Página Inicial

Categoria Profissional / Position

Professora Catedrática da Universidade da Madeira / Full Professor of the University of Madeira

 

Formação académica / Education

Agregação na área de Currículo, disciplina de Desenvolvimento Curricular, em Maio de 2003, por unanimidade

Aggregation un the area of Curriculum studies, subject of Curriculum Development, in May 2003, approved by unanimity;

 

Doutoramento em Educação, na área de Formação de Professores, por equiparação, pela Universidade da Madeira, em Fev. de 1996.

PhD in Education, in the area of Teacher Education by the University of Madeira, in February 1996.

 

Doctorat en Lettres et Sciences Humaines pela Université de Caen, França, em Dez. 1995, com uma Tese sobre La dimension personnelle dans la formation des enseignants de l'enseignement de base du premier cycle à Madère, tendo obtido a classificação de Très honorable avec félicitations.

PhD in Letters and Human Sciences by the University of Caen, in France, in December 1995, with a Thesis on the "Personal dimension in teacher education in Madeira" with grade "Très honorable avec félicitations".

 

Mestrado em Educação, na área de Análise e Organização de Ensino, pela Universidade do Minho, em Dez. 1986, com a classificação de Muito Bom, com dissertação sobre Aproximação a um Estilo de Ensino através de uma análise funcional das interacções verbais.

Master in Education, in the area of Teaching Analysis and Organization, by the University of Minho, in December 1986, with Very Good, with a dissertation on "An approach to a Teaching style through a functional analyisis of verbal interactions"

 

Experiência Profissional / Experience

Directora do CIE-UMa (Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira). Ver http://www4.uma.pt/cie-uma/

Director of the Research Centre in Education of the University of Madeira (CIE-UMa). See http://www4.uma.pt/cie-uma/

 

Presidente do CCCS (Centro de Competência de Ciências Sociais). Ver http://ccs.uma.pt/?IDM=PT&

President of Social Sciences Competence Centre (CCCS). See http://ccs.uma.pt/?IDM=PT&

 

Avaliadora Externa (External Examiner of teacher education programmes in Lithuania) de todos os cursos de formação de professores (Ed. infância e Ens. primário) da República da Lituânia, a convite do Studiu Kokibès Vertinimo Centras - Lithuanian Centre for Quality Assessment in Higher Education (Klaipeda University, Siauliai University, Vilnius Pedagogical University, Klaipeda College e Marjampole College).

 

Team leader of the International Assessment group de todos os cursos de General Education da República da Lituânia, a convite do Studiu Kokibès Vertinimo Centras - Lithuanian Centre for Quality Assessment in Higher Education (Klaipeda University, Siaulai University, Kaunas University of Technology, Lithuanian Agriculture University, Vilnius Gediminas Technical University e Vytautas Magnus University)

 

Referee (Nuevos Espacios Educativos; European Journal of Teacher Education; European added Value in Teacher Education; Revista Questões Curriculares, Revue Européenne de l’Ethnographie de l’Education, Educação, Sociedade & Culturas, Journal of Education Policy)

 

Docente ao nível da pós-graduação na Noruega

Lecturer of a post-graduate programme in Norway, at the University of Tromso.

Docente de curso europeu na Áustria - Training of School Educational Staff.

Lecturer in an European course in Wien, Austria - Training of School Educational Staff.

 

Docente de Seminários de Acesso ao Mestrado e ao Doutoramento no Brasil (protocolo de cooperação entre a Universidade da Madeira - UMa e a DH2 Assessoria Educacional e Treinamento): São Luis do Maranhão, Brasília, Salvador da Bahia, Ibicaraí, Feira de Santana, Fortaleza e Recife.

Lecturer of Seminars of Access to Master and Doctoral programmes in Brasil (agreement protocol of the University of Madeira), in the states of Maranhao, Bahia, Pernambuco, Ceara and the Federal District.

 

Cargos desempenhados / Roles

No passado / In the past:

 

Membro do Administrative Council of ATEE (Association for Teacher Education in Europe)

Member of the Administrative Council of ATEE (Association for Teacher Education in Europe)

 

Avaliadora Externa do curso de Educação da Universidade de Limerick (Mary Immaculate College) da República da Irlanda

External Examiner of a Bachelor of Education of the University of Limerick (Mary Immaculate College) in Ireland

 

Bureau da SEEE (Société Européenne de l'Ethnographie de l'Éducation)

 

Vice-Reitora da Universidade da Madeira (Jul. 1996 - Jun. 1998)

Vice-Rector

 

Coordenadora-geral de Avaliação da UMa (Mar. 1996 - Jun. 1998)

General Coordinator of the Evaluation of the University of Madeira

 

Atividade científica / Scientific activity

Áreas de interesse / Areas of interest

Dimensão pessoal na formação de professores;

Personal dimension in teacher education;

 

Etnografia da educação;

Ethnography of Education;

 

Currículo e identidades

Curriculum and identities

 

Projetos de investigação / Research Projects

 

A dimensão pessoal do professor (Teacher as Person), tendo em vista a criação de uma Teoria da Pessoa (aiming at the creation of a Theory on the Person).

 

Currículo e identidades (Curriculum and Identities), ao abrigo do Socrates Programme: Higher Education (Erasmus)-Bilateral Agreement for the Academic Year 2001-03, estabelecido com a Profª Sylvi Stenersen Hovdenak, da Universidade de Tromso, Noruega. A comparative study of qualitative nature about the identities of students in the end of compulsory education both in Madeira and North-Norway. Estudo comparativo de cariz qualitativo sobre as identidades dos alunos no fim da escolaridade obrigatória nas Regiões da Madeira (9º ano) e do Norte da Noruega (10º ano) e suas implicações na formulação do currículo; o acordo prevê a mobilidade das duas investigadoras para leccionação (a Profª Hovdenak na Universidade da Madeira e a candidata na Universidade de Tromso);

 

Core partner no Projecto CONNECT BE-016 DEUDITE (Disseminating the European dimension in teacher education), como uma das duas coordenadoras nacionais, envolvendo instituições universitárias de todos os países da Comunidade, como por exemplo, apenas para salientar algumas, a Vrije Universiteit Brussel, University of Helsinki, Universität Leipzig, Universität Kiel, University of Limerick, Università di Bari, Col.legi Oficial de Doctors I Llicenciats en Filosofia I Lletres I en Ciencies de Catalunya, Stockholm Institute of Education, Hogeschool van Utrecht, University of Hull, etc;

 

Participação no Comité Scientifique para a validação e disseminação dos resultados do Projecto Europeu The LINK, Interactive guidelines for a new education, envolvendo igualmente professores das Universidades de Lecce, Montreal, Paris X, Rennes II e Saragoça;

Coordenação do Projecto de Currículos Alternativos, na Escola do 2º e 3º ciclos da Torre, de Câmara de Lobos, ao longo de 1998/99 e 2001/02.

Scenario writing: development of an intensive course on the future of education, ao abrigo da acção Socrates. Comenius 2.1., envolvendo 12 professores de 10 instituições europeias (Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suécia), com a duração de 2 anos.

 

 Página Inicial