Untitled Document
Subscreva a nossa mailing list e seja o primeiro a receber informações sobre as nossas iniciativas: clique aqui.
 
 
 
 
 
 
SERVIÇOS À COMUNIDADE
 

Qualidade e segurança agro-alimentar

A Segurança e Qualidade Agro-alimentar são um requisito fundamental para os consumidores, cuja preocupação com esta temática aumentou em resultado das recentes crises alimentares, motivando a adopção de medidas legislativas pelos Estados e pela Comunidade Europeia. O controlo de qualidade e a rastreabilidade nos alimentos tornou-se numa prioridade para todos os agentes do sector agro-alimentar, a fim de garantir a segurança e qualidade alimentar e a confiança dos clientes e consumidores. Neste sentido, a União Europeia está a aplicar uma estratégia global para restaurar a confiança das pessoas na segurança dos alimentos que consomem, baseada na rastreabilidade desde a exploração agrícola até à mesa do consumidor.

O consumo de produtos regionais ou de produção biológica é considerada uma forma de garantir a qualidade alimentar. Por sua vez, os agentes do sector agro-alimentar devem demonstrar capacidade de garantir a qualidade e segurança dos alimentos e produtos produzidos ou comercializados.

O ISOPlexis Banco de Germoplasma, possuindo ampla experiência no sector, lançou um conjunto de serviços e análises, que permite o aconselhamento na produção baseada em variedades regionais e ao mesmo tempo tem dado assistência na área do controlo de qualidade e segurança alimentar a pessoas singulares, empresas, associados, etc.

Os serviços propostos resultam de um estudo de mercado, que identificou lacunas na capacidade de resposta da RAM no sector agrícola e alimentar, procurando o ISOPlexis contribuir para a sua supressão, através dos serviços propostos. Os serviços colocados ao dispor da comunidade, podem ser consultados a partir daqui. Estes serviços são assegurados por pessoal qualificado, com formação académica e capacidade técnica adequada, de acordo, com os métodos oficiais do Instituto Português da Qualidade (IPQ), da Association of Analytical Communities (AOAC), ou do International Seed Testing Association (ISTA).

Para além das vantagens já enumeradas, o recurso aos serviços de análises do ISOPlexis permitir-lhe-á aceder a um serviço, com acompanhamento personalizado e em tempo real, permitindo-lhe tomar decisões num curto intervalo de tempo.
 
 
 
Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones nºs. 291 705 000 ext. 5408, ou utilizando o e-mail isoplexis@uma.pt.