INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA

Ano Lectivo: 2001/2002  Semestre: 2º Semestre   Licenciatura: Gestão   Economia  


Docentes Objectivos Metodologia Programa


Bibliografia Avaliação Atendimento    Alunos Outros Elementos






























 

 

DOCENTES


Responsável:Prof. Doutor Pedro Telhado Pereira

Assistente: Dr. António Almeida



































 

FINALIDADES E OBJECTIVOS



Finalidades:

As cadeiras de Macroeconomia têm como finalidade substancial fornecer aos alunos os princípios básicos da macroeconomia e apresentar-lhes diversos domínios de aplicação da teoria macro-económica. A Introdução à Macroeconomia é a primeira cadeira da sequência de cadeiras na área de Macroeconomia e tem como finalidade que os alunos compreendam os determinantes fundamentais do rendimento nacional, dos níveis de emprego e dos preços e da balança de pagamentos no curto e no longo prazo, através de uma aprendizagem activa da teoria económica e da modelização. As aplicações apresentadas na Introdução à Macroeconomia são principalmente de natureza descritiva.

Objectivos de Aprendizagem:

1) Compreender e aplicar os conceitos de Macroeconomia, mostrando familiarização com a linguagem macro-económica, calculando os agregados macro-económicos, sabendo as suas evoluções recentes e discutindo assuntos de política económica.

2) Começar a aplicar modelos estruturais simples baseados na teoria económica de modo a resolver problemas macro-económicos.

Assim, como na Introdução à Microeconomia, ao terminar cada capítulo da disciplina, o aluno deve questionar-se de forma introspectiva com as seguintes perguntas:

1) Compreendo a teoria/ modelo?

2)Sei como aplicar o modelo a um contexto específico/ problema concreto?































 

METODOLOGIA


Os programas das aulas teóricas e práticas, as exposições orais, as frequências e os exames finais estão concebidos para desenvolver e testar de forma aprofundada a compreensão dos conceitos e a apreensão da lógica própria da Macroeconomia. A resolução dos exercícios e problemas das aulas práticas ajudará o aluno a adquirir a capacidade de aplicar os princípios e ideias da macroeconomia.

Formato de Leccionação

O número total de aulas teóricas é de 22 e o número de aulas práticas é de 26. O programa das aulas teóricas é complementado pelo programa das aulas práticas. Cada aluno será integrado num grupo para as aulas práticas.

No início de cada aula há um período de esclarecimento de dúvidas dos alunos.

As aulas têm início 10 minutos após a hora marcada no horário e terminam à hora indicada.



























 

 

PROGRAMA

PROGRAMA E LEITURAS FUNDAMENTAIS

   0.INTRODUÇÃO - Conceitos Básicos e Medição da Actividade Económica

Leitura Fundamental: Samuelson, Paul A. and William D. Nordhaus (1999), Cap. 20-21.

   1. ESTUDO DO CRESCIMENTO E DOS CICLOS ECONÓMICOS

Consumo e Investimento

Procura Agregada

Multiplicador

Moeda

Política Monetária

Leitura Fundamental: Samuelson, Paul A. and William D. Nordhaus (1999), Cap. 22-26.

   2.CRESCIMENTO ECONÓMICO E POLÍTICA MACROECONÓMICA

Desenvolvimento Económico

Oferta Agregada

Inflação

Diferentes Escolas Macroeconómicas

Leitura Fundamental: Samuelson, Paul A. and William D. Nordhaus (1999), Cap. 27-33.

   3.COMÉRCIO INTERNACIONAL E ECONOMIA MUNDIAL

Taxas de câmbio

Vantagem Comparativa

Leitura Fundamental: Samuelson, Paul A. and William D. Nordhaus (1999), Cap. 34-36.



































 

 

BIBLIOGRAFIA



Bibliografia Fundamental

Samuelson, Paul A. and William D. Nordhaus (1999), Economia, 16 edição, McGraw-Hill.

Obras de Referência

Outros manuais, que poderão ser alvo de referência são:

Baumol, William J. and Alain S. Blinder (1982), Economics - Principles and Policy, Harcourt Brace Jovanovich.

Sloman, John (1994), Economics, Harverster Wheatsheaf, Prentice Hall.

Sousa, Alfredo (1987), Análise Económica, Universidade Nova de Lisboa.

Leituras e Leituras Prévias

Algumas indicações sobre as prioridades de leitura e referências adicionais serão fornecidas durante as aulas teóricas.

É importante que os alunos alarguem as suas leituras para além do manual recomendado lendo, nomeadamente, os artigos recomendados, particularmente em matérias de aplicação.

Para alcançar uma aprendizagem significativa o aluno deve ter realizado todas as leituras indicadas previamente a cada aula teórica. Estas coincidem basicamente com os capítulos relevantes no manual recomendado, exceptuando certos tópicos aplicados para os quais serão indicados na aula teórica anterior os textos a ler. As aulas teóricas são complementares às leituras e não substitutas destas. As leituras são essenciais para uma boa compreensão das matérias alvo de discussão nas aulas teóricas e práticas. Recomenda-se aos alunos a leitura dos manuais e artigos de macroeconomia sempre acompanhada de folha de papel e lápis para que possam desenhar diagramas e assim verificarem se compreendem a análise e a sabem aplicar a outros casos.





































 

AVALIAÇÃO

A avaliação é individual e sem consulta. Existem duas modalidades de avaliação: -periódica; -por exame.

Avaliação periódica:

No dia 11 de Maio haverá uma frequência de diagnóstico que pode ser de avaliação para os alunos que manifestarem, durante a realização da prova, o seu desejo nesse sentido. Para estes alunos a nota desta prova entra com uma ponderação de 30% na média com a nota da segunda frequência (70%) em data a marcar, dando um valor que arredondado ao inteiro mais próximo ou seguinte (se essa for a opinião da equipe docente) é a nota final.

Avaliação por Exame:

Para todos os outros alunos a nota final é a nota do exame arredondada para o inteiro mais próximo.



































 

 

ATENDIMENTO AOS ALUNOS



Prof. Telhado Pereira

Quarta-feira das 18.00 h à 20.00 h

Dr. António Almeida

Quarta-feira das 16.00 h às 17.00 h

Quinta-feira das 11.00 h às 12.00 h






  

 

                                                                                     

OUTROS ELEMENTOS


OBJECTIVOS DAS AULAS PRÁTICAS:

Porque pensamos que o aluno deve participar activamente nas aulas práticas, a leitura prévia é fundamental. A função das aulas práticas é a de desenvolver extensões e aplicações da análise nas aulas teóricas e, em alguns casos, introduzir material inteiramente novo.

Todos os alunos farão breves apresentações orais, o que constitui parte integrante do programa de aulas práticas e do método de avaliação por frequências.

Atendendo a uma análise custo-benefício aqui vão um conjunto de benefícios que o aluno deve ter em conta quando escolhe ter uma participação activa nas aulas práticas (deixa-se ao aluno pensar os custos decorrentes):

  • Participar activamente e aprofundar a compreensão.
  • Ouvir e discutir uma diversidade de pontos de vista.
  • Desenvolver a capacidade criativa.
  • Adquirir competências transferíveis para a vida não académica - a capacidade de realizar uma exposição eficiente e estruturada, a capacidade de envolver-se no debate estimulando a auto-estima.
  • Ter a oportunidade de participar e interagir com os outros.
  • Construir a sua própria aprendizagem.

O QUE O ALUNO DEVE SABER, COMPREENDER E IMPLEMENTAR NO FIM DA ABORDAGEM DE CADA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O aluno deve compreender os conceitos que aparecem para revisão e resolver questões semelhantes às que aparecem no final dos capítulos.

COMPETÊNCIAS TRANSFERÍVEIS EM MACROECONOMIA:

O processo de aprendizagem em Macroeconomia I desenvolve competências transferíveis substanciais a que o aluno deve dar especial atenção:

1) A Macroeconomia trata da Economia como um todo. A discussão política baseia-se em diferentes concepções e interpretações sobre esse todo.

2) Capacidades de Comunicação Oral. É reconhecido que muitos empregadores colocam grande ênfase neste atributo. O aluno que contribui com uma boa apresentação oral e participa activamente no debate está a aprofundar este atributo.

3) A capacidade de desenvolver relações de sinergia e de cooperação com outras pessoas são também valorizadas pelos empregadores. O enquadramento do aluno num grupo de trabalho visa o desenvolvimento dessas capacidades.

4) Julgamento e Avaliação. A Macroeconomia contribui para o desenvolvimento destas competências ao desenvolver a capacidade de identificar forças e fraquezas da argumentação teórica e de determinar as implicações de evidências relevantes.