Projeto: CASBio - “Avaliação e monitorização da Agrobiodiversidade e da Sustentabilidade dos Agrossistemas nos novos cenários climáticos” 

O Banco de Germoplasma ISOPlexis, Unidade de Investigação da Universidade da Madeira tem em curso o Projeto CASBio, cujo principal objetivo visa proceder a caracterização e monitorização da agrodiversidade a fim avaliar a sustentabilidade dos agrossistemas nos novos cenários climáticos, encontrando-se alinhado e enquadrado na estratégia de especialização inteligente RIS3-RAM e do respetivo Plano de Ação para a Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIDTI) que definiu a bio-sustentabilidade como um dos domínios estratégicos de intervenção. 

O CASBio foi aprovado no âmbito do Programa Operativo Madeira 14-20 da Região Autónoma da Madeira, e pretende promover uma gestão eficiente dos recursos de ID&I existentes na região, a internacionalização da investigação, a implementação de projetos que contribuam para a investigação e aumento do conhecimento em sectores relevantes da estratégia CLIMA, contribuindo para a transferência de conhecimento e tecnologia para o sector económico e para a criação de emprego científico no domínio estratégico da bio-sustentabilidade. 

No âmbito deste projeto serão desenvolvidos, até 2021, trabalhos de caracterização e monitorização dos agrossistemas e culturas indicadoras, em diferentes condições agroecológicas, de avaliação da adaptação das culturas indicadoras e dos seus recursos genéticos às condições ambientais e aos fatores de stress associados às alterações climáticas, e serão ensaiadas e desenvolvidas metodologias e tecnologias que visam o uso dos biorecursos para promover a segurança alimentar e a sustentabilidade, e mitigar o impacto das alterações globais sobre o sector agrícola regional.

No desenvolvimento e implementação deste projeto BG ISOPlexis tem como parceiros regionais a DRA, a DROTA, o LREC, a UBQ, CDISA-Quinta Leonor e a ARM, como parceiros macaronésicos o ULL, o IPNA (Canárias), a UA e o CE3C (Açores), como parceiros nacionais ICAAM e UEvora, como parceiros internacionais o CIRAD (França) e InnoTech (Canadá). 


NOTÍCIAS CASBIO

Card image cap
Os Desafios do Clima: Agricultura e Floresta

O Coordenador do BG ISOPlexis, Prof. Miguel Ângelo Carvalho, participoou no "Ponto de Partida" (prog. número 98), transmitido no dia 05 de fevereiro de 2019, na Antena 1, com edição de Eduarda Maio. "Os Desafios do Clima: Agricultura e Floresta" foi o tema abordado neste programa, onde houve a oportunidade de focar a importância e de divulgar os trabalhos em curso no projeto CASBio.

OUÇA AQUI A EMISSÃO