SEMINÁRIO
AGRICULTURA BIOLÓGICA

22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018

PROGRAMA FINAL

A Universidade da Madeira, através da Escola Superior de Tecnologias e Gestão, e em colaboração com o Banco de Germoplasma ISOPlexis, organizam o Seminário em Agricultura Biológica, a decorrer de 22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018, dirigido aos alunos do Curso Técnico Superior em Agricultura Biológica, quadros técnicos de instituições publicas e privadas, agricultores e público em geral. 

Estão previstas cinco ações que abordam problemáticas relevantes e atuais da Agricultura Biológica na Região, referenciadas no Plano Regional para a Agricultura Biológica, aprovado pela resolução do Governo Regional, nº 275 de 31 de maio de 2016, e na Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica, em fase de aprovação pelo Conselho de Ministros. Dado que a Agricultura Biológica é um “método de produção que respeita os ciclos de vida naturais, minimizando o impacto do Homem sobre o ambiente, e assegurando que o sistema agrícola funcione da forma mais natural possível”, as problemáticas abordadas nas ações previstas abrangem ainda as áreas temáticas “Modos e técnicas compatíveis com a gestão ambiental e dos recursos naturais” e “Novas tecnologias de produção vegetal (incluindo a floresta), animal e agroalimentar”. 


AÇÕES E OFICINAS

O Seminário, financiado pelo programa PRODERAM, é constituído por cinco sessões temáticas, das quais, quatro terão associadas oficinas práticas (workshops), que servirão para demonstrar e transferir conhecimentos para os técnicos e agricultores.

  • Ação 1: Introdução à Agricultura Biológica. O Solo e Fertilidade 
    Oficina: Microbiologia do solo
  • Ação 2: Sustentabilidade e Modo de Produção em Agricultura Biológica 
    Oficina: Técnicas de produção em Agricultura Biológica 
    Oficina: Variedades regionais, recursos genéticos e material de propagação.
  • Ação 3: Produção, transformação, distribuição e comercialização de produtos biológicos 
    Oficina: Técnicas de marketing na distribuição e comercialização de produtos biológicos 
    Oficina: Técnicas de produção e transformação de produtos biológico
  • Ação 4: Que apostas para a Agricultura Biológica na Região Autónoma da Madeira?
    Oficina: Valorização de culturas subtropicais
  •  Ação 5: Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica. Que visão para a Agricultura Biológica na Região?

INSCRIÇÕES

A participação é gratuita, no entanto, devido ao número limitado de vagas, deve ser efetuada uma pré-inscrição através do preenchimento do formulário disponível abaixo, até ao dia 15 de janeiro de 2018

PROGRAMA

O Seminário vai decorrer de 22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018, na Universidade da Madeira, Campus Universitário da Penteada. O programa completo está disponível para consulta no link abaixo.

PROGRAMA
made with   Pingendo logo