____________________________________________________

Publicações & comunicações

____________________________________________________

 

 

Publicações

 

Brazão, P., & Alves Martins, M. (2005). Valorizar a ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico. Diversidades, 9, 24-31;

Brazão, P., Camacho, H. (2007). Tecnologia, actividade autêntica e actividade escolar – uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico. In J. M. Sousa (Org). Actas do IX Congresso da SPCE: Educação para o sucesso: políticas e actores. Vol. 2. Universidade da Madeira, 26 a 28 de abril de 2007. (Porto): SPCE, 859-870. ISBN 978-989-8148-21-6


Brazão, P. (2007). O diário de um diário etnográfico electrónico. In J. Sousa, & C. Fino (orgs). A escola sob suspeita. (pp. 289-307). Porto: Asa Editores. ISBN: 978-972-41-5066-6

 

Brazão, P. (2008). A prática social, a tecnologia e a construção do currículo. In A. Mendonça, & A. Bento (Ed.), Educação em tempo de mudança (pp. 107-113). Funchal: CIE - UMa. ISBN: 978-989-95857-0-6


Brazão, P. (2008). Weblog e identidade - Uma experiência no 1º Ciclo do E.B. . In C. Escallier, & N. Veríssimo (Org.). Educação e cultura (pp. 311-324). Funchal: CIE - UMa. ISBN: 978-989-95857-1-3


Brazão, P. (2009). Investigação em inovação pedagógica no CIE - DCE - UMa: os contributos de um estudo etnográfico sobre Weblogs, Aprendizagem e Cultura da Escola. In L. Rodrigues, & P. Brazão (Org.). Políticas Educativas: discursos e Práticas (pp. 55-88). Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-2-0


França, A., & Brazão, P. (2009). Não escolarizem a Expressão Dramática! - uma reflexão sobre a vivência desta forma de expressão enquanto actividade autêntica. In L. Rodrigues, & P. Brazão (Org.). Políticas Educativas: discursos e Práticas (pp. 351-358). Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-2-0

Rodrigues, L., & Brazão, P. (Org.). (2009). Políticas Educativas: discursos e Práticas. Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-2-0

Capa da Publicação no CIE-UMa

capa

 

Sousa, C., & Brazão, P. (2009). Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. In L. Rodrigues, & P. Brazão (Org.). Políticas Educativas: discursos e Práticas (pp. 385-402). Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-2-0


Brazão, P. (2010). A prática social, a tecnologia e a construção do currículo. In A. Bento & A. Mendonça, (Ed.), Educação em tempo de mudança (pp. 107-113). Funchal: CIE - UMa. ISBN: 978-989-95857-0-6


Bento, A. & Brazão, J. (2011). O stress na liderança escolar: O caso de dois directores Brasileiros – uma análise utilizando uma técnica etnográfica exploratória. In C. Fino (Org.). Etnografia da educação (pp. 227-246). Funchal CIE-UMa. ISBN: 978-989-95857-4-4


Brazão, P. (2011). Tecnologias de informação e comunicação em contexto pedagógico: um olhar sociocultural para o uso dos weblogs. In C. N. Fino, & J. M. Sousa (Org.). Pesquisar para mudar (a educação). (pp. 355-367). Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-3-7


Brazão, P. (2011). O Diário etnográfico eletrónico, um instrumento de investigação: três testemunhos. In Carlos Nogueira Fino (Org.). Etnografia da Educação (pp. 303-322). Câmara de Lobos: O Liberal. ISSBN: 978-989-95857-4-4


Brazão, P. (2012). Cultura, tecnologia e currículo: relações e tensões em tempo de crise. In A. V. Bento (Org.). A escola em tempo de crise: oportunidades e constrangimentos (pp. 275-284). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-97490-2-3


Brazão, P. (2012). A construção e a análise do software diário etnográfico eletrónico na investigação etnográfica em educação. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. Silva, & V. Monteiro (Ed.). 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Educação aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática. (pp.213-221). Lisboa: ISPA. (Edição CD-ROM). ISBN: 978-989-8384-15-7

Pereira, M. & Brazão, P. (2013). Evolução curricular em portugal: relações e tensões. In A. Mendonça. (Org.). O futuro da escola pública (pp. 164-276). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-97490-4-7

Brazão, P. (2013). Pedagogia, tecnologia e cultura democrática: que sentidos fazem na escola pública atual?. In A. Mendonça. (Org.). O futuro da escola pública (pp. 274-279). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-97490-4-7

Brazão, P. (2014) Mercantilização da Educação e hipercapitalismo. In F. Correia (Org.). Estado Mínimo. Escola Mínima (pp.212-215). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-95857-5-1

Brazão, P. (2015). A Escola restante e a cultura digital: entre o déjà-vu e os novos ambientes de aprendizagem. In F. Fraga & A. Kot-Kotecki (Org.). A Escola Restante (pp.209-222). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-95857-6-8

Gouveia, F. & Brazão, P. (2015). Hands-on Action Research in Construction of the Teaching Profession: A Scientific Contribution in the Initial Teacher Training of the University of Madeira (UMa). In M. Costa & J. Dorrio (Ed.). Hands-on Science - Brightening our Future (pp.156-161). HSCI Hands-on Science: ISBN:978-989-8798-01-5

Brazão, P. (2016). Aprendizagem situada na formação de professores: um estudo. In F. Gouveia & M. G. Pereira (Org.). Didática e Matética (pp.279-290). Funchal: CIE-UMa: ISBN: 978-989-95857-8-2

Brazão, P. (2017). Dewey no ecrã. In C. Fino (Org.). (Contra)Tempos de Educação e Democracia: evocando John Dewey. Funchal: CIE-UMa (no prelo)

 

Comunicações em colóquios, congressos e encontros académicos

 

Brazão, P. (2005). O diário de um Diário Etnográfico Electrónico. Paper presented at the I Colóquio DCE — UMa - A escola sob suspeita, Funchal.


Brazão, P. (2006). Weblog e identidade - Uma experiência no 1º Ciclo do E.B. Paper presented at the II Colóquio DCE - UMa e VII Colóquio Internacional SEEE - Sociedade Europeia de Etnografia em Educação, Funchal.


Brazão, P., Camacho, H. (2007). Tecnologia, actividade autêntica e actividade escolar – uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico. Paper presented at the IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação para o Sucesso - políticas e actores, Funchal.


Brazão, P. (2007). A prática social, a tecnologia e a construção do currículo. Paper presented at the III Colóquio DCE — UMa - Inovação em Tempo de Mudança, Funchal.


Brazão, P. & Camacho, H. (2008). Weblogs, aprendizagem e cultura da escola. Comunicação apresentada no XXX Congresso do Movimento da Escola Moderna MEM, Tomar.


Brazão, P. & Camacho, H. (2008). Weblogs, aprendizagem e cultura da escola. Comunicação apresentada no Núcleo Regional do Movimento da Escola Moderna, Funchal.


Brazão, P. (2008). Investigação em inovação pedagógica no CIE – DCE – UMa: os contributos de um estudo etnográfico sobre Weblogs, Aprendizagem e Cultura da Escola. Comunicação apresentada no IV Colóquio DCE — UMa - Políticas educativas: discursos e práticas, Funchal.


 França, A. & Brazão, P. (2008). Não escolarizem a Expressão Dramática ! – uma reflexão sobre a vivência desta forma de expressão enquanto actividade autêntica. Comunicação apresentada no IV Colóquio DCE — UMa - Políticas educativas: discursos e práticas, Funchal.


Sousa, C. & Brazão, P. (2008). Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Comunicação apresentada no IV Colóquio DCE — UMa - Políticas educativas: discursos e práticas, Funchal.


Brazão, P. (2009). Tecnologias de informação e comunicação em contexto pedagógico: um olhar sociocultural para o uso dos weblogs. Comunicação apresentada no V Colóquio CCCS-DCE - UMa - Pesquisar para mudar (a educação), Funchal.


Brazão, P., Freitas, H., Gonçalves, S., Silva, I., & Martins, C. (2010). 2º Painel - Formação cooperada MEM-UMa: relato de um ano de trabalho. Comunicação apresentada no XXIII Congresso do Movimento da Escola Moderna, Évora.


Brazão, P. (2010). Oficina multimédia: Esboço de uma dinâmica de formação e produção cultural. Comunicação apresentada no XXIII Congresso do Movimento da Escola Moderna, Évora.


Bento, A., & Brazão, P. (2010). O stress na liderança escolar: o caso de dois Directores brasileiros – Uma análise utilizando uma técnica etnográfica exploratória. Comunicação apresentada no VI Colóquio CIE-UMa - Etnografia da Educação, Funchal.


Brazão, P. (2010). O diário etnográfico electrónico, instrumento de análise dos dispositivos pedagógicos na escola. Comunicação apresentada no VI Colóquio CIE-UMa - Etnografia da Educação, Funchal.


Brazão, P. (2010). Dispositivos pedagógicos e trabalho educacional contextualizado com TIC. Comunicação apresentada na 1ª Conferência Internacional TICEDUCA 2010 - Instituto de Inovação - Universidade de Lisboa, Lisboa.


Brazão, P. (2011). Oficina Multimédia: esboço de uma dinâmica de formação e produção cultural. Poster apresentado no XII Encontro Nacional da APEI - Intencionalidade Educativa e Reflexividade, Lisboa.


Brazão, P. (2011). Oficina Multimédia: Para uma dinâmica de formação e produção cultural. Poster apresentado no XIII Congresso do Movimento da Escola Moderna. Leiria.


Brazão, P. (2011). Cultura, tecnologia e currículo: relações e tensões em tempo de crise. Comunicação apresentada no VII Colóquio CIE-UMa - A escola em tempo de crise. Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, Funchal.


Brazão, P. (2012). A construção e a análise do software diário etnográfico eletrónico na investigação etnográfica em educação. Comunicação apresentada no 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Educação aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática. Ispa, Lisboa.


Brazão, P. (2012). Na génese do proIdeias: a aprendizagem situada em educação. Comunicação apresentada no VIII Colóquio CIE-UMa – O Futuro da Escola Pública. Universidade da Madeira, Funchal.


Brazão, P. (2012). Pedagogia, tecnologia e cultura democrática: que sentidos fazem na escola pública atual?. Comunicação apresentada no VIII Colóquio CIE-UMa – O Futuro da Escola Pública. Universidade da Madeira, Funchal.

França, A. & Brazão, P. (2013). L’expression dramatique dans la Licence en  Education Préélémentaire et Elémentaire de l’Université de Madère: la dimension personnelle, pédagogique et artistique de l’enseignant dans une pédagogie critique. Comunicação apresentada na 8e édition du congrès Mundial IDEA 2013 - ANRAT, Paris.

Brazão, P. (2013). Ambientes de aprendizagem e trabalho contextualizado com TIC. Comunicação apresentada no Encontro sobre educação. Escola Gonçalves Zarco. Funchal.

Brazão, P. (2014). Mercantilização da Educação e hipercapitalismo. Comunicação apresentada no IX Colóquio CIE-UMa – Estado Mínimo. Escola Mínima. 24 e 25 de fevereiro na Universidade da Madeira, Funchal.

Brazão, P. (2014). A Escola restante e a cultura digital: entre o déjà-vu e os novos ambientes de aprendizagem. Comunicação apresentada no X Colóquio CIE-UMa – A Escola Restante. 4 e 5 de dezembro na Universidade da Madeira, Funchal.

Gouveia, F. & Brazão, P. (2015). Hands-on Action Research in Construction of the Teaching Profession: A Scientific Contribution in the Initial Teacher Training of the University of Madeira (UMa). Comunicação apresentada na 12ª International Conference on Hands-on Science, 26 a 29 de julho no Funchal, Madeira.

Brazão, P. (2015). Aprendizagem situada em formação inicial de professores: um estudo. Comunicação apresentada no XI Colóquio CIE-UMa – Didática e Matética. Universidade da Madeira, Funchal.

Brazão, P. (2016) EDIFICAR AS PRÁTICAS: O papel dos ambientes de aprendizagem onde está presente a cultura digital. II jornadas de educação do SIPE, EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, 14 de maio, FUNCHAL.

Brazão, P. (2016). Dewey no ecrã. Comunicação apresentada no XII Colóquio CIE-UMa - (Contra)Tempos de Educação e Democracia: evocando John Dewey. Universidade da Madeira, Funchal.

 

Trabalho registado

Jogo interactivo


Brazão, P. (2006). Portugal MC - IGAC - No. 171/2006. Brincar com Palavras - Jogo interactivo para desenvolvimento da ortografia.

 

 

jbrazao@staff.uma.pt

Gabinete 01.81
Tel +351 291 705 204

Contacto da Universidade da Madeira

Reitoria da Universidade da Madeira

Colégio dos Jesuítas - Rua dos Ferreiros
9000-082 Funchal - Portugal

Telef. + 351 291 209 400
Fax + 351 291 209 410

Edifício da Penteada

Caminho da Penteada 9020-105 Funchal

Tel: 291 705000