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Projecto Digitar

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Resumo


Este estudo teve como objectivo descrever e interpretar a cultura emergente na sala de aula do 4º Ano de Escolaridade, no momento em que os alunos a professora e eu como investigador nos envolvemos em tarefas relacionadas com weblogs. Deste modo, o uso desta tecnologia, no contexto pedagógico, desencadeou um conjunto de repercussões no status quo vigente, sendo possível:
- A observação e análise do processo de apropriação dos weblogs pelos alunos;
- A análise dos artefactos resultantes dessa acção, e as implicações na construção social das aprendizagens;
- A descrição dos papéis assumidos pelos actores envolvidos durante essa acção.
Nesta investigação utilizei uma metodologia etnográfica, para explanação e confronto de subjectividades. Descrevi a realidade centrando-me primeiro na professora da sala e depois, dei a voz aos alunos, à medida que me deparei com um novo espaço de liberdade virtual, entretanto criado.
O carácter inovador do projecto residiu no facto deste discutir o momento a partir do qual os alunos, utilizando um espaço e um tempo para manusear as ferramentas tecnológicas, desenvolveram acções que não tinham a ver directamente com o currículo, e que o ampliaram.
O weblog ou blog surgiu da vontade da professora, do interesse manifesto dos alunos, utilizando a tecnologia disponível na sala de aula, do apoio do investigador e da comunidade escolar. Afirmou-se com espaço de comunicação entre a escola e o mundo, criado e mantido pelos alunos, num claro desafio ao currículo, ampliando o espaço de actuação da escola.

Palavras-chave: Aprendizagem, Weblogs, Cultura da Escola, Etnografia.

 

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Abstract


This research intends to describe and to interpret the emergent culture in a 4th grade classroom from the moment when the students, the teacher, and I as researcher, had involved themselves in tasks related with weblogs. In this way, the use of this technology, in a pedagogical context, unchains a set of repercussions in the real status quo, being possible:
- The observation and analysis of the process of appropriation of weblogs by the students;
- The analysis of the resultant artifacts of this action, and the implications in the social construction of the learning process;
- The description of the roles assumed by the involved actors during that action.
This research uses an ethnographic methodology for description and confrontation of subjectivities. I describe the reality focusing first on the teacher and later, on the students making while facing with a new space of virtual freedom created in the meantime.
This innovative aspect of this project resides in the fact that it discusses the moment from which the students, using the time/space to handle the technological tools, develop activities that are not directly related to the curriculum and amplifying it.  
Weblogs or blogs appears from the willingness of the teacher, from the manifested interest of the students when they use the available technology in the classroom, from the support of the researcher and the school community. It affirms as communication space between the school and the world, created and maintained by the students, in an evident challenge to the curriculum and amplifying the school’s space of action. 

Key-words: Learning, Weblogs, School Culture, Ethnography

 

Résumé

Cette recherche se propose décrire et interpréter la culture émergente d’une salle de classe du 4me niveau pendant que les étudiants, l’instituteur, et le chercheur, s'engagent à la construction des Weblogs. L'utilisation de cette technologie, dans un contexte pédagogique rend possible:
- l'observation et l'analyse du processus d’appropriation des Weblogs par les étudiants ;
- l'analyse des pièces que surgissent de cette action, et ses implications dans la construction sociale de l'apprentissage ;
- la description des rôles entrepris par chacun des acteurs engagés dans cette action.
Cette recherche profite d’une méthodologie ethnographique pour la description et la confrontation des subjectivités. La réalité est décrite focalisant d'abord le professeur et, plus tard, à mesure qu’on se confronte avec un nouvel espace de liberté virtuelle que fut crée en attendant.
L’aspect innovateur de ce projet vit de la discussion du moment exact dont les étudiants, en utilisant le temps et l’espace de la sale pour manipuler les outils technologiques, développent des activités pas directement liées au programme d’études, mais que quand même l'amplifient.
L’utilisation des Weblogs ou blogs est la manifestation de la bonne volonté du professeur, de l'intérêt manifesté par les étudiants, quand ils emploient la technologie disponible dans la salle de classe, et aussi de l'appui du chercheur et de la communauté scolaire. Cette technologie surgit comme espace de communication entre l'école et le monde, créé et maintenu par les étudiants, ainsi défient le programme d'études et élargissent l'espace d’action de l'école.
Mots clés : Apprentissage, Weblogs, Culture de l’école, Ethnographie

 

 

https://webbrain.com/u/1ALw

 

Tese de Doutoramento

Brazão, P. (2008). Weblogs, aprendizagem e cultura da escola: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico. Unpublished Dissertação de Doutoramento, Universidade da Madeira.

 

 

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