados e demonstração das metodologias aplicadas neste projeto. Desta forma, será possível apresentar as principais conclusões obtidas e, consequentemente, apoiar a tomada de decisões respeitantes à gestão da floresta natural da Madeira.

 

Para além de um conjunto de conferências e outras atividades, previstas para o dia 23, realizar-se-á uma saída de campo, no dia 24, com o objetivo de exemplificar in situ a metodologia de amostragem utilizada e proporcionar uma introdução à identificação de briófitos e líquenes no campo.


Convidam-se todos os interessados em participar no referido evento, inscrevendo-se a partir da página do workshop, disponível aqui. A participação é gratuita.

 
Barbecue BIO no Hotel Quinta da Serra

 

Com o objectivo de promover as variedades regionais e a excelência dos produtos biológicos, o ISOPlexis Germobanco, da Universidade da Madeira, em associação com a OrganicA, promove um "Barbecue BIO", iniciativa integrada no projeto "Do Poio ao Prato", a decorrer no próximo dia 27 de julho, no recém-inaugurado Hotel Quinta da Serra.

Antes da refeição, confeccionada pelo Chef Yves Gautier, os participantes terão oportunidade de conhecer a quinta, cuja área agrícola está certificada à Agricultura Biológica e poderão saber mais sobre o modo de produção de alguns dos alimentos que apreciarão durante o almoço.

A participação é limitada a 50 inscrições.

 

[Formulário de inscrição]

 
 
"Do Poio ao Prato" apresenta novo jantar temático na Ribeira Brava

 

O projeto "Do Poio ao Prato: Inovação com Tradição" anuncia a realização de um novo Jantar Temático, desta feita, combinando os sabores das variedades regionais de Batata-doce, Anona e Pera Abacate. À semelhança das anteriores, esta iniciativa visa dar continuidade à promoção a valorização gastronómica das variedades antigas regionais e suas produções locais, contribuindo para a diversificação e diferenciação da economia local e destino turístico.

 

Inscreva-se aqui e reserve já o seu lugar para o jantar que acontece no próximo dia 7 de fevereiro, no Restaurante Don Luis (Ribeira Brava), pelas 20h00. O menu será preparado pelo Chefe Yves Gautier, tendo por base as variedades de produtos regionais, referidas anteriormente. O preço do jantar por pessoa é de 17€.

 

Pode ver ou rever as fotografias das duas iniciativas anteriores no nosso facebook aqui e aqui.

 
 
Jantar temático promove a valorização gastronómica das variedades de feijão e semilha regional

 

No âmbito do projeto "Do Poio ao Prato: Inovação com Tradição" realiza-se mais uma iniciativa que visa promover a valorização gastronómica das variedades antigas regionais e suas produções locais, contribuindo para a diversificação e diferenciação da economia local e destino turístico.

 

Será no próximo dia 18 de julho, pelas 20h30, no Hotel Estalagem da Ponta do Sol, que acontece o jantar temático, cujo menu será preparado pelo Chefe Yves Gautier, tendo por base as variedades de feijão e semilha regional. O preço do jantar por pessoa é de 22€.

 

As inscrições podem ser efetuadas aqui.

 

Pode ver ou rever as fotografias das duas iniciativas anteriores no nosso facebook aqui e aqui.

 
 
Seminário: “Agricultura Biológica e Sustentabilidade – Utopia ou Imperativo Rumo a 2020?”

No âmbito da Semana BioMadeira 2013, a Universidade da Madeira, através do Banco de Germoplasma ISOPlexis, e em colaboração com a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, promove este ciclo de palestras que visam despertar para as diversas potencialidades que o modo de produção biológico apresenta, ao nível da produção, da investigação e da comercialização de produtos de qualidade diferenciada e reconhecida, enquadrados por normativas legais e benefícios que exigem a proteção do ambiente como condição inquestionável para um futuro mais promissor. 

Consulte o programa e inscreva-se aqui. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada até ao dia 22 de maio de 2013.

 
 
Dia do Fascínio das Plantas 2013 - Dia Portas Abertas

Decorre no dia 18 de Maio a iniciativa europeia dedicada à promoção da investigação científica e o conhecimento na área da Biologia Vegetal. Esta iniciativa designada Fascination of Plants Day (Dia do Fascínio das Plantas) é promovida pela European Plant Science Organisation (EPSO).

 

O Banco de Germoplasma ISOPlexis da Universidade da Madeira junta-se a esta iniciativa, abrindo as portas dos seus laboratórios e campos de ensaio ao público em geral, no dia 17 de maio, entre as 10h00 e as 15h30.

 

Consulte o programa, inscreva-se e faça-nos uma visita!

 

Mais informações aqui.

 
 
ISOPlexis participa em encontro sobre “As Redes na Conservação e Valorização dos Recursos Genéticos Vegetais”

O Banco de Germoplasma ISOPlexis/Germobanco participa no encontro da RITECA (Rede de Investigação Transfronteiriça Extremadura, Centro e Alentejo) sobre “As Redes na Conservação e Valorização dos Recursos Genéticos Vegetais” que decorrerá no INIAV, dia 23 de Abril, em Elvas.

 

O Encontro pretende evidenciar a importância estratégica dos recursos genéticos vegetais na agricultura e alimentação. Será discutida a importância do papel das redes na atividade de conservação e valorização dos recursos genéticos vegetais.

 

Nesta jornada, os participantes terão oportunidade de partilhar experiências e estabelecer contatos para futuras colaborações. O objetivo geral do encontro será intensificar a colaboração entre os centros de investigação que se dedicam à atividade de recursos genéticos e divulgar os trabalhos de experimentação que estão a ser desenvolvidos pelos parceiros envolvidos nesta atividade.

 
 
Alunos dos CETs de Agricultura Biológica organizam conferência sobre permacultura

No próximo dia 5 de abril de 2013, pelas 19h00, realiza-se no anfiteatro 2, da Universidade da Madeira, a conferência "O Papel da Permacultura na Reestruturação da Sociedade", a ser proferida por João Jorge, arquiteto urbanista e permacultor certificado na Austrália, com Bill Mollison e Geoff Lawton.

 

A entrada é livre e não requer inscrição prévia.

 

Esta iniciativa é promovida pelos alunos do CETs de Agricultura Biológica.

 
 
Implementação do software GRIN-Global como o sistema de registo do Isoplexis Germobanco

 

O e-bulletin da Eurisco, edição de janeiro de 2013, publicou uma nota da autoria de Pinheiro de Carvalho, M. A. A. & Nóbrega, H., sobre a implementação do software GRIN-Global como o sistema de registo do ISOPlexis Germobanco.

 

Ver e-bulletim

Ver nota publicada

 
 
Almoço degustação promove a valorização gastronómica das variedades antigas regionais

 

O ISOPlexis/Germobanco e o restaurante Armazém do Sal, no âmbito do projeto "Do Poio ao Prato: Inovação com Tradição" estabelecem uma parceria que visa promover a valorização gastronómica das variedades antigas regionais e suas produções locais contribuindo para a diversificação e diferenciação da economia local e destino turístico.

 

Neste contexto, anuncia-se a realização de um almoço degustação, a ter lugar no restaurante Armazém do Sal, dia 26 de janeiro de 2013. Iniciativa que visa divulgar os usos e aptidões culinárias de variedades de batata-doce e maçã regional.

 
 
Conferência - dia 5 de dezembro de 2012

 

No próximo dia 5 de dezembro, pelas 16h00, o ISOPlexis promove, na Universidade da Madeira, uma conferência sobre o desenvolvimento e comercialização de novas tecnologias que fomentam o crescimento da bioeconomia no Canadá, um estudo de caso: o cânhamo industrial, a ser proferida pelo Doutor Jan J. Slaski, investigador no Alberta Innovates Technology Futures e no ISOPlexis. 

A entrada é livre.

 
 
ISOPlexis associa-se ao Dia do Fascínio das Plantas 2013

 

O Dia do Fascínio das Plantas 2012 (Fascination of Plants Day) foi um grande sucesso em todo o mundo e particularmente em Portugal, onde cerca de 70 instituições, incluindo o ISOPlexis, realizaram atividades para promover o fascínio das plantas e a necessidade da sua investigação. Entre os 39 países participantes a nível mundial, Portugal foi o que realizou mais atividades para celebrar este dia. Pode testemunhar o sucesso desta primeira iniciativa em http://www.plantday12.eu/ portugal-success-story-2012.htm 

A 18 de maio de 2013 voltaremos a celebrar internacionalmente o DIA DO FASCÍNIO DAS PLANTAS. Pretende-se com esta iniciativa fazer com que o maior número possível de pessoas em todo o mundo desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque.

Saiba mais em http://www.plantday12.eu/.

 
 
ISOPlexis recebe visita de 90 alunos da Escola do Campanário

 

No próximo dia 26 de dezembro, a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Campanário) efetuará uma visita de estudo aos laboratórios do ISOPlexis. O grupo, constituído por cerca de 90 alunos do 9º ano, terá oportunidade de conhecer o Banco de Germoplasma ISOPlexis, as colecções e culturas ex situ, os laboratórios de bioquímica e análise nutricional e o laboratório de biolgia molecular e biotecnologia.

 
 
Parceria Klorane - ISOPlexis - Jardim Botânico da Madeira


A Klorane apoia o Banco de Germoplasma ISOPlexis e o Jardim Botânico da Madeira na conservação in situ e ex situ da espécie endémica Normania triphylla.

 
 
Curso Livre


A Universidade da Madeira (UMa) associa-se ao esforço de valorização dos recursos agrícolas regionais e promoção da bioeconomia regional, através da realização do curso “Do Poio ao Prato, inovação com tradição”, temática batata-doce e maçã regional.

 

Este curso será lecionado por docentes/investigadores da UMa e pelo Chefe Yves Gautier. O curso destina-se ao público em geral, a todos aqueles que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre os recursos e produções locais e seu uso na gastronomia madeirense, e em particular aos profissionais da restauração, do turismo, guias turísticos, seguidores dos movimentos “slow food” ou simplesmente pessoas com sensibilidade para a gastronomia e património madeirenses, e defesa da cultura local.


O curso visa promover as variedades e produções regionais e as tradições culinárias junto do público-alvo, contribuindo para a transferência de conhecimento acumulado para a sociedade. Durante o curso, procurar-se-á estabelecer uma associação inovadora entre os produtos regionais, as tradições culinárias, gastronomia e a cultura madeirense. Espera-se que o curso sirva também para promover troca de experiências e contribua para a criação de uma verdadeira arca de sabores genuínos da Madeira.

 

A 2ª fase de candidaturas está aberta de 1 a 15 de outubro de 2012. Saiba como se candidatar em http://guiadoaluno.uma.pt (ver secção "cursos livres").

 

Ver folheto de divulgação aqui.

Ver o Edital do curso aqui.

 
 
Dia Portas abertas no ISOPlexis


Decorre no dia 18 de Maio a iniciativa europeia dedicada à promoção da investigação científica e o conhecimento na área da Biologia Vegetal. Esta iniciativa designada Fascination of Plants Day (Dia do Fascínio das Plantas) é promovida pela European Plant Science Organisation (EPSO) e coordenada a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal (SPFV).

 

Em simultâneo decorre entre os dias 14 e 19 de Maio a iniciativa internacional Food Revolution Day promovida pela Fundação Jaime Olivier e coordenada localmente pela Madeira Food Revolution e pela DRADR.

 

O Banco de Germoplasma ISOPlexis/Germobanco associa-se a ambas iniciativas através de um conjunto de actividades de divulgação científica, a decorrer no dia 18 de Maio, conforme programa disponível aqui.

 

O ISOPlexis/Germobanco é uma Unidade da Universidade da Madeira que desenvolve investigação fundamental e/ou aplicada no domínio da Biodiversidade, Recursos Biológicos e Biotecnologia. O Banco ISOPlexis tem dedicado uma especial atenção à investigação sobre a agrodiversidade e recursos genéticos utilizados na agricultura e nossa alimentação, e particular ao estudo das problemáticas relacionadas com a importância da diversidade agrícola e das produções locais na sustentabilidade e na garantia da qualidade e segurança alimentar. Estes recursos têm um evidente impacto na diversificação da economia local, no bem-estar e na saúde humana, por este motivo o ISOPlexis/Germobanco está indubitavelmente identificado com ambas as iniciativas destinadas a divulgar e a promover o conhecimento sobre as plantas e as suas utilidades e recuperar hábitos e tradições alimentares saudáveis que na nossa Região devem estar associados às tradições alimentares características da dieta mediterrânea e atlântica.

 

Consulte o programa aqui, inscreva-se aqui e faça-nos uma visita!

 

Estamos também no facebook em www.facebook.com/isoplexis.germobanco.

 

Participe individualmente ou organize-se em grupo!

 
 
Título de Obtentor Vegetal

O Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, através da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, concedeu ao Germobanco Agrícola da Madeira (ISOPlexis, Universidade da Madeira) o Título de Obtentor Vegetal relativo à variedade de Phaseolus vulgaris L., denominada 'Boga'.

 
 
Beta patula entre as espécies avaliadas como "Criticamente em Perigo"

Beta patula é um parente selvagem primário da beterraba e constitui uma importante fonte de genes para a resistência à seca e a vírus. É endémica de dois ilhéus desabitados no arquipélago da Madeira - Ilhéu Chão e Ilhéu do Desembarcadouro - onde cresce em local seco e rochoso, à beira-mar. Está globalmente avaliada como "Criticamente em Perigo". O ISOPlexis colabora no projeto de investigação que visa estudar esta espécie e outras CWRs.

 

Ver ficha de B. patula na "European Red List of Vascular Plants" [PDF].

 
 
Investigadores do ISOPlexis participam na elaboração da “Lista Vermelha Europeia de Plantas Vasculares”

A equipa do ISOPlexis participou na elaboração da “European Red List of Vascular Plants”, recentemente publicada em www.iucnredlist.org.

Nesta publicação, foram registadas 1.826 espécies europeias de plantas vasculares, das quais 467 espécies estão ameaçadas de extinção. Dos três grupos avaliados, destacam-se as CWRs (parentes selvagens de espécies cultivadas) e, em particular, Beta patula (parente da beterraba), espécie que foi considerada como uma importante CWR nesta lista.

 

Descarregar "European Red List of Vascular Plants" [PDF].

 
 
Revitalização da Fruticultura na Freguesia da Camacha e a sua Conversão para o Modo de Produção Biológico

A Junta de Freguesia da Camacha, em parceria com o ISOPlexis, irá proceder à revitalização da fruticultura desta freguesia e a sua conversão para o modo de produção biológico.

 

No âmbito deste projecto, será efetuado o seguinte:

  1. Recolha de informação sobre a cultura da macieira
  2. Criação de um inquérito sobre a satisfação e interesse dos produtores
  3. Inventariação das variedades de macieira
  4. Geo-referenciação e cartografia das variedades
  5. Elaboração de documentação para divulgação da cultura
  6. Levantamento e registo de informação sobre propensão das variedades para o modo de produção biológico
  7. Criação de colecções e avaliação das fruteiras para futuras acções de revitalização
  8. Apoio técnico aos agricultores

Veja o cartaz do projecto aqui.

 
 
Protocolo de colaboração Universidade da Madeira (ISOPlexis) / Insular - Produtos Alimentares, SGPS, S.A.

O Protocolo de Colaboração a assinar entre as partes, tem por objetivo assegurar a realização de ações que contribuam, designadamente para o incremento de conhecimentos nas áreas científicas e tecnológicas em que a UMa desenvolve, atividades de IDT e de prestação de serviços de interesse para a Insular e para a sua área de atividade, podendo ser associadas à realização das mesmas outras entidades públicas ou privadas, mediante mútuo acordo das partes.


As ações de cooperação a impulsionar, visam designadamente a promoção e realização de atividades técnico-científicas e de investigação, a conceção, preparação e desenvolvimento de projetos de interesse comum, particularmente vocacionados para a investigação, desenvolvimento e inovação na área agroalimentar, a preparação e desenvolvimento de ações direcionadas para o desenvolvimento de novos processos industriais, produtos e utilizações dos recursos e produções agrícolas,a prestação de serviços na área de controlo de qualidade e o aperfeiçoamento de competências técnicas e de formação.
Através da assinatura do Anexo Específico nº 1 ao Protocolo de Colaboração, as partes acordam a colaboração envolvendo o ISOPlexis - Banco de Germoplasma, coordenado na UMa pelo Doutor Miguel Ângelo Almeida Pinheiro de Carvalho, em articulação com o Diretor-geral da SIM-Sociedade Insular de Moagens (Sociedade Unipessoal) S.A., Dr. Carlos António Freitas Batista.


Através deste instrumento de cooperação específico, competirá ao Banco de Germoplasma ISOPlexis/ Germobanco, designadamente a avaliação conjuntamente com o SIM de medidas de valorização e desenvolvimento de novos produtos agroalimentares, a realização das atividades de investigação e desenvolvimento experimental, bem como disponibilizar os laboratórios e equipamentos da UMa para a realização de estudos de interesse comum.

 

A assinatura do Protocolo terá lugar na Reitoria da UMa, no dia 8 de julho, às 12 horas, na Sala do Conselho da Universidade/Colégio dos Jesuítas.

 
 
Curso de formação do Grin-Global/ISOPlex

O ISOPlexis e o Bioversity International promovem este curso, que tem por objectivo proporcionar treino para a utilização da ferramenta GRIN-Global. O GRIN é uma plataforma de software permitirá ao ISOPlexis conectar a informação sobre a colecção de germoplasma à rede global e mundial de informação sobre os recursos genéticos.

 

Data: 13 a 17 de Junho de 2011.
Local: Universidade da Madeira

 

Mais informação...

 
 
Seminário "Alimentar o Futuro" - Semana Bio Madeira 2011

O Governo Regional da Madeira, através da SRA/DRADR e a Universidade da Madeira (ISOPlexis), promovem nos dias 1 e 2 de Junho de 2011, o seminário "Alimentar o Futuro". Este evento está inserido nas actividades da Semana Bio Madeira.

 

Mais informação...

 
 
Formação “Produção biológica de variedades tradicionais de maçã técnicas e práticas culturais"

No âmbito do CETs de Agricultura Biológica e da Semana Bio Madeira, o ISOPlexis promove, na Universidade da Madeira, a formação “Produção biológica de variedades tradicionais de maçã técnicas e práticas culturais", ministrada pelo Engº. António Strecht (Edibio) - ver resumo.

 

Calendário:
Dia 30 de Maio (segunda-feira) das 9h ate as 12h. – Sala 24
Dia 4 de Junho (sábado) das 9h ate as 13h. – Sala 21

Para mais informações contactar o Dr. Emanuel Silva através do telefone nº 291 705 000 (ext. 5408) ou do e-mail: emasil2008@gmail.com.

 
 
Palestra "Alterações Climáticas"

"Alterações Climáticas" é o título da conferência que amanhã, dia 4 de Março, a Universidade da Madeira leva a efeito na Escola Agrária de São Vicente, no âmbito do Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Agricultura Biológica.


Trata-se de uma sessão promovida conjuntamente pela Escola Secundária Lucinda Andrade, de São Vicente, e pelos promotores do projeto ENEAS (European Network Environmental Assessment And Services - www.eneas.com.pt), que está a ser desenvolvido em rede a nível nacional pela Universidade do Porto.


Nesta conferência, dirigida a um público alargado, com início às 15h00, vão estar em destaque grandes temas relacionados com as implicações das alterações climáticas globais sobre as sociedades, o homem e a sua actividade.


Francisco Lage Calheiros, o orador convidado, dissertará sobre temáticas específicas, designadamente sobre “Um pouco de História recente (as diferentes escalas de tempo)”; “Mudanças climáticas e a condição humana (O pão e a broa; Mega-Cheias na América central; Os Vikings em Vineland; A invencível armada; Napoleão e o inverno russo; O vinho e a cerveja – e os destilados), “Falsas mudanças climáticas (As cheias centenárias no Douro; As ribeiras da Madeira e o fogo)” e “Hoje? Quais as preocupações? Que fazer?”.


A entrada é livre.

 

Resumo da palestra - ver aqui.

 

Local:

Centro de Formação Agrária
Sitio do Pé do Passo, 9240-039 São Vicente
Tel: 291 842 147

 
 
Em 2008 o ISOPlexis Banco de Germoplasma efectuou a avaliação agronómica de 145 amostras de trigo fornecidas pela CIMMYT-ICARDA

O ISOPlexis Banco de Germoplasma no âmbito da parceria com a rede International Winter Wheat Improvement Program Turkey - CIMMYT-ICARDA (International Maize and Wheat Improvement Centre - International Center for Agricultural Research in the Dry Áreas), procedeu, durante o ano de 2008, à avaliação agronómica de 145 amostras de trigo fornecidas por esta rede. O objectivo do programa é avaliar a adequação de cultivares de trigo em melhoramento a diferentes condições ambientais, um objectivo prioritário dadas as alterações climáticas globais.

 O ISOPlexis estudou esse germoplasma em relação à produtividade, pragas e doenças e outros parâmetros de interesse, de acordo com uma grelha de avaliação comum a toda a rede. Deste modo, foi acumulada informação sobre o comportamento destes recursos agrícolas nas condições fitoclimáticas e agroecológicas da Madeira.

 Os dados obtidos confirmaram a grande aptidão destas cultivares às condições ambientais em que foram cultivadas, apresentando uma taxa de mortalidade total inferior a 2%, e verificou-se a ausência de doenças. Relativamente às suas características agronómicas, estes trigos são de estatura media (<1m de altura), cerca de 38% são de ciclo curto (espigamento < a 100 dias), tendo 72 amostras apresentado boa produtividade (>3 t/ha), 26 com produtividade acima da media e 10 muito produtivas (>5 t/ha). Cerca de 73 amostras apresentaram potencial produtivo baixo, 29 das quais foram consideradas muito fracas.
Estas parcerias revestem-se de grande importância para a Região, não só por fornecer material melhorado enriquecendo a biodiversidade agrícola, mas por facultar mais e melhor informação ao sector agrícola regional de modo a torna-lo mais competitivo e sustentável.

 
 
Presidente do Governo Regional da Madeira visita o ISOPlexis - Banco de Germoplasma

Ontem, dia 10 de Novembro, sua Excelência o Sr. Presidente do Governo Regional, Dr. Alberto João Jardim, deslocou-se à Universidade da Madeira, a fim de visitar o ISOPlexis Banco de Germoplasma.

 

O Sr. Presidente do Governo Regional deslocou-se à Universidade da Madeira, após ter aceite o convite formalizado pela Reitoria da Universidade, a pedido do Coordenador do ISOPlexis e Director do Centro de Estudos da Macaronésia, para se inteirar com o trabalho e programa de investigação desenvolvido por este Banco em prol da preservação, protecção e valorização dos recursos biológicos, em particular os agrícolas ou de interesse agrícola.

Da comitiva oficial que visitou o Centro de Estudos da Macaronésia e o Departamento de Biologia faziam ainda parte Sua Excelência, o Sr. Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Dr. Manuel António Correia, Sua Excelência, o Sr. Secretário Regional da Educação, Dr. Francisco Fernandes, e o Excelentíssimo Director Regional da Agricultura, Dr. Bernardo Araújo, e demais convidados. Durante a visita as entidades oficiais foram acompanhadas pelo Sr. Reitor Professor Doutor Pedro Telhado Pereira e pela Presidente do Departamento de Biologia Professora Doutora Graça Costa.

Abrir no Windows Media Player

A visita serviu para apresentar a Sua Excelência a colecção de germoplasma do ISOPlexis e a respectiva câmara de germoplasma, as áreas laboratoriais do DB utilizadas pelo ISOPlexis no desenvolvimento do programa de caracterização, identificação e valorização de variedades regionais, ou no desenvolvimento de programas de melhoramento. Ocorreu ainda a visita a uma exposição dos produtos desenvolvidos pelo ISOPlexis/Germobanco, em colaboração com a Associação de Agricultores da Madeira, no âmbito da marca Germobanco Agrícola – Madeira. A visita foi ilustrada com a apresentação de diversos exemplos concretos de caracterização e valorização de variedades regionais. Foi analisada a importância destes recursos para a agricultura e segurança alimentar regional, discutidas as perspectivas e formas de transferência dos conhecimentos e produtos diferenciados pelo ISOPlexis para o sector produtivo e abordada a cooperação entre a Universidade, através do ISOPlexis e os Serviços do Governo Regional, bem como com os Agricultores e as estruturas que os representam. Na conclusão da visita Sua Excelência o Sr. Presidente do Governo Regional realçou o trabalho realizado, apontando-o como um exemplo da inserção da Universidade da Madeira na Região.