Untitled Document
Subscreva a nossa mailing list e seja o primeiro a receber informações sobre as nossas iniciativas: clique aqui.
 
 
 
 
 
 
RECOLHA E CONSERVAÇÃO
 

Após inventariação, as amostras de germoplasma dos recursos biológicos são recolhidas e incluídas nas colecções do ISOPlexis Banco de Germoplasma. A recolha do material, o seu manuseamento e conservação no Banco segue as metodologias e protocolos do IPGRI (Bioversity International), encontrando-se os respectivos processos certificados, de acordo com as normas ISO 9001: 2000 e 14001: 2004. A cada amostra de germoplasma recolhida é atribuído um número de entrada (acesso), um número de identificação da amostra (ISOP) e um número de registo de entrada, que passam a integrar as colecções do ISOPlexis. Uma ficha individual (passaporte) permite identificar a origem, o colector, o dador (agricultor), a espécie agrícola e toda a informação específica relevante, que pode contribuir para a futura valorização desse recurso.

Após recolha, as amostras de germoplasma são manuseadas e sofrem um tratamento específico, com o objectivo de constituir lotes de sementes ou material de propagação seleccionado para a conservação nas colecções de germoplasma. A preparação e tratamento das amostras para conservação incluem as seguintes fases de trabalho:

 

Recolha e caracterização in situ
Registo e elaboração da ficha de recolha
Avaliação sanitária e limpeza
Desidratação e preparação de lotes
Desinfecção final térmica ou líquida dos lotes

Rotulagem e selagem dos lotes

Identificação e documentação em registo mecanográfico e online

Armazenamento e conservação da amostra nas colecções de germoplasma
 

As amostras de germoplasma conservadas são periodicamente testadas e avaliadas para determinar se mantêm as condições iniciais e se conservam a sua integridade, em termos de diversidade, de acordo com as normas do IPGRI (Bioversity International) ou com os critérios de avaliação definidos pelo Banco. Actualmente, nesta área de investigação o ISOPlexis pode cooperar com potenciais parceiros e interessados nos seguintes trabalhos:

  • Recolha e preparação de amostras para conservação
  • Selecção sanitária de amostras para conservação ou propagação
  • Conservação e preservação de semente pré-base de variedades vegetais
  • Conservação em condições controladas de material de propagação