Página Inicial

Categoria Profissional

Professora Catedrática da Universidade da Madeira

 

Formação académica

Agregação na área de Currículo, disciplina de Desenvolvimento Curricular, em Maio de 2003, por unanimidade.

Doutoramento em Educação, na área de Formação de Professores, por equiparação, pela Universidade da Madeira, em Fev. de 1996.

Doctorat en Lettres et Sciences Humaines pela Université de Caen, França, em Dez. 1995, com uma Tese sobre La dimension personnelle dans la formation des enseignants de l'enseignement de base du premier cycle à Madère, tendo obtido a classificação de Très honorable avec félicitations.

Mestrado em Educação, na área de Análise e Organização de Ensino, pela Universidade do Minho, em Dez. 1986, com a classificação de Muito Bom, com dissertação sobre Aproximação a um Estilo de Ensino através de uma análise funcional das interacções verbais.

 

Experiência Profissional

Presidente do CCCS (Centro de Competência de Ciências Sociais). Ver http://ccs.uma.pt/?IDM=PT&

Directora do CIE-UMa (Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira). Ver http://www.uma.pt/cie-uma/

Avaliadora Externa de todos os cursos de formação de professores (Ed. infância e Ens. primário) da República da Lituânia, a convite do Studiu Kokibès Vertinimo Centras - Lithuanian Centre for Quality Assessment in Higher Education (Klaipeda University, Siauliai University, Vilnius Pedagogical University, Klaipeda College e Marjampole College).

Team leader do International Assessment group de todos os cursos de General Education da República da Lituânia, a convite do Studiu Kokibès Vertinimo Centras - Lithuanian Centre for Quality Assessment in Higher Education (Klaipeda University, Siaulai University, Kaunas University of Technology, Lithuanian Agriculture University, Vilnius Gediminas Technical University e Vytautas Magnus University)

Referee (Nuevos Espacios Educativos; European Journal of Teacher Education; European added Value in Teacher Education; Revista Questões Curriculares, Revue Européenne de l’Ethnographie de l’Education, Educação, Sociedade & Culturas, Journal of Education Policy)

Docente ao nível da pós-graduação na Noruega

Docente de curso europeu na Áustria - Training of School Educational Staff

Docente de Seminários de Acesso ao Mestrado e ao Doutoramento no Brasil (protocolo de cooperação entre a Universidade da Madeira - UMa e a DH2 Assessoria Educacional e Treinamento): São Luis do Maranhão, Brasília, Salvador da Bahia, Ibicaraí, Feira de Santana, Fortaleza e Recife.

 

Cargos desempenhados

No passado:

Membro do Administrative Council of ATEE (Association for Teacher Education in Europe)

Avaliadora Externa do curso de Educação da Universidade de Limerick (Mary Immaculate College) da República da Irlanda

Bureau da SEEE (Société Européenne de l'Ethnographie de l'Éducation)

Vice-Reitora da Universidade da Madeira (Jul. 1996 - Jun. 1998)

Coordenadora-geral de Avaliação da UMa (Mar. 1996 - Jun. 1998)

 

Actividade científica

Áreas de interesse

Dimensão pessoal na formação de professores;

Etnografia da educação;

Currículo e identidades.

Orientação científico-pedagógica

 

          DOUTORAMENTOS:

 

Orientação de Doutoramento: "Inovação pedagógica através de práticas de educação ambiental no Brasil: limites e possibilidades", de Solange Fernandes S. Coutinho (Recife - Brasil);

Co-orientação de Doutoramento: "Inovação pedagógica:  Um estudo emergente sobre as práticas pedagógicas na escola municipal do frevo Maestro Fernando Borges - Recife - Pernambuco - Brasil", de Maria Adalgiza Albuquerque Succi (Recife - Brasil);

Orientação de Doutoramento: “A (re)construção do PCT: uma abordagem às práticas dos professores no âmbito da gestão/flexibilização curricular. Um estudo numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico RAM”, de Maria Isabel Jardim da Silva;

Orientação de Doutoramento: “Gestão Flexível do Currículo e Diferenciação Pedagógica: Um Contributo Para a Promoção do Sucesso Educativo. Um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico numa Escola da RAM”, de Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia;

Orientação de Doutoramento: “Património Musical Regional Madeirense. A preservação da identidade através do Currículo. Um estudo nas escolas do 2º ciclo do ensino básico da RAM”, de Maria Natalina Faria Cristóvão Santos;

Orientação de Doutoramento: “Modelos curriculares na Educação de Infância: O enfoque na Expressão Dramática. Da teoria às Práticas”, de Ana Maria França Freitas Kot-Kotecki;

Co-orientação de Doutoramento: “A colaboração entre estudantes de classe multisseriada: um caminho para pensar a inovação pedagógica?”, de Glória Maria Alves Machado (Recife - Brasil);

Co-orientação de Doutoramento: “Inovação Pedagógica Dialógica: o Círculo de Cultura numa Classe Multisseriada”, de Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti (Recife - Brasil);

Co-orientação de Doutoramento: "O que a Universidade faz com a cultura popular: o caso da inovação pedagógica na Capoeira", de Cândido Santos Virgens Filho (Salvador da Bahia - Brasil);

Co-orientação de Doutoramento: "O currículo de formação profissional de enfermeiros: aspecto inovador na ótica dos atores que participam do processo de implementação", de Mari Saho (Salvador da Bahia - Brasil);

Co-orientação de Doutoramento: "Interesse psico-biológico: imagens etnográficas de projetos educativos sustentados no planejamento cooperativo e nas relações interdisciplinares", de Maria Helena Campos Pereira (Belo Horizonte - Brasil);

Orientação de Doutoramento: "A construção social do currículo a partir das representações sociais dos professores", de Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis; Já defendida;

 

 

MESTRADOS:

 

 

Co-orientação de Mestrado: “Ações (auto) formativas e o professor como sujeito: mas que formação? Um olhar psicanalítico”, de Gilvane Almeida Silva;

Co-orientação de Mestrado: “O uso dos cadernos de ensino e aprendizagem do programa escola ativa como desafio no ensino de ciências em classes multisseriadas”, de Magnólia Pereira dos Santos;

Co-orientação de Mestrado: “Leiturização: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras na formação do leitor na escola de tempo integral Dom Silvério Alburquerque”, de Maria Conceição Cédro Vilas Boas de Oliveira;

Co-orientação de Mestrado: “Espaço não formal de educação Dom Silvero Albuquerque: perspectivas das práticas pedagógicas e desafio da formação cidadã”, de Rosana Fernandes Falcão;

Co-orientação de Mestrado: “Aprendizagem dos estudantes com “altas habilidades” no contexto da inovação pedagógica: estudo de uma prática”, de Jojemima de Mesquita Lucena;

Co-orientação de Mestrado: “A utilização pedagógica das inteligências múltiplas como inovação da prática formativa”, de Marcia Neves Santos Araújo;

Co-orientação de Mestrado: “Abordagem sócio-interacionista nas práticas pedagógicas: um caminho para a inovação”, de Maria Gorete P. de Oliveira;

Co-orientação de Mestrado: “Práticas pedagógico-culturais voluntárias no contexto social de crianças em situação de pobreza de Caruaru-PE”, de Naira Antunes C. de Sá;

Co-orientação de Mestrado: “A prática alfabetizadora bilingue numa escola indígena: um estudo de caso na escola diferenciada de ensino fundamental e médio Maria Venâncio”, de Adriana Antero Leite;

Co-orientação de Mestrado: “A ilustração e a interpretação textual: a arte como estratégia de ensino/aprendizagem na área de linguagens e códigos”, de Cristiane Patrícia Barros Almada;

Co-orientação de Mestrado: “Literatura de cordel no ensino fundamental: práticas pedagógicas e cultura popular”, de Ivan César das Neves;

Orientação de Mestrado: “A Supervisão Pedagógica no Contexto Escolar: Uma Prática em Transformação?”, de Ana Isabel Teixeira Barros; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “O Papel do Director de Escola na Construção de uma Escola Supervisiva e Reflexiva. Um Estudo de Caso”, de Andreia Rubina Pestana Figueira; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “Diferenciação pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da formação contínua de professores”, de Betty Concepcion Gonçalves Gomes da Silva; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “Escola a tempo inteiro e formação de professores – qual o contributo no desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?”, de Maria do Carmo Fernandes Góis Nunes; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “Formação Contínua dos Docentes – Entre a Lógica da Oferta e a Lógica da Procura”, de Célia Magda Barros Pestana Fragoeiro; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “Escola a Tempo Inteiro: (des) encanto curricular. Que Práticas de Colaboração Docente?”, de Elvira Maria Chaves Correia; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “A voz dos alunos como potencial transformador da formação e prática dos professores”, de Francisco Salgueiro de Oliveira; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “O Papel do Supervisor Pedagógico na transição do pré-escolar para o 1º ciclo nas escolas de 1ºciclo com pré-escolar do Concelho de Santa Cruz Madeira”, de Helda Maria Carvalho Basílio; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “A Parceria Pais-Professores: um contributo para a formação de Professores. A visão parental e a visão docente numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico”, de Patrícia Filipa Luís Pimenta; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “Desenvolvimento da Identidade Profissional na Formação Inicial dos Educadores de Infância”, de Ana Rita Ferreira Barbosa;

Orientação de Mestrado: “O desenvolvimento da reflexão em contexto de supervisão da prática pedagógica: estratégias e obstáculos”, de Simone Verónica Serrão dos Santos; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “Organização da Escola para o Sucesso Educativo: Projecto de Intervenção para Promover Práticas de Trabalho em Contexto Escolar e Familiar”, de José Carlos Gomes; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “A influência da liderança no ambiente escolar. Um estudo etnográfico da organização escolar”, de Deolinda de Jesus Marques de Mendonça; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “As dinâmicas desenvolvidas pela liderança escolar na operacionalização da participação das famílias: um estudo de caso”, de Carla Patrícia Martins Gonçalves dos Santos; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “Percursos de Liderança(s) nas Escolas: entre desafios e limitações…”, de Cidalina Gregória Abreu Teles; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “A Dimensão Europeia da Educação nas Regiões Ultraperiféricas”, de Nuno Miguel da Silva Fraga; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “Liderança e Projecto Educativo”, de Rita Catarina Garcia Leonardo; Já defendida;

Orientação de Mestrado: “Arquivo Regional da Madeira: implementação e desenvolvimento de projectos educativos e culturais: um estudo de caso”, de Natércia Fabíola Vieira da Luz Gouveia; Já defendida;

Orientação de Mestrado: "Projecto curricular de turma e Inovação Pedagógica: uma abordagem reflexiva e construtiva sobre as práticas dos professores no âmbito da inovação pedagógica. Um estudo numa escola do 1º ciclo do ensino básico da RAM", de Maria Isabel Jardim da Silva; Já defendida;

Orientação de Mestrado: "A inovação pedagógica na avaliação. Um projecto de Investigação-acção", de Maria José da Corte Martins Martinho; Já defendida;

Orientação de Mestrado: "Aprendizagem do Inglês na educação pré-escolar", de Luísa Isabel Nobre Pereira; Já defendida;

Orientação de Mestrado: "Criatividade em sala de aula: o lugar da criatividade na leccionação dos currículos do terceiro ciclo", de Ana Cristina Duarte; Já defendida;

Orientação de Mestrado: "Inovar? A cooperação como um cenário para o futuro", de Zorayda Maria de Sousa Correia Freitas; Já defendida;

Orientação de Mestrado: "Apoios pedagógicos aos alunos com dificuldades de aprendizagem", de João Brazão Gouveia; Já defendida;

Orientação de Mestrado: "Colaboração e Educação: Colaboração entre docentes do 1º ciclo do Ensino Básico. Influências no Desenvolvimento Profissional e no Desenvolvimento Curricular", de Glória Josefina Leça Gonçalves; Já defendida;

Orientação de Mestrado: "Os contextos de formação para a aprendizagem precoce duma língua estrangeira", de Maria Conceição Figueira de Sousa; Já defendida;

Orientação de Mestrado: "Projecto curricular de escola. Um desafio à organização da escola", de Maria Fernanda Pestana Gouveia; Já defendida;

 

Projectos de investigação

 A dimensão pessoal do professor, tendo em vista a criação de uma Teoria da Pessoa.

Currículo e identidades, ao abrigo do Socrates Programme: Higher Education (Erasmus)-Bilateral Agreement for the Academic Year 2001-03, estabelecido com a Profª Sylvi Stenersen Hovdenak, da Universidade de Tromso, Noruega. Estudo comparativo de cariz qualitativo sobre as identidades dos alunos no fim da escolaridade obrigatória nas Regiões da Madeira (9º ano) e do Norte da Noruega (10º ano) e suas implicações na formulação do currículo; o acordo prevê a mobilidade das duas investigadoras para leccionação (a Profª Hovdenak na Universidade da Madeira e a candidata na Universidade de Tromso);

Core partner no Projecto CONNECT BE-016 DEUDITE (Disseminating the European dimension in teacher education), como uma das duas coordenadoras nacionais, envolvendo instituições universitárias de todos os países da Comunidade, como por exemplo, apenas para salientar algumas, a Vrije Universiteit Brussel, University of Helsinki, Universität Leipzig, Universität Kiel, University of Limerick, Università di Bari, Col.legi Oficial de Doctors I Llicenciats en Filosofia I Lletres I en Ciencies de Catalunya, Stockholm Institute of Education, Hogeschool van Utrecht, University of Hull, etc;

Participação no Comité Scientifique para a validação e disseminação dos resultados do Projecto Europeu The LINK, Interactive guidelines for a new education, envolvendo igualmente professores das Universidades de Lecce, Montreal, Paris X, Rennes II e Saragoça;

Coordenação do Projecto de Currículos Alternativos, na Escola do 2º e 3º ciclos da Torre, de Câmara de Lobos, ao longo de 1998/99 e 2001/02.

Scenario writing: development of an intensive course on the future of education, ao abrigo da acção Socrates. Comenius 2.1., envolvendo 12 professores de 10 instituições europeias (Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suécia), com a duração de 2 anos.