pb

 

 

Currículo

 

Apresentação breve

 

José Paulo Gomes Brazão


Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais.
Iniciou a sua atividade docente em 1985 como professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi professor de Educação Especial entre 1990 e 2000. Frequentou o mestrado em Psicologia Educacional (2000) no ISPA e o doutoramento em Educação - Ramo Inovação Pedagógica (2008) na Universidade da Madeira. É Membro do Centro de Investigação em Educação CIE-UMa. Publica na área da Inovação Pedagógica. Mantém interesse na investigação sobre: a modificação de paradigmas e quebras de invariantes culturais nos contextos escolares; conceções de aprendizagem e comunidades de aprendizagem; Estudos etnográficos em educação e ainda sobre o uso da tecnologia e das ferramentas da Internet em diferentes contextos de aprendizagem. Tem orientado teses de mestrado e doutoramento bem como participado em provas de júri de mestrado e doutoramento nesta especialidade.
É diretor do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB.

 

ORCID: 0000-0003-3575-4366

ResearcherID: A-8727-2014

http://orcid.org/0000-0003-3575-4366

https://www.researchgate.net/profile/Jose_Paulo_Brazao

www.uma.pt/pbrazao

jbrazao@staff.uma.pt

 

 

Formação    A c a d é m i c a

Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade de Inovação Pedagógica (2008) - Universidade da Madeira;


Mestrado Psicologia Educacional (2000) – Instituto Superior de Psicologia Aplicada;


Licenciatura Educação Especial (1990) – Escola Superior de Educação de Lisboa;


Bacharelato 1º Ciclo do Ensino Básico (1985) – Escola do Magistério Primário do Funchal.

 

Fu n ç õ e s  na   Universidade da Madeira  (1999 – 2015)

Director do Curso Licenciatura no Ensino Básico - 1ºCiclo. (2000-2002; 2003-2006; 2008-2009;2009-2010);

Director do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB. (2010-2016);


Docente no Curso de Licenciatura no Ensino Básico - 1º Ciclo; na Licenciatura em Ciências da Educação; nos Complementos de Formação - Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; na Licenciatura em Educação Sénior.

Membro da equipa de investigação do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira- CIE-UMa;

Membro do Conselho Científico do Centro de Competência de Ciências Sociais, por nomeação da Comissão Científica do Departamento de Ciências da Educação (2011-2014);

Membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais (2015-2017);

Membro da Comissão Científica do Departamento de Ciências da Educação (desde 2008).

Funções na Educação Especial – 1º e 2º Ciclo (1990 – 1999)


Apoio a Crianças / Jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE); Acompanhamento dos professores do ensino regular na aplicação dos programas adaptados / alternativos a crianças / jovens com NEE’s.


Funções no 1º Ciclo Ensino Básico  (1985-1998)


Docente de Expressão Musical e Dramática, no Gabinete de Apoio à Expressão Musical e Dramática no 1º Ciclo – SERE.

 

Outras funções

Presidente da Mesa de Assembleia do Movimento da Escola Moderna

(no período de Março de 2012 a Março de 2014); Sócio do Movimento da Escola Moderna ( MEM );

Membro da (ISCAR) International Society For Cultural And Activity Research

Membro da Sociedade Europeia de Etnografia em Educação ( SEEE), no período de atividade (2008-2011).

Consultor de Formação do Centro de Formação do Sindicato de Professores da Madeira (2001-2008);

 

Outras formações

Certificado com a Qualificação de Formador pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua de Professores nas seguintes áreas e Domínios: Educação Especial; Psicologia da Educação; Didácticas específicas (Ensino Aprendizagem da Leitura /Escrita 1º CEB); Relação Pedagógica (2000);

Formação em Musicoterapia pela Universidade de Renés Descartes Paris V / Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação da Madeira (1995);

 

Actividade Científica

 

P r o j e c t o s   d e    i n v e s t i g a ç ã o

Didáctica da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico – avaliação; intervenção e aplicação às TIC. Investigação no âmbito do Mestrado em Psicologia Educacional, no ISPA, em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no Funchal (1998-2000).

Projeto Digitar - um estudo etnográfico numa sala de aula no 1º ciclo do Ensino Básico.  Investigação no âmbito do projecto de Doutoramento em Educação - Ramo Inovação Pedagógica, na Universidade da Madeira (2004 - 2008);

Gomes A.(Coord UNEB) & Brazão J. (Coord UMa). APRENDIZAGEM COLABORATIVA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: Experiências formativas na produção de artefatos educacionais sociotecnológicos (AEST). Universidade Estadual da Bahia e Universidade da Madeira. (2016 - 2018).

 

Participação noutros projectos de formação


Projecto de Investigação / Formação -  Projecto Curricular de Turma, no Modelo Pedagógico do Movimento a Escola Moderna (2008-2009);

Projecto de Investigação / Formação -  Projecto Curricular de Turma, no Modelo Pedagógico do Movimento a Escola Moderna (2009-2010);

Projecto PINOKIO - Pupils for Inovation as a Key to Intercultural and Social Inclusion Lifelong Learning Programme – COMENIUS (503349-LLP-1-2009-1-IT-COMENIUS-CMP) Duração : 36 meses (2009-2011);

 

Tese de Doutoramento


Brazão, P. (2008). Weblogs, aprendizagem e cultura da escola: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico. Tese de Doutoramento, Universidade da Madeira.

 

Dissertação de Mestrado


Brazão, P. (2000). Desenvolvimento de um programa informático sobre ortografia a partir do levantamento das práticas dos professores no 3º ano de escolaridade. Unpublished Dissertação de Mestrado, ISPA, Lisboa.

 

Publicações (21)

Brazão, P., & Alves Martins, M. (2005). Valorizar a ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico. Diversidades, 9, 24-31;

Brazão, P., Camacho, H. (2007). Tecnologia, actividade autêntica e actividade escolar – uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico. In J. M. Sousa (Org). Actas do IX Congresso da SPCE: Educação para o sucesso: políticas e actores. Vol. 2. Universidade da Madeira, 26 a 28 de abril de 2007. (Porto): SPCE, 859-870. ISBN 978-989-8148-21-6


Brazão, P. (2007). O diário de um diário etnográfico electrónico. In J. Sousa, & C. Fino (orgs). A escola sob suspeita. (pp. 289-307). Porto: Asa Editores. ISBN: 978-972-41-5066-6

Brazão, P. (2008). A prática social, a tecnologia e a construção do currículo. In A. Mendonça, & A. Bento (Ed.), Educação em tempo de mudança (pp. 107-113). Funchal: CIE - UMa. ISBN: 978-989-95857-0-6


Brazão, P. (2008). Weblog e identidade - Uma experiência no 1º Ciclo do E.B. . In C. Escallier, & N. Veríssimo (Org.). Educação e cultura (pp. 311-324). Funchal: CIE - UMa. ISBN: 978-989-95857-1-3


Brazão, P. (2009). Investigação em inovação pedagógica no CIE - DCE - UMa: os contributos de um estudo etnográfico sobre Weblogs, Aprendizagem e Cultura da Escola. In L. Rodrigues, & P. Brazão (Org.). Políticas Educativas: discursos e Práticas (pp. 55-88). Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-2-0


França, A., & Brazão, P. (2009). Não escolarizem a Expressão Dramática! - uma reflexão sobre a vivência desta forma de expressão enquanto actividade autêntica. In L. Rodrigues, & P. Brazão (Org.). Políticas Educativas: discursos e Práticas (pp. 351-358). Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-2-0


Sousa, C., & Brazão, P. (2009). Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. In L. Rodrigues, & P. Brazão (Org.). Políticas Educativas: discursos e Práticas (pp. 385-402). Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-2-0


Brazão, P. (2010). A prática social, a tecnologia e a construção do currículo. In A. Bento & A. Mendonça, (Ed.), Educação em tempo de mudança (pp. 107-113). Funchal: CIE - UMa. ISBN: 978-989-95857-0-6


Bento, A. & Brazão, J. (2011). O stress na liderança escolar: O caso de dois directores Brasileiros – uma análise utilizando uma técnica etnográfica exploratória. In C. Fino (Org.). Etnografia da educação (pp. 227-246). Funchal CIE-UMa. ISBN: 978-989-95857-4-4


Brazão, P. (2011). Tecnologias de informação e comunicação em contexto pedagógico: um olhar sociocultural para o uso dos weblogs. In C. N. Fino, & J. M. Sousa (Org.). Pesquisar para mudar (a educação). (pp. 355-367). Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-3-7


Brazão, P. (2011). O Diário etnográfico eletrónico, um instrumento de investigação: três testemunhos. In Carlos Nogueira Fino (Org.). Etnografia da Educação (pp. 303-322). Câmara de Lobos: O Liberal. ISSBN: 978-989-95857-4-4


Brazão, P. (2012). Cultura, tecnologia e currículo: relações e tensões em tempo de crise. In A. V. Bento (Org.). A escola em tempo de crise: oportunidades e constrangimentos (pp. 275-284). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-97490-2-3


Brazão, P. (2012). A construção e a análise do software diário etnográfico eletrónico na investigação etnográfica em educação. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. Silva, & V. Monteiro (Ed.). 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Educação aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática. (pp.213-221). Lisboa: ISPA. (Edição CD-ROM). ISBN: 978-989-8384-15-7

Pereira, M. & Brazão, P. (2013). Evolução curricular em portugal: relações e tensões. In A. Mendonça. (Org.). O futuro da escola pública (pp. 164-276). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-97490-4-7

Brazão, P. (2013). Pedagogia, tecnologia e cultura democrática: que sentidos fazem na escola pública atual?. In A. Mendonça. (Org.). O futuro da escola pública (pp. 274-279). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-97490-4-7

Brazão, P. (2014) Mercantilização da Educação e hipercapitalismo. In F. Correia (Org.). Estado Mínimo. Escola Mínima (pp.212-215). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-95857-5-1

Brazão, P. (2015). A Escola restante e a cultura digital: entre o déjà-vu e os novos ambientes de aprendizagem. In F. Fraga & A. Kot-Kotecki (Org.). A Escola Restante (pp.209-222). Funchal: CIE-UMa. ISBN: 978-989-95857-6-8

Gouveia, F. & Brazão, P. (2015). Hands-on Action Research in Construction of the Teaching Profession: A Scientific Contribution in the Initial Teacher Training of the University of Madeira (UMa). In M. Costa & J. Dorrio (Ed.). Hands-on Science - Brightening our Future (pp.156-161). HSCI Hands-on Science: ISBN:978-989-8798-01-5

Brazão, P. (2016). Aprendizagem situada na formação de professores: um estudo. In F. Gouveia & M. G. Pereira (Org.). Didática e Matética (pp.279-290). Funchal: CIE-UMa: ISBN: 978-989-95857-8-2

Brazão, P. (2017). Dewey no ecrã. In C. Fino (Org.). (Contra)Tempos de Educação e Democracia: evocando John Dewey. Funchal: CIE-UMa (no prelo)

 

Livro

Rodrigues, L., & Brazão, P. (Org.). (2009). Políticas Educativas: discursos e Práticas. Funchal: CIE. ISBN: 978-989-95857-2-0

 

Comunicações em colóquios, congressos e encontros académicos (23)

Brazão, P. (2005). O diário de um Diário Etnográfico Electrónico. Paper presented at the I Colóquio DCE — UMa - A escola sob suspeita, Funchal.


Brazão, P. (2006). Weblog e identidade - Uma experiência no 1º Ciclo do E.B. Paper presented at the II Colóquio DCE - UMa e VII Colóquio Internacional SEEE - Sociedade Europeia de Etnografia em Educação, Funchal.


Brazão, P., Camacho, H. (2007). Tecnologia, actividade autêntica e actividade escolar – uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico. Paper presented at the IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação para o Sucesso - políticas e actores, Funchal.


Brazão, P. (2007). A prática social, a tecnologia e a construção do currículo. Paper presented at the III Colóquio DCE — UMa - Inovação em Tempo de Mudança, Funchal.


Brazão, P. & Camacho, H. (2008). Weblogs, aprendizagem e cultura da escola. Comunicação apresentada no XXX Congresso do Movimento da Escola Moderna MEM, Tomar.


Brazão, P. & Camacho, H. (2008). Weblogs, aprendizagem e cultura da escola. Comunicação apresentada no Núcleo Regional do Movimento da Escola Moderna, Funchal.


Brazão, P. (2008). Investigação em inovação pedagógica no CIE – DCE – UMa: os contributos de um estudo etnográfico sobre Weblogs, Aprendizagem e Cultura da Escola. Comunicação apresentada no IV Colóquio DCE — UMa - Políticas educativas: discursos e práticas, Funchal.


 França, A. & Brazão, P. (2008). Não escolarizem a Expressão Dramática ! – uma reflexão sobre a vivência desta forma de expressão enquanto actividade autêntica. Comunicação apresentada no IV Colóquio DCE — UMa - Políticas educativas: discursos e práticas, Funchal.


Sousa, C. & Brazão, P. (2008). Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Comunicação apresentada no IV Colóquio DCE — UMa - Políticas educativas: discursos e práticas, Funchal.


Brazão, P. (2009). Tecnologias de informação e comunicação em contexto pedagógico: um olhar sociocultural para o uso dos weblogs. Comunicação apresentada no V Colóquio CCCS-DCE - UMa - Pesquisar para mudar (a educação), Funchal.


Brazão, P., Freitas, H., Gonçalves, S., Silva, I., & Martins, C. (2010). 2º Painel - Formação cooperada MEM-UMa: relato de um ano de trabalho. Comunicação apresentada no XXIII Congresso do Movimento da Escola Moderna, Évora.


Brazão, P. (2010). Oficina multimédia: Esboço de uma dinâmica de formação e produção cultural. Comunicação apresentada no XXIII Congresso do Movimento da Escola Moderna, Évora.


Bento, A., & Brazão, P. (2010). O stress na liderança escolar: o caso de dois Directores brasileiros – Uma análise utilizando uma técnica etnográfica exploratória. Comunicação apresentada no VI Colóquio CIE-UMa - Etnografia da Educação, Funchal.


Brazão, P. (2010). O diário etnográfico electrónico, instrumento de análise dos dispositivos pedagógicos na escola. Comunicação apresentada no VI Colóquio CIE-UMa - Etnografia da Educação, Funchal.


Brazão, P. (2010). Dispositivos pedagógicos e trabalho educacional contextualizado com TIC. Comunicação apresentada na 1ª Conferência Internacional TICEDUCA 2010 - Instituto de Inovação - Universidade de Lisboa, Lisboa.


Brazão, P. (2011). Oficina Multimédia: esboço de uma dinâmica de formação e produção cultural. Poster apresentado no XII Encontro Nacional da APEI - Intencionalidade Educativa e Reflexividade, Lisboa.


Brazão, P. (2011). Oficina Multimédia: Para uma dinâmica de formação e produção cultural. Poster apresentado no XIII Congresso do Movimento da Escola Moderna. Leiria.


Brazão, P. (2011). Cultura, tecnologia e currículo: relações e tensões em tempo de crise. Comunicação apresentada no VII Colóquio CIE-UMa - A escola em tempo de crise. Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, Funchal.


Brazão, P. (2012). A construção e a análise do software diário etnográfico eletrónico na investigação etnográfica em educação. Comunicação apresentada no 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Educação aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática. Ispa, Lisboa.


Brazão, P. (2012). Na génese do proIdeias: a aprendizagem situada em educação. Comunicação apresentada no VIII Colóquio CIE-UMa – O Futuro da Escola Pública. Universidade da Madeira, Funchal.


Brazão, P. (2012). Pedagogia, tecnologia e cultura democrática: que sentidos fazem na escola pública atual?. Comunicação apresentada no VIII Colóquio CIE-UMa – O Futuro da Escola Pública. Universidade da Madeira, Funchal.

França, A. & Brazão, P. (2013). L’expression dramatique dans la Licence en  Education Préélémentaire et Elémentaire de l’Université de Madère: la dimension personnelle, pédagogique et artistique de l’enseignant dans une pédagogie critique. Comunicação apresentada na 8e édition du congrès Mundial IDEA 2013 - ANRAT, Paris.

Brazão, P. (2013). Ambientes de aprendizagem e trabalho contextualizado com TIC. Comunicação apresentada no Encontro sobre educação. Escola Gonçalves Zarco. Funchal.

Brazão, P. (2013). Mercantilização da Educação e hipercapitalismo. Comunicação apresentada no IX Colóquio CIE-UMa – Estado Mínimo. Escola Mínima Universidade da Madeira, Funchal.

Brazão, P. (2014). A Escola restante e a cultura digital: entre o déjà-vu e os novos ambientes de aprendizagem. Comunicação apresentada no X Colóquio CIE-UMa – A Escola Restante. Universidade da Madeira, Funchal.

Gouveia, F. & Brazão, P. (2015). Hands-on Action Research in Construction of the Teaching Profession: A Scientific Contribution in the Initial Teacher Training of the University of Madeira (UMa). Comunicação apresentada na 12ª International Conference on Hands-on Science, 26 a 29 de julho no Funchal, Madeira.

Brazão, P. (2015). Aprendizagem situada em formação inicial de professores: um estudo. Comunicação apresentada no XI Colóquio CIE-UMa – Didática e Matética. Universidade da Madeira, Funchal.

Brazão, P. (2016) EDIFICAR AS PRÁTICAS: O papel dos ambientes de aprendizagem onde está presente a cultura digital. II jornadas de educação do SIPE, EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, 14 de maio, FUNCHAL.

Brazão, P. (2016). Dewey no ecrã. Comunicação apresentada no XII Colóquio CIE-UMa - (Contra)Tempos de Educação e Democracia: evocando John Dewey. Universidade da Madeira, Funchal.

 

Orientação de trabalhos científicos

 

Orientação de tese de doutoramento

Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha (2012). Alterar cenários, um desafio à Inovação: O Percurso Curricular Alternativo (PCA) de uma turma de 5º ano. Tese de Doutoramento em Inovação Pedagógica registada na Universidade da Madeira. (Orientação - BRAZÃO, P.).

 

Orientações de Teses de Doutoramento em Educação - Inovação Pedagógica (em curso)

Maria do Carmo da Silva Souza. A Prática da Etnomatemática na Educação do Campo numa perspectiva de Inovação Pedagógica na Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, Aliança-PE-Brasil. – Doutoramento em Educação - Inovação Pedagógica. (Orientadores: Maria Sandra Montenegro Silva Leão, Paulo Brazão).

Waldenice Maria de Mendonça Pereira. Interfaces entre TIC e inovação pedagógica:uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche escola do Recife. Doutoramento em Educação - Inovação Pedagógica. (Orientadores: Maria Sandra Montenegro Silva Leão, Paulo Brazão).

 

Orientações de dissertações de mestrado (35)

Carla Patrícia Câmara L. M. Flor Rodrigues (2009). O estilo de liderança do docente especializado na escola (Investigação-ação). Mestrado em Educação – Administração Educacional. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Maria Liliana Freitas Rodrigues Gomes (2010). A influência da liderança na participação dos pais no contexto pré-escolar. Mestrado em Educação – Administração Educacional. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Elisabete Peralta da Costa Barcelos (2011) A participação da comunidade educativa na gestão das escolas do 1º Ciclo. Mestrado em Educação – Administração Educacional. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Nívea Maria Pinheiro Costa (2011). Espaços e tempos na aprendizagem de alunos surdos com o uso das TIC. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: M. Pires & P. Brazão).

Rodolfo Maximiano Ortelá Cró (2011). O ensino da música como atividade extra-escolar. Uma abordagem reflexiva e construtiva sobre as práticas pedagógicas dos professores no âmbito da inovação pedagógica. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Ana Cláudia Freitas Durães (2012). Os Contextos de Aprendizagem Resultantes da Utilização do Moodle, numa Perspetiva Crítica de Inovação Pedagógica. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Cândido, Francisca Francineide (2012). Aprendizagem significativa em uma sala de apoio aos alunos do ensino fundamental: um olhar sobre as práticas pedagógicas. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão)

Francisca Regianny Clay Oliveira (2012). Práticas pedagógicas de língua portuguesa tecem o fio da inovação. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: S. Barreira & P. Brazão).

Maria Aracy Veras Craveiro (2013). A Prática Pedagógica Inovadora da Leitura: despertando um novo perfil de aluno para o exercício da cidadania. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: S. Barreira & P. Brazão).

Ana Bárbara Mendonça Gouveia Pereira (2013). A educação artística e a inovação pedagógica: Um estudo de caso da Orquestra de Bandolins da Madeira. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Ana Teresa de Santana (2012). A Representação Social dos Professores da Prática do Letramento na Educação Infantil do Município de Lagoa do Carro. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: M. Aguiar & P. Brazão).

Edlenes Lins Zózimo (2012). Educação informal e movimentos populares: a importância do ensino da música no resgate da cidadania de crianças assistidas pela ONG Orquestra Cidadã como uma forma de inovação pedagógica. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: E. Freire & P. Brazão).

Maria Marta Ferreira Colaço (2012). TIC e Letramento na Educação Fundamental 2: Inovação pedagógica ?. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: F. Lustosa & P. Brazão).

Abel Sotero de Souza Júnior (2013). O meio virtual criando ambiente inovador capaz de resignificar a aprendizagem dos alunos da Escola Técnica Estadual de Pernambuco, Cícero Dias. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão)

Carmen Maria da Silva Gonçalves Rodrigues (2013). As práticas do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Laura Feiteira (2013). Oficina de artes: um espaço para práticas pedagógicas inovadoras?. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Marco Castro Andrade (2013). Pode um grupo de teatro escolar ser uma comunidade de prática, conducente à inovação pedagógica?. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão)

Priscilla Barbosa de Oliveira Melo (2013). Avaliação, Portfólio e Inovação Pedagógica. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: R. MACEDO & P. Brazão).

Aleksandra Gertrudes Santos Rêgo (2014). Inovação pedagógica na avaliação: um estudo acerca das perspectivas e dificuldades encontradas por docentes inseridos em turmas de Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), em São Luís-MA. Dissertação registada na Universidade da Madeira. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: R. França & P. Brazão).

Albertina Marília Alves Guedes 2014 Inovação na aprendizagem de matemática mediante o uso de jogos cooperativos. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Érica Carvalho da Silva. (2014). Novos contextos de aprendizagem: processos de letramento a partir dos gêneros digitais. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Francisca Francineide Cândido (2013) Aprendizagem significativa em uma sala de apoio aos alunos do ensino fundamental: um olhar sobre as práticas pedagógicas. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Coorientador: P. Brazão).

Francisco Valdey Carneiro (2014). Letramento digital: as implicações do uso do software na aprendizagem das crianças com baixa proficiência em leitura e escrita. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: M. Farias & P. Brazão).

Genelúcia Nunes Campelo (2014) Produção do texto colaborativo e a literatura de cordel no contexto da inovação pedagógica. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Gisele Cristiane Oliveira da Silva (2013). Autobiografia em movie maker: ferramenta para o letramento do deficiente intelectual em uma turma inclusiva. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: R. França, R.& P. Brazão).

Maria de Fátima Cavalcanti Souza (2014) A inclusão digital no Terceiro Setor: perspetivas de práticas pedagógicas inovadoras. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: K. Cunha & P. Brazão).

Núbia Oliveira Silva (2014). A fotografia como prática de produção comunicativa e interpretação da realidade à luz da inovação pedagógica: um estudo de caso na AEC-TEA Associação. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: A. Gomes & P. Brazão).

Ana Maria Andrade Haine Campos (2015). A tecnologia móvel como potencializadora no desenvolvimento do protagonismo infantil: um olhar sobre inovação pedagógica. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: P. Brazão & J. Silva).

Geraldo Vieira (2015) O uso do software Winplot na aprendizagem matemática em sala de aula: uma inovação pedagógica?. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: P. Brazão & J. Pereira). 
Maria do Socorro Silva (2015). A literatura infantil na escola multisseriada e a inovação pedagógica. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Elenise Tenório de Medeiros Machado (2016) Prática Pedagógica e o uso das TIC no Ensino Superior privado: a existência de Inovação Pedagógica ou não. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: P. Brazão & & E.Miessa).

Maria Valdirene Rodrigues Arruda (2016) Dispositivos sociais de comunicação como mediadores do alfabetizar letrando: compreensão e impactos na prática pedagógica. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: P. Brazão & & C. Queiroz).

Selma Suely Farias (2016). Hipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino medio?. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientador: P. Brazão).

Éden Santos de Castro (2017). A Literatura de Cordel como meio de alfabetização em classe multisseriada: um estudo de caso na Escola Manoel Inácio dos Santos, Fazenda Poços, Quixabeira – Bahia. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: P. Brazão & E. Wolff).

Benedito José Pereira. (2017) A Escritura Dramática: Interlocução entre as Práticas Pedagógicas Curriculares e Teatrais na Sala de Aula – uma Inovação Pedagógica? Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica. Dissertação registada na Universidade da Madeira. (Orientadores: Everson Melquíades Araújo Silva, Paulo Brazão).

 

Orientações de Dissertações de mestrado em Educação - Inovação Pedagógica (em curso) (12)

Anna Christina de Araújo Barroso. O teatro e a mediação da aprendizagem de línguas estrangeiras. Mestrado em Educação - Inovação Pedagógica. (Orientador: Paulo Brazão)

Albertina Marília Alves Guedes. Inovação na aprendizagem de matemática mediante o uso de jogos cooperativos. Mestrado em Educação - Inovação Pedagógica. (Orientadores: Alexsandro dos Santos Machado, Paulo Brazão).

Fabio Freire do Vale. A utilização de blogs entre os atores sociais envolvidos na EMEF Maestro Eleazar de Carvalho em Maracanú-CE: Uma experiência de Inovação pedagógica? (Orientador: Paulo Brazão).

Fabio Sousa da Silva, Aprendizagem de cabala e inovação pedagógica. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica, (Orientadores: José Paulo Gomes Brazão, Maria Adalgiza Albuquerque Succi).

Flaviana Vital de Azevedo, Uma abordagem sobre a pedagogia da alternância na perspectiva da educação do campo na escola Família Agrícola de Sobradinho – BA. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica, (Orientadores: Virginia Pereira da Silva de Avila, Paulo Brazão)

Francisca Meire do Nascimento Moreira, Reflorestamento e tecnologias móveis: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica, (Orientadores: José Paulo Gomes Brazão, Dayse Cabral de Moura)

Janete de Freitas Ribeiro- A produção do vídeo e seu contributo para a aprendizagem em educação ambiental: um estudo de caso na educação fundamental. (Coorientador: Paulo Brazão).

Leonardo Moreira dos Santos. A utilização da Etnomatemática na aprendizagem dos alunos de Ensino Médio da Escola Família Agrícola: um estudo de caso de base etnográfica. Mestrado em Educação- Inovação Pedagógica. (Orientadores: Celia Maria Machado de Brito, Paulo Brazão).

Maria do Carmo Silva Souza. A prática da etnotemática para a aprendizagem significativa: uma inovação pedagógica . Mestrado em Educação - Inovação Pedagógica. (Orientadores: Maria Sandra Montenegro, Paulo Brazão).

Maria José Silva . O Programa Paulo Freire: Entre o escrito, o dito e o feito. Em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica. Mestrado em Educação - Inovação Pedagógica. (Orientadores: Maria Sandra Montenegro, Paulo Brazão)

Odelina Dezidério Barbosa, Tecnologia Assistiva e Inovação Pedagógica: Perspectiva de Aprendizagem na Sala de Recursos da Escola Samuel Galvão de Oliveira. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica, (Orientadores: Paulo César Marques de Andrade Santos, Paulo Brazão)

Rebeca Suianny Rodrigues Peixoto Correia, O curso Mobile App como inovação pedagógica: uma aprendizagem autônoma e criativa no desenvolvimento de aplicativos virtuais. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica, (Orientadores: José Paulo Gomes Brazão, Robson Luís de França.)

Wdercleison Ventura de Farias. O jogo de xadrez na aprendizagem de matemática e a inovação pedagógica. Mestrado em Educação - Inovação Pedagógica. (Orientadores: Maria da Conceição dos Reis, Paulo Brazão)

 

 

Orientações de relatórios de mestrado profissionalizante (27)

Lina José Gonçalves Andrade (2012). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Maria Zulay dos Santos Jardim (2012). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Natacha Rubina dos Santos Teles (2012). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Sara Luísa da Silva Moreira (2012). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Sara Raquel Rodrigues Gomes (2012). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Tânia Lisa Dias Camacho (2012). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Maria Antonieta Rodrigues Fernandes (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Maria Elizabeth de Sá Sousa (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Melissa Tatiana Nóbrega Freitas (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Mónica Alexandra Marques Jardim (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Rosária da Conceição Cardoso Viveiros (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Susana Rodrigues Vieira (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Vanda Maria Freitas Antunes (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Ana Patrícia de Freitas. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Catarina José Abreu de Sousa. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Fátima Marlene Rodrigues de Andrade. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Fátima Raquel Castro Serrão. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Ivone Sofia Ribeiro Lira. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Lígia Dinis de Faria Sousa. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Maria João Ilharco Soares Pereira Carvalho. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Marisa José Santos da Silva. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Vanessa Sofia Andrade Costa. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Vania Moreira. (2015) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Cláudia José Gomes Henriques. (2016) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Cristina Isabel Barros Rodrigues. (2016) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Eva Cássia Rodrigues Alves. (2016) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

Flávia Lisete Gonçalves Soares. (2016) Relatório de Estágio no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório registado na Universidade da Madeira.  (Orientador: Paulo Brazão).

 

Orientações de relatórios de mestrado profissionalizante (em curso) (4)

Lília Maria Furtado Gouveia. Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (Orientador: Paulo BRAZÃO).

Manuela Isabel Pita Gonçalves. Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (Orientador: Paulo BRAZÃO).

Mariana Cristina Abreu Gonçalves . Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (Orientador: Paulo BRAZÃO).

Maria Elisa Pereira Morais. Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (Orientador: Paulo BRAZÃO).

 

Arguições de teses de doutoramento (6)


Arruda, Ailton dos Santos (2011). Articulação entre atividades extraclasse e o currículo formal: a visão do aluno numa abordagem etnográfica. Doutoramento em Ciências da Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);

Cavalcanti, Rilva José Pereira Uchôa (2012). Inovação Pedagógica Dialógica: o Círculo de Cultura numa Classe Multisseriada. (Co-Supervision. Doutoramento em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);


Correia, Fernando Luís de Sousa (2011). Internet: sala de estudo virtual. Doutoramento em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);


Duarte, Ana Cristina Sousa Fernandes (2012). Tecnologias na Educação Visual: um contributo para a criação de ambientes promotores da criatividade?. Doutoramento em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);


Santos, Clénia de Jesus Pereira dos (2011). A escola como espaço privilegiado para a construção da identidade negra afro-descendente: um estudo de caso da unidade integrada de ensino fundamental padre António Vieira. Doutoramento em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);


Souza, Beatriz Calazans (2012). A tarefa escolar e suas implicações nas salas de aula de EJA em uma escola pública de Brasília DF: um estudo etnográfico. Doutoramento em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente).

 

Arguições de relatórios e dissertações de mestrado (22)

Amorim, Rosania Sacramento (2012). A aquisição de conhecimento necessário à construção da identidade étnico-racial através da leitura: uma contribuição possível. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);

Andrade, Maria Eurácia B. (2008). Os impactos das práticas alfabetizadoras no processo de letramento: uma abordagem inovadora para o alfabetismo funcional. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira (Arguente);


Araújo, Heloísa Reis de (2010). Uma reflexão sobre a prática educativa sobre o professor formado pelo CDI à luz da Inovação Pedagógica. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);

Cajazeira, Leila Melo (2013). A aprendizagem da língua inglesa a partir do quotidiano do educando. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);


Carvalho, Ermelinda Santos (2009). Utilização do computador em contexto escolar por alunos do 4º ano: representações e atitudes (um estudo efectuado em duas escolas do Ensino Básico da Ilha da Madeira. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);

Farias, Maria Dalva de Abreu (2013). Inovação pedagógica na aprendizagem numa perspetiva etnográfica. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);


Fonseca, Arnaldo José Dinis (2011). Desenvolvimento do Currículo do 4º Ano de Escolaridade: Análise da utilização de Plataforma de E-Learning em contexto escolar. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);

Fernandes, Maria Alzira Costa Silva (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Arguente);


Ferreira, Luís Timóteo Barros (2011). Inovação pedagógica e representações dos professores. Estudo de caso. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);


Forte, Elsa Susana da Silva (2011). O uso do computador na disciplina de Educação Visual: um desafio à inovação pedagógica. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);


Freire, Lígia Margarida Martins (2009). O Ensino da Língua Portuguesa: Um Estudo das Dificuldades Que Impedem a Inovação Pedagógica no Processo de Letramento. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira (Arguente);

Freitas, Helena Paula Silva de Abreu (2008). Educação para a Democracia: um olhar etnográfico sobre uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);

Freitas, Sandra Isabel Agrela de (2010). Artes Visuais e Tecnologias Digitais: Ferramentas ao Serviço do Desenho. Mestrado em Ensino das artes visuais. Universidade da Madeira. (Arguente);

Jarimba, Ana Margarida Martins (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Arguente);


Lobo, António Firmino Teixeira Madeira (2011). Da passagem "à reforma" à condição de "reformado". Representações, expectativas e práticas dos professores da RAM face à problemática da reforma. Um estudo de caso. Mestrado em Educação, área de Educação Sénior. Universidade da Madeira. (Arguente);

Mendes, Filomena Miguela Sousa (2013). Relatório de estágio. Mestrado em Educação, área de Educação Sénior. Universidade da Madeira. (Arguente);


Pina, Maria Alexandra da Costa (2011). Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso. Mestrado em Educação, área de Supervisão Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);


Santana, Thiago Pires (2012). A Inovação Pedagógica no ambiente de modelagem matemática. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);

Schramm, Schrley Janne Mello (2012). Auto-organização, processo pedagógico inovador: um estudo etnográfico da experiência por portfólio nas aulas de arte. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente);

Sousa, Valdemar Freitas (2011). O projeto de orientação vocacional de uma escola da R.A.M., numa perspetiva de Inovação Pedagógica. Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Arguente).

Eliete Sousa Ribeiro de Sá (2016). Os Experimentos Científicos Influenciando a Aprendizagem na Alfabetização. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica, (Paulo Brazão, Arguente).


José Maria Araújo (2016) A Prática Pedagógica com a mediação de Filmes e Documentários na formação: técnica de alunos do Curso Técnico em Edificações do IFPE – Campus Pesqueira – Pernambuco – Brasil. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica, (Paulo Brazão, Arguente).

 

Participação como vogal em júris de provas de doutoramento (6)

Filho, Cândido Santos Virgens (2011). O que a Universidade faz com a cultura popular: o caso da inovação pedagógica na Capoeira. Doutoramento em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Vogal);

Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana (2013). Gestão flexível do currículo rumo à diferenciação pedagógica. Contributos para a promoção de aprendizagens significativas: um estudo numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Doutoramento em Educação, área de Currículo. Universidade da Madeira. (Vogal);

Monteiro, Maria Isabel Nascimento Ledes (2011). Inovação Pedagógica no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB): um estudo de abordagem etnográfica. Doutoramento em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Vogal);

Oliveira, Gilvaneide Ferreira de (2011). O programa Ricardo Ferreira enquanto dispositivo de acção para a inovação pedagógica no âmbito da formação continuada de professores das ciências naturais. Doutoramento em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Vogal);

Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha (2012). Alterar cenários, um desafio à Inovação: O Percurso Curricular Alternativo (PCA) de uma turma de 5º ano. Doutoramento em Educação - área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Vogal);

Ribeiro, Magali Maria de Lima (2011). Ciclos de aprendizagem: caminhos para uma inovação pedagógica da prática educativa na cidade de Recife - Pernambuco?. Doutoramento em Educação, área de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira. (Vogal).

 

Presidências de provas de mestrado (21)

Abreu, Rafaela Santos (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);

Andrade, Andreia Helena Nóbrega (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);

Carvalho, Silvia Margarida Figueiredo Neves de (2011). Ética e espiritualidade: Contributos para a liderança competente e eficácia das organizações escolares? Mestrado em Ciências da Educação, área de Administração Educacional. Universidade da Madeira. (Presidente);

Ferreira, Maria Luísa Rebolo Rodrigues de Abreu (2012). A cultura organizacional na perspetiva dos docentes: Estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeira. Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional. Universidade da Madeira. (Presidente);


Figueira, Maria do Rosário David Fonseca Perestrelo (2010). O líder escolar e a motivação docente: um estudo de caso. Mestrado em Educação, área de Administração Educacional. Universidade da Madeira.(Presidente);


Fragoeiro, Célia Magda Barros Pestana (2011). Formação Contínua dos Docentes – Entre a Lógica da Oferta e a Lógica da Procura. Mestrado em Educação, área Supervisão Pedagógica. Universidade da Madeira. (Presidente);

Freitas, Nícola Baltazar de (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);


Gonçalves, Mónica Helena Sousa (2010). Bullying – a violência nas organizações escolares, quando os professores são vítimas: Um estudo descritivo na Região Autónoma da Madeira. Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional. Universidade da Madeira. (Presidente);

Gonçalves, Joana José Mendonça (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);

Gouveia, Ana Isabel de (2012). A dimensão artística na (des)construção do projeto educativo de estabelecimento: As expressões como instrumento na construção da cidadania. Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional. Universidade da Madeira. (Presidente);


Jesus, Alexandra Maria Pereira de (2011). Contributos de Phillipe Meirieu para uma pedagogia inovadora: da pedagogia magistral à pedagogia diferenciada. Mestrado em Educação, área de Administração Educacional. Universidade da Madeira. (Presidente);


Pestana, Marisol Pestana (2010). As representações sociais dos educadores de infância sobre a supervisão pedagógica. Um estudo de caso no concelho de Câmara de Lobos. Mestrado em Educação, área de  Supervisão Pedagógica. Universidade da Madeira. (Presidente);

Pinto, Cristina Maria Paulos (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);


Rodrigues, Andreia Sá Freitas (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);

Rodrigues, Tânia José Freitas (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);

Silva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes (2011). Diferenciação Pedagógica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, o contributo da formação contínua de professores. Mestrado em Educação, área de Supervisão Pedagógica. Universidade da Madeira. (Presidente);

Silva, Márcia Andreia Pita da (2010). Liderança e género: que relações? Estudo de caso nas escolas públicas do 1º ciclo da RAM. Mestrado em Educação – Administração Educacional. Universidade da Madeira. (Presidente).

Silva, Otília José da Silva (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);

Vieira, Fátima Andreína Gouveia (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);

Vicente, Idalina Rodrigues (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);

Vieira, Liliana Gonçalves (2013). Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade da Madeira. (Presidente);


Tereza Sueli de Sousa. (2016). A dramatização como estratégia do ensino de História. Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica, (Paulo Brazão, Presidente).

 

Júris de recrutamento nos cursos de licenciatura da Universidade da Madeira (3)

Membro do Júri para Concursos Especiais III do Curso de Ciências da Educação (2010);

Membro do Júri para Concursos Especiais III do Curso de Educação Básica (2010);

Membro do Júri para Mudanças e Transferências IV do Curso de Ciências da Educação (2010).

 

Júris de recrutamento nos cursos de mestrado da Universidade da Madeira (6)

Presidente do Júri das Provas Provas de Acesso ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (2011);

Presidente do Júri das Provas Provas de Acesso ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (2012);

Presidente do Júri das Provas Provas de Acesso ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (2013);

Presidente do Júri das Provas Provas de Acesso ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (2014).

Presidente do Júri das Provas Provas de Acesso ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (2015);

Presidente do Júri das Provas Provas de Acesso ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (2016).

 

Participação em comissões científicas (7)

Membro da Comissão Científica do VI Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2010;

Membro da Comissão Científica do VII Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2011;

Membro da Comissão Científica do VIII Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2012;

Membro da Comissão Científica do IX Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2014:

Membro da Comissão Científica do X Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2014:

Membro da Comissão Científica do XI Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015;

Membro da Comissão Científica do XII Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2016.

 

Revisão de artigos científicos (1)

Revisão de um artigo nas atas do III Encontro Nacional de Educação Básica, Universidade da Aveiro 2012.

 

Presidência da Comissão organizadora do VI Colóquio CIE-UMa– Etnografia em Educação (1)

Desempenhou as funções de presidente da comissão organizadora do VI Colóquio CIE-UMa– Etnografia em Educação, que decorreu na Reitoria da Universidade da Madeira, dias 9 e 10 de dezembro de 2010.

 

Ações na comunidade académica (6)

Organização de programas de formação de outros eventos na Universidade da Madeira

Foi membro da Comissão Organizadora da ação de sensibilização  - Como Participar na CRIAMAR - Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens. Parceria do Curso de Licenciatura em Educação Básica, do Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e CRIAMAR, com a divulgação de dois projetos da CRIAMAR: O "1º Acto" e o"Aconchego colorido.”, no dia 15 de Dezembro 2010 pelas 14h30 no Anfiteatro 1 da Universidade da Madeira.

Foi coordenador de uma ação de formação a professores cooperantes do Curso de Licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo, da Universidade da Madeira, em cooperação com o Movimento Pedagógico da Escola Moderna Portuguesa, com o total de 50 horas de formação (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo), de Outubro de 2009 a Junho de 2010.

Promoveu o seminário – Cooperação UMa-MEM na Formação Inicial de Professores. Universidade da Madeira, 14 de Abril de 2011.

Participou na Campanha de divulgação da ação da Universidade da Madeira “UMa Doce Vida Académica”, de iniciativa conjunta da UMa e do DolceVita, nos dias 23 e 24 de maio de 2011:

Proferiu uma apresentação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico;

Orientou uma mostra de trabalhos com posters académicos, realizados pelos alunos deste curso, na Unidade Curricular Metodologia do Ensino Básico II.

 

Construção e manutenção dos sites oficiais dos colóquios do CIE-UMa, (9) nomeadamente:

Página do VI Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2010, publicado em: http://www3.uma.pt/cie-uma/revista/vicoloquiocieuma/

VII Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2011, publicado em:  http://www3.uma.pt/cie-uma/revista/viicoloquiocieuma/

Página do VIII Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2012, publicado em:  http://www3.uma.pt/cie-uma/revista/viiicoloquiocieuma/

Página do IX Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2014, publicado em:  http://www3.uma.pt/cie-uma/revista/ixcoloquiocieuma/

Página do X Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2014, publicado em:  http://www3.uma.pt/cie-uma/revista/xcoloquiocieuma/

Página do XI Colóquio CIE-UMa, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015, publicado em:  http://www3.uma.pt/cie-uma/revista/xicoloquiocieuma/

Página do XII Colóquio CIE-UMa. (Contra) Tempos de Educação e Democracia, evocando John Dewey, que decorreu na Universidade da Madeira, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2016, publicado em:  http://www3.uma.pt/cie-uma/COLOQUIOS/XII_COLOQUIO_CIE-UMa.

Página do II Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Educação, a decorrer no dia 3 de julho de 2017, publicado em: http://www3.uma.pt/cie-uma/atividades/2encontrojovensinvestigadoresce-cie-uma/

Construiu e manteve o site de apoio à Unidade Curricular de Metodologia do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, publicado em: http://www3.uma.pt/pbrazao/exposala.html

 

Prestação de serviços à comunidade externa

Foi formador da formação contínua creditada para professores do 1º CEB do "Curso de Análise Evolutiva do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna" promovidas pelo Núcleo Regional do MEM pelo Movimento da Escola Moderna, realizadas no Sindicato dos Professores da Madeira (SPM). Foram desenvolvidas dez ações com a periodicidade mensal (2011-2012).

Participou mensalmente nos encontros de formação - "Sábados Pedagógicos", promovidos pelo Núcleo Regional do Movimento da Escola Moderna e realizados no Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) (2012).

 

Cursos e congressos frequentados (15)

15 -18 /11/2003 -           Encontro de Parcerias Institucionais nas NEE’S APPACDM – Lisboa.

8 e 9/03/ 2005 -             Congresso APDSI sobre  E-Educação – O que tem o sector da Educação a ganhar com o desenvolvimento da SI –– Auditório da F.C.Gulbenkian. –Lisboa

6 e 7/12/ 2005 -             I Colóquio das Ciências da Educação: A escola sob suspeita. – Tecnopolo -DCE -Universidade da Madeira - Funchal.

16 a 18/02/ 2006 -         XIV Colóquio da AFIRSE:  Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005. Teorias e práticas –– Auditório da F.P.C.E.U.L. – Lisboa. 

12/05/2006 -             1ª Jornada do Movimento da Escola Moderna – Núcleo Regional da Madeira. Salão da Câmara Municipal do Funchal. Funchal.

19 a 22/07/ 2006 -         XXVIII Congresso do Movimento da Escola Moderna - MEM – no  Instituto Superior de Psicologia Aplicada ISPA, em Lisboa.

6 e 7/12/2006 - II Colóquio DCE - UMa e VII Colóquio Internacional SEEE - Sociedade Europeia de Etnografia em Educação. Hotel Pestana Bay. Funchal.

26, 27, 28/04/2007 -      IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação para o Sucesso - políticas e actores. Madeira Tecnopolo. Funchal 

10 e 11/05/2007 -          2ª Jornadas Pedagógicas do SPM e  do Movimento da Escola Moderna – Núcleo Regional da Madeira. Escola 2-3 Ciclo Dr. Horácio Bento de Gouveia. Funchal.


6 e 7/12/2007 - III Colóquio DCE - UMa – Inovação em Tempo de Mudança. Madeira Tecnopolo, Funchal.
24 a 26/07/ 2008 - XXX Congresso do Movimento da Escola Moderna – MEM. Tomar.


15/01/2010 - Seminário sobre - Licenciatura em Educação Básica: Balanços e perspetivas. Universidade de Aveiro. Aveiro.


23 a 24 /04/2010 – Curso de Investigação Qualitativa: análise de conteúdo assistida por computador. Associação Regional de Administração Educacional (ARAE). Funchal.


17/03/2010 – Conferência – Princípios do Open Access e a criação do repositório científico de acesso aberto em Portugal. UMa, RCAAP, FCCN.


21 a 24/07/2010 - XXXII Congresso do Movimento da Escola Moderna – MEM. Évora.
19 a 21/07/2012 - XXXIV Congresso do Movimento da Escola Moderna – MEM. Almada.

 

Trabalho registado

Jogo interativo


Brazão, P. (2006). Portugal MC - IGAC - No. 171/2006. Brincar com Palavras - Jogo interactivo para desenvolvimento da ortografia.

 

 

 

jbrazao@staff.uma.pt

Gabinete 01.81
Tel +351 291 705 204

Contacto da Universidade da Madeira

Reitoria da Universidade da Madeira

Colégio dos Jesuítas - Rua dos Ferreiros
9000-082 Funchal - Portugal

Telef. + 351 291 209 400
Fax + 351 291 209 410

Edifício da Penteada

Caminho da Penteada 9020-105 Funchal

Tel: 291 705000